CERES - TCC - Sistemas de Informação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33179
Navegar
Navegando CERES - TCC - Sistemas de Informação por Assunto "Academic Performance"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Uma abordagem construtivista no ensino da programação orientada a objetos: efeitos sobre desempenho e motivação dos estudantes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-15) Oliveira, Allan Gabriel Almeida; Guerra, Fabricio Vale de Azevedo; https://lattes.cnpq.br/6632247564668962; Gorgonio, Flavius da Luz e; Silva, Taciano de MoraisO ensino de programação orientada a objetos (POO) para iniciantes é uma tarefa complexa que representa um desafio substancial tanto para professores quanto para alunos, de modo a causar um impasse na retenção do conteúdo e até mesmo na continuidade dos alunos nos cursos de graduação. Este estudo investiga os efeitos da implementação de um material embasado na abordagem construtivista, na utilização de interfaces gráficas e na promoção do aprendizado autodirigido (self-paced learning) no ensino de POO buscando analisar como esses elementos influenciam a motivação e o desempenho dos alunos. Os resultados revelaram uma significativa satisfação/aceitação dos estudantes, bem como um alto grau de motivação dos alunos para com a adoção da nova metodologia, além disso, pode-se notar também uma melhora de tamanho de efeito moderado no desempenho dos estudantes.