PPGED - Doutorado em Educação
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Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Assunto "Ação-reflexão-ação"
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Tese A participação dos sujeitos e a reflexão coletiva das práticas na formação docente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-25) Costa, Gilberto Ferreira; Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; http://lattes.cnpq.br/1511498517447469; Silva, Antonio Fernando Gouvêa da; ; http://lattes.cnpq.br/9621931288117213; Soares, Marta Genú; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5; Araújo, José Sávio Oliveira de; ; http://lattes.cnpq.br/5026604704788382Esse trabalho propõe, a partir de uma análise sobre três experiências de formação docente, perceber a prática do professor como uma realidade concreta, e, nessa perspectiva, entendê-la dinâmica, geradora de conteúdo e possível de ser transformada. Um trabalho realizado por um grupo de pesquisadores em São Paulo do Potengi/RN com professores da rede na década de 70, a implementação do projeto de Reorientação Curricular pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo SP a partir de 1989 e o curso Pedagogia da Terra na UFRN implantado em 2002, são considerados, nesse trabalho, referências em formação docente que demonstram, tanto no referencial teórico quanto nas ações desenvolvidas, a relevância de se pensar a prática docente como ponto de partida quando se busca transformar a escola. A partir da reflexão sobre relatos e estudos das referidas experiências de formação foi possível perceber a presença de dois elementos significativos no processo: a participação dos sujeitos envolvidos e a reflexão de suas práticas. Em seguida, investigamos a prática de dois alunos do curso Pedagogia da Terra, durante suas aulas de Estágio, buscando identificar a presença dos referidos elementos e os avanços ao longo do processo. Evidenciamos que tanto a participação coletiva dos sujeitos como a reflexão das práticas são fundamentais para a compreensão de uma docência que seja dinâmica e transformadora dos sujeitos, marcada por um pensar e um fazer crítico e reflexivo de si mesma, contribuindo ainda na conquista da autonomia da escola, na melhoria da qualidade do ensino e no fortalecimento do professor e do aluno como sujeitos ativos na reconstrução de seus saberes