MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional
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Navegando MNPEF - Mestrado Profissional em Ensino de Física em Rede Nacional por Assunto "CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA: ENSINO DE FÍSICA"
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Dissertação Dominó didático de física: uma estratégia para o estudo de conceitos de física no ensino médio(2018-07-12) Paiva, Allan Kardec de; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; ; Jácome, Samyr Silva Bezerra; ; Barbosa, Geovani Ferreira;O presente trabalho trata do uso de jogos no Ensino de Física, cujo produto é o Dominó Didático de Física. Nossa expectativa era desenvolver um produto educacional que favorecesse o aprendizado dos conceitos das grandezas e princípios no Ensino de Física. O Ensino Médio, atualmente, passa por reformas que são preconizadas pelo Sistema educacional brasileiro. A escola de tempo integral, o incentivo as diferentes metodologias, a alteração do currículo escolar é hoje um fato que alunos e professores precisam lidar. As metodologias ativas e participativas precisam ser de domínio das equipes pedagógicas e fazer parte do planejamento do professor, para que as aulas sejam mais dinâmicas e haja maior envolvimento dos alunos. O Jogo Dominó Didático de Física, pode ser estendido a todos os conteúdos e temas do Ensino Médio, mas por conveniência da escola e do momento da sequência dos conteúdos ministrados, foi contemplado o tema Hidrostática. O jogo desenvolveu sete conceitos: Densidade, Pressão, Empuxo, Tensão Superficial, Lei de Stevin, Princípio de Pascal e Princípio de Arquimedes. Realizamos um questionário inicial com os alunos, que nos indicou alguns conhecimentos prévios sobre a temática e a percepção dos alunos sobre o ensino de Física, mostrando que apesar de deter noção de alguns conceitos, a maioria dos alunos consideram os conteúdos de Física importantes, mas muito complexos e de difícil aprendizagem. Após a concepção, modelagem e aplicação do jogo com os alunos, constatamos que os objetivos foram atingidos, superando as nossas expectativas quanto à capacidade de mobilizar saberes anteriores, desenvolver o trabalho colaborativo e em equipe, além de fomentar a pesquisa espontânea dos alunos, sobre o tema. Em nossa conclusão, afirmamos que o Jogo Dominó Didático de Física é, portanto, um material de apoio ao planejamento docente, que tem um caráter lúdico e de fácil manuseio, com regras simples, mas que leva o aluno à memorização de conceitos, ressignificação do entendimento a partir da verbalização dos próprios conceitos e respostas das questões reais que relacionam teoria e prática, favorecendo uma aprendizagem significativa, apropriada inclusive para alfabetização científica. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Dissertação Ensino de termodinâmica através da construção de instrumentos de medição de variáveis meteorológicas e da confecção de mini estação meteorológica portátil com Arduino(2018-06-29) Vidal, Rafaella Sayonara Marques Ferreira; Medeiros, Deusdedit Monteiro; ; ; Lisboa, Ronai Machado; ; Medeiros, Subenia Karine de;Não é fácil ensinar os princípios da Termodinâmica para os alunos do Ensino Médio, dada a dificuldade de relacionar o quotidiano do aprendiz com o conhecimento acadêmico de forma significativa. Portanto, essa dissertação tem como objetivo propor um manual didático para a confecção de uma miniestação meteorológica portátil, para diminuir as dificuldades no ensino da Termodinâmica. Na construção desse experimento, será possível o estudo das variáveis de estado termodinâmicas utilizando o Arduino como plataforma de monitoramento. Inicialmente será apresentada uma breve explanação do ensino da Termodinâmica, assim como as técnicas utilizadas nesse trabalho que serviram para corroborar a proposta do produto. Será abordada depois a construção de instrumentos que serviram para tornar significativa a aprendizagem por meio da experimentação e da tecnologia. Na sequência, será apresentada a aplicação do produto no Centro Educacional Agnus Dei. Por fim, serão expostas as conclusões da presente dissertação, acrescentando as perspectivas do trabalho, com a possível submissão de um artigo em revista especializada.Dissertação Física e História: experimento de Torricelli(2018-09-10) Alves, Jardes Martins; Ferreira, Juliana Mesquita Hidalgo; ; ; Silva, Carolina Gual da; ; Barreto, Ciclamio Leite;Tem-se presenciado nas ultimas décadas a consolidação da defesa da inserção didática da História e da Filosofia da Ciência. Seguindo essa tendência, livros didáticos vêm incluindo em seu escopo alguns elementos históricos relacionados aos conteúdos científicos. Apesar da intenção de atender às demandas da legislação educacional em termos de contextualização histórica, a falta de critérios e de atenção à historiografia da ciência acaba por dar espaço a uma inserção inadequada de elementos histórico-filosóficos. Esses equívocos se traduzem, por exemplo, na formação de visões simplistas sobre a ciência. Nesse sentido, a análise do conteúdo relativo ao experimento de Torricelli em livros didáticos, revelou diversas falhas e distorções. Partindo das inadequações observadas, e, por outro lado, tendo como fundamentos textos historiográficos confiáveis, foram elaboradas três narrativas histórico-filosóficas para utilização na Educação Básica. Essas narrativas, que têm como foco o desenvolvimento histórico do conceito de pressão atmosférica e, em especial, o experimento de Torricelli, fazem parte de uma sequência didática elaborada no sentido de colaborar com o ensino dos referidos temas científicos. O produto educacional foi aplicado em turmas do ensino médio regular em escola pública de Natal, demonstrando-se satisfatório face aos objetivos de ensino almejados.Dissertação Pirâmide "holográfica": uma introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental(2018-08-22) Araújo, Emanuel Pereira de; Alves, Milton Thiago Schivani; ; ; Barreto, Ciclamio Leite; ; Câmara Neto, Calistrato Soares da;Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de super-heróis. Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais, shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia, conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides “holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e interpretação de dados.