PPGED - Doutorado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12002
Navegar
Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Assunto "Ação multiplicadora da prática infantil."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese A formação / ação multiplicadora da prática infantil: um estudo das práticas formativas do PIDEPE RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-09) Dantas, Soraneide Soares; Santiago, Neide Varela; http://lattes.cnpq.br/7643177945034259; Souza, Gilton Sampaio de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5; Moura, Maria Denilda; http://lattes.cnpq.br/3975615310454533; Rodrigues, Maria das Graças Soares; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Pereira, Francisco de AssisEste trabalho analisou a formação de professoras em serviço desenvolvidas pelo Programa Integrado para o Desenvolvimento da Educação Infantil no Rio Grande do Norte PIDEPE/ RN UFRN, cujo foco central de atuação é a ação multiplicadora da prática infantil no interior potiguar. A metodologia utilizada é uma reflexão sobre as estratégias formativas da prática de ensino infantil, tendo em vista construir um conhecimento que possa ser generalizado para outras experiências formativas de professoras. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica, na perspectiva da investigação qualitativa. Os aspectos investigados no instrumento foram referentes à estrutura e organização do estágio e ao processo da ação multiplicadora da prática infantil. Concluímos que o processo de estágio precisa ser cuidadosamente revisto. Torna-se necessário repensar a definição dos objetivos, critérios e instrumentos de avaliação continuada que se deseja manter e/ou implantar no estágio. Atentar não só para a função formativa da docência, mas também aos indicadores da profissionalização da docência.