PPGED - Doutorado em Educação
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/12002
Navegar
Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Assunto "(In)Tolerância"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese A imagem na percepção docente sobre a (in)tolerância e a violência na escola(2017-03-24) Bonneau, Ana Paula Buzetto; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/1853494257403195; Andrade, Fernando Cézar Bezerra de; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Amarilha, Marly; Lucena, Ricardo de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629Esta tese examina a percepção da violência entre os professores, concentrando a análise na sensibilidade docente e sua relação com as técnicas e conteúdos audiovisuais. A questão da violência é tratada na perspectiva da (in)tolerância, sistematizada partindo de sua matriz histórica. O entendimento na noção de violência é compreendida em três frentes de análises: a primeira, pela percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente; a segunda, um exame conceitual das noções de tolerância e violência, tanto na sua relação com a política, quanto a sua concepção simbólica A terceira, uma análise da percepção dos sujeitos envolvidos em situações de conflito, seja ativamente ou passivamente, deu-se através de uma investigação da sensibilidade, da reflexão sobre a educação audiovisual e a aplicação de um questionário entre os professores. O questionário possibilitou estabelecer uma medida do grau de percepção dos docentes em relação à violência na instituição escolar, bem como perceber o quanto a força formadora da sensibilidade por meio dos recursos audiovisuais ainda é subjugada entre os muros da escola.