Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "Alfabetização cientifica e tecnológica"
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Tese Alfabetização científica e tecnológica: uma matriz paradigmática para avaliação de abordagens na educação cientifica brasileira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Medeiros, Lutemberg Lima de; Dantas, Josivânia Marisa; Nunes, Albino Oliveira; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; http://lattes.cnpq.br/4868160595711539; Bezerra, Bruna Herculano da Silva; Mazze, Fernanda Marur; http://lattes.cnpq.br/9097929538985483; Silva, Márcia Gorette Lima da; Leite, Rosana FranzenEsta tese se inscreve nas reflexões acerca dos objetivos para o Ensino de Ciências (EC) que contemplem a formação da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) em termos epistemológicos e pedagógicos e seus desdobramentos concernentes ao exercício da cidadania, forjada em uma atual conjuntura sociopolítica da humanidade complexa, imersa em tensões climáticas, humanitárias, ambientais e sanitárias cada vez mais amplificadas, abrangendo ainda, de forma preocupante, uma atmosfera negacionista e conspiratória. Nossa hipótese é que a ACT, no contexto brasileiro, possui múltiplas concepções e práticas de ensino condizentes com a polissemia do termo. Face ao exposto, nesta pesquisa, objetivamos analisar como a Pesquisa em Educação em Ciências concebe a ACT e é retroalimentada por estas concepções. Para alcançar a meta supracitada, buscamos: (I) identificar elementos estruturantes de propostas e concepções de ACT na literatura; (II) elaborar uma matriz teórica para caracterizar a ACT, e (III) validar a matriz no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A matriz paradigmática, enquanto ferramenta teórico-metodológica, além de referencial teórico, é também o referencial metodológico (Sánchez Gamboa, 2012) para a análise paradigmática da produção científica. A validação do conteúdo da matriz se deu pela referencialização (Figari, 1996), orquestrando um quadro de referências para sua avaliação. Por sua vez, os níveis paradigmáticos (metodológico, teórico, epistemológico e ontológico) da matriz, que nos permitem instituir três tipos de abordagens da ACT, foram validados pelo levantamento bibliográfico na BDTD. O processo de validação transcorreu à medida que a matriz proposta efetivamente auxiliou na diferenciação, reconhecimento e sistematização das diversas abordagens promotoras de ACT Tipos I, II e III, circunscritas no contexto do Ensino de Ciências. Os resultados sinalizam as potencialidades de aplicação do constructo, ao passo que também foi possível apontar algumas limitações. Notadamente, a matriz proposta permitiu identificar tendências, congruências, bem como disparidades e lacunas, possibilitando uma análise abrangente do campo investigado. Este processo revelou, em particular, os fatores que podem contribuir para o silenciamento da tecnologia no silogismo e para a externalização de um desequilíbrio entre as teorias pedagógicas e epistemológicas. Além disso, permitiu a visualização das repercussões destas discrepâncias, especialmente considerando suas implicações diretas.