PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes
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Navegando PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes por Assunto "Artes visuais"
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Dissertação A arte indígena para além dos clichês: por novas abordagens nas aulas de arte(2018-09-19) Nóbrega, Rafaela Farias; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Rupp, Bettina; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Esta dissertação teve como objetivo contribuir para o exercício de práticas pedagógicas relacionadas com a temática da arte indígena comprometidas com fontes científicas. Para isso, foram analisados os livros didáticos disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina de Artes. A partir da análise da qualidade da informação contida nos livros, levando em consideração a realidade da produção artística e das condições de vida dos povos indígenas, foram propostas atividades que explorassem as Artes visuais a partir da estética visual indígena. A prática resultante desse processo não visava ser apenas uma organização da temática indígena nas aulas de artes, mas uma forma de procedimento pautada em informações científicas sobre as realidades dos povos indígenas, de forma a contribuir para uma melhor compreensão de sua arte quando aplicada à sua cultura.Dissertação O ateliê de arte como inspiração para a criação de espaços no ensino de artes visuais na escola(2016-09-05) Damasceno, João Maria dos Santos; Tavares, Rogério Júnior Correia; ; ; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Bezerra, Maura Costa;Esta investigação compreende a importância do espaço de atuação do professor para o processo de ensino e aprendizagem de arte na sala de aula. Traz depoimentos de professores e artistas que ressaltam o ateliê de arte como espaço imprescindível para a produção artística. Toma-se como eixos norteadores desta discussão exemplos de propostas pedagógicas como a Escola da Ponte, Pedagogia de Reggio Emília e as Técnicas Freinet, as quais fundamentam-se em ideias que, epistemologicamente, se contrapõem aos modelos tradicionais, tornando-se inovadoras e merecedoras de atenção para possíveis reflexões sobre a situação educacional brasileira atual, principalmente no tocante ao ensino de Arte em escolas públicas. O trabalho faz referência a alguns artistas atuantes no Rio Grande do Norte que enfatizam a importância do ateliê de arte como lugar de produção de conhecimento. Verifica-se também a opinião de alguns alunos do ensino médio sobre o que os mesmos pensam a respeito do espaço que utilizam na escola para a disciplina de Artes Visuais. Parte-se da hipótese de que o espaço de produção artística torna-se um importante articulador no processo de desenvolvimento para o trabalho de alunos numa escola. Sendo, portanto, um recurso significativo no amparo aos objetivos da disciplina. As discussões problematizadas refletiram sobre os parâmetros e critérios educacionais atuais, os quais indicam o quanto a influência da estrutura física e dos ambientes podem ser determinantes para o ensino-aprendizagem. Também colaboraram para uma proposta de ateliê de arte explicitada no último capítulo.Dissertação (Re) criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-08-20) Lima, Maria Glaudete Dantas de; Thome, Renata Viana de Barros; ; ; Petry, Arlete dos Santos; ; Paiva, Diego Souza de;Este trabalho tem como tema (Re)criando a semana de arte moderna de 1922: proposta pedagógica para o ensino do modernismo brasileiro nas aulas de artes visuais do novo ensino médioeapresenta um material didático desenvolvido em sala de aula através da abordagem de uma proposta pedagógica sobre o referido assunto, ressaltando os acontecimentos na Semana de 1922, a partir da leitura e releitura das obras de artistas de destaque à época do evento. Elegemos como objetivo geral analisar o como se pode ensinar o tema do modernismo nas artes no Brasil, por meio de uma proposta pedagógica focada na Proposta Triangular e na recriação da Semana de Arte Moderna de 1922, com alunos do segundo ano do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem.Outros objetivos mais específicos também foram considerados, tais como: apresentar as experiências pedagógicas desenvolvidas na escola sobre o Modernismo Brasileiro no hoje da história da arte; mostrar os resultados dos trabalhos dos alunos realizados na escola;elaborar diretrizes para o aperfeiçoamentode novos projetos pedagógicos. Para explorar a temática,tomamos por base uma problemática que interroga, sobretudo, como trabalhar com o tema do modernismo brasileiro em sala de aula, aproximando-o dos alunos do Novo Ensino Médio da Escola Estadual Mascarenhas Homem, localizada no Bairro de Lagoa Seca, Natal/RN, sendo sujeitos atuantes, os alunos do Novo Ensino Médio matriculados na disciplina de Artes Visuais. A metodologia se caracteriza comouma experiência em sala de aula, unindo a pesquisa bibliográfica ao método de investigação escolhido identificado como pesquisa-ação com abordagem qualitativa, na perspectiva de Thiollent citado porBaldissera (2001); Pope, Mays (2005); Barbier (2004); Bogdan e Biklen (1982), dentre outros. Para os aportes teóricos,recorremos a autores como Paulo Freire (1996); Antoni Zaballa (1998); Hugo B. Bozzano e outros (2013); Kátia Helena Pereira (2007); Mírian Celeste Moreira e outros (2009); Mirian Celeste Martins e outros (1998); Neide Rezende (2006); Dóris Maria Malfatii (2009); Cibele Regina de Carvalho (2007); Israel