PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais
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Navegando PPGCS - Doutorado em Ciências Sociais por Assunto "Acidentes"
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Tese Acidente de moto em Picos: uma análise de causalidades sociais inerentes aos acidentes de trânsito envolvendo motocicletas(2017-08-25) Melo, Heleonardo Dantas de; Lopes Júnior, Edmilson; ; ; Costa, Homero de Oliveira; ; Paiva, Irene Alves de; ; Oliveira, Hilderline Câmara de; ; Silva, Kilder Barbosa da;No trabalho que à frente se desenha, procuramos analisar os acidentes de transportes, com o foco nos que aconteceram envolvendo motocicletas, na cidade de Picos-PI, principalmente no período temporal referente aos anos de 2013, 2014 e 2015. Tentamos delinear possíveis relações entre as matrizes culturais dos indivíduos como estruturara geradora de sentido [no entendimento weberiano de sentido] – para o comportamento dos atores sociais no trânsito. A busca da pesquisa foi de entender se esses comportamentos orientados por sentidos seriam capazes de gerar comportamentos que amplificasse as possibilidades de um acidente ocorrer. A estrutura metodológica utilizada contou como ponto de partida para a estruturação empírica, da construção e aplicação de uma pesquisa de vitimização sobre acidentes de trânsito em Picos. Objetivávamos assim, entender o grau do problema “acidentes de trânsito” com foco nos que ocorreram com motocicletas. Para a busca de interpretação sociológica do problema focalizado, percorremos a trilha do aparato teórico do sociólogo Bernar Lahire, esse autor nos forneceu a estrutura básica para a construção dos retratos sociológicos de algumas das vítimas fatais do fenômeno em causa, servindo também de base para o “retrato” sociológico da maneira que ocorreu o acidente. Utilizamos também a estrutura analítica weberiana dos tipos ideais para seguirmos as relações sociais existentes no trânsito e desenhá-lo como ambiente de comportamento, seguindo para esse “focalizar” interpretativo os apontamentos de Goffman. Soma-se criticamente a essa estrutura analítica a teoria de habitus de Bourdieu desenhando, deste modo, nossa ferramenta metodológica.