FACISA - TCC - Nutrição
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TCC Relato de experiência sobre adaptações realizadas em um laboratório de análise de alimentos para pessoas com deficiência física(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Felinto, Rayssa da Silva; Araújo, Daline Fernandes de Souza; Luz, Ana Beatriz Santana; https://orcid.org/0000-0002-5565-7101; http://lattes.cnpq.br/4235075328735028; https://orcid.org/0000-0003-3605-7247; http://lattes.cnpq.br/4876007142880494; https://orcid.org/0000-0003-0191-5539; http://lattes.cnpq.br/1817078805230532; Oliveira, Vanessa Teixeira de Lima; http://lattes.cnpq.br/4538665716088894; Brito, Adriana da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4291-8456; http://lattes.cnpq.br/0887305061762326O objetivo deste trabalho, foi descrever uma experiência sobre ás adaptações realizadas para deficientes físicos com o intuito de melhoria do ensino-aprendizagem em aulas práticas, realizadas em um laboratório de uma universidade pública. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, do tipo relato de experiência, em que é apresentada a experiência vivenciada por uma estudante cadeirante do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Laboratório de Análise de Alimentos da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi. Diante das várias adaptações realizadas para inclusão de pessoas com deficiência física, por ser a primeira pessoa com deficiência física ingressante nesse campus, houve a necessidade de se realizar adaptações como rebaixamento de bancada e da haste de acionamento do chuveiro de emergências, mesa portátil, lava olhos portátil, alarme de emergência, dentre outras, a fim de incluí-la nas aulas práticas para possibilitar maior autonomia. Como resultado deste trabalho, um relato de experiência sobre a realização de adaptações dentro do laboratório de Análise e Bioquímica dos Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. As melhorias puderam proporcionar ao estudante com deficiência física maior autonomia para realizar diversas tarefas dentro do laboratório, assim como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem. Diante do exposto, conclui-se que as adaptações realizadas no laboratório se apresentam voltadas para atender às limitações de estudantes com deficiência física dentro do referido laboratório.