PPGED - Doutorado em Educação
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Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Assunto "Ação na cscola"
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Tese A Formação docente no fazer e refazer da prática pedagógica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-11) Rêgo, Maria Carmem Freire Diógenes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9; ; http://lattes.cnpq.br/9793207619191846; Delizoicov Neto, Demétrio; ; http://lattes.cnpq.br/9060725690210755; Pinheiro, Antônio Carlos Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787160T1; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4Este trabalho analisou ações formativas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos de Prática Educativas em Movimento (GEPEM) - UFRN, cujo foco central de atuação, tanto na intervenção, quanto na pesquisa, é a transformação do fazer pedagógico, consciente de que a intervenção na Escola com o objetivo explícito de mudar a ação pressupõe um processo de formação dos educadores. A metodologia utilizada é uma reflexão sobre a prática, visando estar construindo um conhecimento que possa ser generalizado para outras realidades. Na análise das produções anteriores do Grupo, buscou-se o que estava parametrizando as decisões tomadas, ou seja, quais as regularidades desse processo, permitindo a identificação dos princípios, uma vez que eles apareceram recorrentemente nos diferentes documentos analisados. Foram identificados como princípios para as ações formativas do GEPEM: o sujeito enquanto ser histórico-social faz parte de uma determinada comunidade; o conhecimento é construído nas relações sociais e a realidade local é geradora de conteúdo; a dialogicidade, construção coletiva e o processo de conscientização. Também, foram explicitados quatro organizadores devidamente caracterizados, e evidenciados parâmetros e critérios de atuação que possibilitam a sua articulação com a prática. Ao final, os princípios e organizadores são utilizados para analisar duas propostas de formação inicial (Ensino Médio e Superior) de educadores de assentamentos rurais