PPGED - Doutorado em Educação
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Navegando PPGED - Doutorado em Educação por Assunto "(Auto) formation"
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Tese Como se chega ou como nos tornamos docentes no Ensino Superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-08) Marques, Zoraya Maria de Oliveira; Ramalho, Betânia Leite; Souza, Elizeu Clementino de; ; http://lattes.cnpq.br/3968241717391173; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781176H3; ; http://lattes.cnpq.br/6858276366093449; Dias, Ana Maria Iório; ; http://lattes.cnpq.br/7968107654959280; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798436D6; Pessoa, Luiz Gonzaga Pontes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766898P6A Tese tecida na abordagem (auto) biográfica estuda a existência do ensino vivencial, no âmbito do Ensino Superior, pautado na vivência e no campo (auto) formativo como um suporte teórico-metodológico presente nas salas de aulas, sendo três as suas questões norteadoras: Qual o percurso de (auto) formação trilhado por docentes do Ensino Superior, o que é, para estes sujeitos, o ensino no Ensino Superior e o que entendem por ensino vivencial segundo as suas narrativas. A epistemologia deste trabalho, ancorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Base de Pesquisa: Profissionalização e Formação Docente emerge, notadamente, dos estudos e pesquisas realizados por Ramalho e Nuñez (2005, 2006), Morosini (2001), Pimenta e Anastasiou (2002), Nóvoa (2000), Josso (2004), Dominicé (1988), Catani (2002), e Souza (2004), entre outros, e das práticas de ensino exercidas pela pesquisadora e sujeitos envolvidos na investigação-formação, o que é confirmado a partir das três ferramentas metodológicas que deram suporte ao caminho percorrido: Oito narrativas tópicas, uma observação-participante e sete laboratórios ou encontros paralelos de formação (EPF s) experienciados com professores licenciados que atuam nas diferentes instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, localizadas na cidade de Natal/RN. A Tese situa deste modo, o ensino vivencial na pauta de alternativas metodológicas viáveis e concretas dentre a problemática da (auto) formação enfrentada pelos professores no Ensino Superior