Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26797
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Astronomia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Um olhar da filosofia da ciência no ensino de física: a perspectiva feyerabendiana da astronomia de Galileu(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-09-29) Silva, José Ricardo Pereira Da; Martins, Andre Ferrer Pinto; ; ; Ferreira, Flavia Polati; ; Reis, José Claudio de Oliveira;Este trabalho relaciona a área da História e Filosofia da Ciência às suas implicações para o ensino de ciências, evidenciando a importância e a potencialidade pedagógica dessa área. Partimos da análise da epistemologia do filósofo da ciência Paul Feyerabend para propormos a utilização da abordagem histórico-filosófica como estratégia didática para o ensino de física, especificamente, nos conteúdos de astronomia que envolvem o personagem histórico Galileu Galilei. Para isso, foram identificados três temas de astronomia que tradicionalmente são ensinados pelos professores de física do primeiro ano do Ensino Médio e que, de forma articulada, compõem um quadro dos trabalhos de Galileu e possuem grande relevância histórica para as críticas epistemológicas de Feyerabend. Fazemos, em seguida, uma releitura feyerabendiana da astronomia de Galileu com vistas à sua utilização no ensino de física. E, por fim, propomos uma unidade didática composta por três momentos - um encontro de observação astronômica, uma atividade de construção teórica e uma aula júri simulado - como subsídio para se trabalhar os sistemas de mundo de Galileu Galilei nas aulas de física do Ensino Médio.