CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/43709
Navegar
Navegando CCS - Especialização em Psicomotricidade Clínica e Escolar por Assunto "CNPQ::CIÊNCIAS DA SAÚDE:: EDUCAÇÃO FÍSICA"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
postGraduateThesis.type.badge O jogo simbólico como mediador do desenvolvimento psicomotor da criança da educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-08-03) Nascimento, Patrícia Freitas; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Varella, Maria da Conceição; Campos, Tânia FernandesO presente estudo vem sendo desenvolvido a partir da inquietação surgida das experiências vividas com crianças entre 04 e 05 anos de idade, no contexto escolar da educação infantil. Tais experiências possibilitaram a escolha do tema, este pautado nas práticas docente com crianças, compreendendo o Período da Infância, como também, em momentos vivenciados no decorrer do curso de Especialização em Psicomotricidade clínica e escolar. Analisar como o jogo simbólico pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor da criança que se encontra no nível IV da Educação Infantil. Trata-se de uma Pesquisa de caráter qualitativa-descritiva e quantitativa, com predominância na investigação e registro de dados, com base em um estudo de caso, ocorrido dentro da Educação Infantil, descrevendo e analisando a experiência vivenciada da pesquisadora. A análise será é formada por (20) sujeitos, sendo (10 meninas) e (10) meninos, com faixa etária entre (04-05) anos de idade cronológica). Os mesmos se encontram em nível Pré-Escolar da Educação Básica, da rede Municipal da cidade do Natal/RN. A pesquisa será realizada na rede de ensino da Educação Infantil, dentro do Cmei M.P, localizado no Bairro de Cidade Nova. Os sujeitos envolvidos desta investigação, realizarão doze (12) sessões a partir de práticas do jogo simbólico tendo como referência os aspectos psicomotores preconizados pelos estudiosos da Psicomotircidade. Mostrar como o jogo simbólico pode contribuir para o desenvolvimento da criança e possibilitar que demais professores que atuem no nível IV da Educação Infantil possam ter acesso ao conhecimento por onde perpassa a Psicomotricidade e sua contribuição junto ao fazer pedagógico docente.