Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11936
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção por Assunto "academic use of the InterNet"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Uso da internet em ambiente acadêmico :estudo com docentes em institruição de educação tecnológica no Brasi(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Rocha, Belchior de Oliveira; Ramos, Anatália Saraiva Martins; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782144T2; ; http://lattes.cnpq.br/5342248681541698; Ramos, Rubens Eugênio Barreto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784139P6; Netto, Eduardo Bráulio Wanderley; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798543Y3A última década, caracterizada pelo crescimento vertiginoso da rede mundial de computadores, trouxe mudanças radicais no uso da informação e da comunicação. O uso da Internet no mundo dos negócios tem sido largamente estudado, no entanto são poucas as pesquisas sobre o uso acadêmico dessa tecnologia, principalmente se levarmos em consideração instituições de educação tecnológica. Neste contexto, esta pesquisa fez uma análise do uso da Internet numa instituição de ensino tecnológico no Brasil, analisando, em particular, o Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte CEFET/RN quanto ao padrão de uso das ferramentas dessa Tecnologia da Informação (TI) e, ao mesmo tempo, estudando os fatores determinantes desse uso. Para tanto, foram coletados dados junto ao corpo docente das seis gerências educacionais que compõem a Unidade Sede da Instituição. Para atingir os objetivos propostos, efetuou-se uma pesquisa survey, sendo os dados coletados diretamente através da aplicação do questionário da pesquisa a 150 professores que responderam a um conjunto de questões fechadas e escalares. Os dados quantitativos foram analisados qualitativamente, chegando-se a alguns resultados significativos com relação ao padrão de uso e aos fatores que influenciam no uso dessas tecnologias Internet, tais como: a faixa etária, o nível de exposição ao computador, a área de formação acadêmica, a área de conhecimento na qual atua e a titulação, exercem influência significativa no uso acadêmico da Internet entre os docentes