Pedrosa (2009); Aracy Amaral (1976); Béa Meira e outros (2017); Ana Mae Barbosa (2011) e Marilda Oliveira de Oliveira (2007), numa abordagem a partir da leitura de mundo ao ensino de arte sob a visão de cadaautor. Ressaltamos, por fim,que os resultados deste artigo e proposta pedagógica poderão contribuir para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a arte de ensinar Artes Visuais no Novo Ensino Médio, considerando a práxis pedagógica em função da construção do conhecimento que deve se concretizar no ambiente da sala de aula em qualquer escola, seja ela pública ou particularDissertação Os saberes das artes visuais na educação infantil: o olhar de uma professora numa Escola Pública Municipal de Natal/RN(2016-12-26) Maranhão, Dominique Cristina Souza de Sena; Andruchak, Marcos Alberto; ; http://lattes.cnpq.br/4553226203655389; ; Vieira, Marcilio de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/7003467659704271; Pontes, Gilvania Mauricio Dias de; ; http://lattes.cnpq.br/2536072255193237; Silva, Andrea Jane da; ; http://lattes.cnpq.br/3449646815267434A presente dissertação refere-se à pesquisa de mestrado profissional no ensino de Artes/UFRN, tratando dos saberes dos professores no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil numa instituição pública do município de Natal. Assim sendo, definimos como objetivo desta pesquisa analisar como ocorre o ensino de Artes Visuais numa instituição pública de Educação Infantil pela entrevista da professora, bem como refletir, a partir da observação da sala de aula, como tal ensino é agenciado. O trabalho se inscreve na Abordagem Qualitativa da Pesquisa Educacional, a metodologia aplicada é um estudo de caso e tem como procedimentos de construção dos dados a entrevista semiestruturada e a observação participativa. O campo empírico foi constituído numa escola da região metropolitana de Natal/RN e o sujeito da pesquisa é uma professora que atua como titular na turma do nível 2, com crianças entre 3 a 4 anos de idade, e possui 8 anos de prática docente. Da análise dos dados, fundamentada pela metodologia estudo de caso, emergiram três temas: Educação Infantil, Artes Visuais e saberes docentes. Caracterizamos o ensino de Artes Visuais na Educação Infantil tendo com fundamento as concepções explicitadas na narrativa e na prática da professora investigada; identificar as concepções sobre Artes Visuais na Educação Infantil da professora; e analisar os saberes docentes da professora acerca do ensino das Artes Visuais. A carência dos saberes dos professores da Educação Infantil da instituição da rede pública do município de Natal acerca da linguagem das Artes Visuais demonstra que é importante o acesso, o estudo, a pesquisa, a formação em Arte para que tenham conhecimento da relevância dela como área de conhecimento. A necessidade de formação continuada e profissional dos professores em Artes Visuais, como cursos de pós-graduação e extensão, com enfoque na docência em Artes, é um grande estímulo e avanço para os professores e para a melhoria das aulas de Arte como formação cultural. Sendo assim, o professor pode ter a teoria, o conhecimento e adequar à sua prática pedagógica. É preciso ter um olhar atento para esse trabalho com Artes Visuais na Educação Infantil nas escolas, repensar a importância dessa linguagem, a formação do professor, uma prática significativa, valorizando a criatividade, o desenvolvimento infantil e o potencial das crianças. A pesquisa realizada, junto aos autores e à professora, ratifica a nossa compreensão de que a necessidade de formação dos professores pedagogos pode estar relacionada a lacunas da formação inicial e continuada.Dissertação A valorização do patrimônio estético de raiz africana na sala de aula: contribuições do acervo do Museu Afro Brasil(2018-10-29) Leite, Gabrielle Maria de Souza; Guaraldo, Lais; ; ; Bezerra, Adeilza Gomes da Silva; ; Andruchak, Marcos Alberto; ; Thome, Renata Viana de Barros;Este presente trabalho tem como objetivo contribuir para a efetiva implementação da lei 10.639/03 no ensino das Artes Visuais através do estudo do patrimônio africano no Brasil. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, que tem como objetivo conhecer e analisar o patrimônio físico e digital do Museu Afro Brasil e as ações pedagógicas desenvolvidas pela instituição com o intuito de investigar as contribuições oferecidas por essa instituição para a formulação de proposições pedagógicas em Artes Visuais que possam contribuir para as relações étnico-raciais na escola que possam colaborar para as relações étnicas-raciais na pratica educativa. Tendo como objetivo a ampliação do conhecimento a respeito do patrimônio estético de matriz africana, foram realizadas uma série de visitas ao Museu Afro Brasil no mês de março e abril de 2018, com a intenção de conhecer o acervo e as ações educativas e de formação ali realizadas. Nos resultados analisados constatamos que o museu oferece uma didática acessível, com material de apoio para professores por meio do acervo digital e também através da participação nas ações pedagógicas, constamos também novas abordagens para a contextualização das temáticas “Ancestralidade”, “Identidade” e o “Feminino”. A análise dos aspectos expositivos do acervo permanente focou na contribuição que o acervo pode fornecer para a o aprimoramento da abordagem do tema na escola. Os principais referenciais teóricos utilizados na análise das temáticas abordadas foram Munanga (1999), Barbosa (2008), Sousa (2009), Fonseca (2017), Hernandéz (2000).