Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/25955
Navegar
Navegando Programa de Pós-graduação em Ensino de Física - Rede Nacional por Assunto "Astrofísica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Física Moderna e Astrofísica: uma proposta metodológica para o Ensino Médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-03-04) Macêdo, Louisa Adelino de; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/5785852304471760; Costa, Jefferson Soares da; Costa, Francisco Ernandes MatosReconhecendo a importância da educação científica e a dificuldade enfrentada pela escola de inseri-la na sociedade, devido ao seu aprimoramento, elaboramos uma sequência didática para uma disciplina eletiva, dentro do eixo de investigação científica. Ela integra tópicos de Física Moderna e Contemporânea e Astrofísica, com o intuito de fornecer subsídio teórico e metodológico de uma proposta útil para cumprir com as metas do ensino de Física no contexto da Educação Básica, com foco em alunos do ensino médio. Para isso, utilizamos a Metodologia de Contextualização da Aprendizagem, baseada na problematização e resolução de problemas por meio do contexto vivencial do aluno. A fim de viabilizar a utilização por outros docentes, apresentamos um apanhado referencial, conceitual e metodológico, além dos detalhes da elaboração. Quanto a aplicação em sala de aula, não ocorreu devido à pandemia da COVID-19, sendo realizada por pares em forma de minicurso remoto para professores de física da Educação Básica. Eles apontaram ser uma proposta relevante ao ensino médio, principalmente pela contextualização de conteúdos complexos numa discussão das propriedades físicas das estrelas, tema que desperta a curiosidade dos alunos, dado o fascínio pelo universo.