MCC - Livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57680
Navegar
Navegando MCC - Livros por Assunto "Artesanato"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Arte oleira: expressão da cultura popular do Rio Grande do Norte(UFRN, 1982-03) Evangelista, Maria do Socorro de OliveiraAbordagem da problemática vivenciada pelo artista popular, na Região Nordeste do Brasil. Analisa as situações de ordem socioeconômicas, diretamente relacionadas com a arte, de acordo com a realidade oleira do Estado. Os diversos tipos de trabalho em cerâmica, são enumerados e ligeiramente discutidos, incluindo a cerâmica utilitária, lúdica, decorativa, figurativa e sacro-religiosa. No tocante aos principais centros ceramistas, cujo conhecimento resultou de diversas viagens às localidades do Estado, destacamos Caicó, Umarizal, Serra Negra do Norte, São Gonçalo do Amarante (Santo Antônio dos Barreiros), São José de Mipibu e Ceará-Mirim. Já entre os centros acima citados, foi dada maior ênfase, aos de São José de Mipibu e Ceará-Mirim, quando tivemos a oportunidade de aplicar questionários e realizar entrevistas, como observador participante, com os principais ceramistas, respectivamente, Dona Marta e Senhor Etewaldo. Com relação às técnicas empregadas pelos artesãos, foram, igualmente abordados, embora de forma generalizada, dado o caráter monográfico do trabalho em tela, aliada a exiguidade de tempo para concluí-lo. Ao final, é feita uma sondagem de ordem socioeconômica, em torno do problema da "Arte oleira do Rio Grande do Norte", como forma de lazer e meio de sobrevivência, bem assim, referência, de modo geral, à infraestrutura insipienteLivro Santo Antônio do Potengi: um artesanato em transformação(UFRN, 1985) Costa, Ivanilda Pinheiro daTrata de um estudo sobre o artesanato em cerâmica na cidade de Santo Antônio do Potengi (RN), com uma abordagem econômico-social, uma apresentação das técnicas de trabalho dos artesãos e classificação das peças. Originalmente apresentado como dissertação de Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco.