MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25956
Navegar
Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Assunto "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FÍSICA"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Uma oferta de aplicação de eletrodinâmica com robótica educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-20) Silva, Cleilton Carlos Lima da; Santana Júnior, Orivaldo Vieira de; Alves, Milton Thiago Schivani; https://orcid.org/0000-0003-2143-1750; http://lattes.cnpq.br/5496202392846305; http://lattes.cnpq.br/5050555219716698; http://lattes.cnpq.br/9163495259946079; Jácome, Samyr Silva Bezerra; Silva Filho, Paulo Cavalcante daO estudo da Física para alguns pode ser algo complicado de entender, difícil e desafiador demais ao ponto de o fazer desistir, ou até mesmo encarado como uma disciplina sem muita importância. Infelizmente, o ensino de Física em sala de aula vem se restringindo em colocar para os alunos conteúdo sem que haja uma interligação com a realidade, usando a linguagem matemática de forma mecânica, sem explicar e motivar a função desta para resolver o problema apresentado. Enxergando essas dificuldades e sabendo da real importância em resolvê-las, cabe a cada professor buscar uma maneira prática e pedagogicamente aplicável em solucioná-las no intuito de otimizar e aguçar nos seus alunos o interesse pelo estudo da Física. O presente trabalho oferece uma alternativa diferente com a finalidade de mudar esse cenário. Aqui é apresentado um modelo de ensino aplicado ao conteúdo de eletrodinâmica para o ensino médio baseando-se nos três momentos pedagógicos conforme Delizoicov e Angotti (1990): Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e a Aplicação do Conhecimento. Estruturalmente, estes momentos pedagógicos são aplicados através da robótica educacional fazendo uso dos robôs do projeto URA (Um Robô por Aluno) da UFRN. A aplicação deste trabalho ofereceu um cenário diferente e proporcionou experiências incríveis para os alunos.