PPGOPS - Mestrado em Odontologia
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Navegando PPGOPS - Mestrado em Odontologia por Assunto "acesso aos serviços de saúde"
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Dissertação Centros de especialidades odontológicas: avaliação da atenção de média complexidade na rede pública da Grande Natal(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-04-13) Souza, Geórgia Costa de Araújo; Costa, Iris do Céu Clara; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938J9; ; http://lattes.cnpq.br/1469911212196534; Medeiros, Lis Cardoso Marinho; ; http://lattes.cnpq.br/4773333384743803; Oliveira, Angelo Giuseppe Roncalli da Costa; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794935P9&dataRevisao=nullOs Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) foram criados para assegurar atendimentos odontológicos especializados à população brasileira, diante das necessidades de saúde acumuladas há bastante tempo. Devem funcionar como unidades de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos odontológicos complementares aos realizados neste nível de atenção. Este estudo objetiva avaliar o desempenho dos CEOs da Região de Saúde da Grande Natal como estratégia de consolidação da Atenção Secundária em saúde bucal através dos usuários, cirurgiões-dentistas e diretores. Para isto busca-se identificar fatores relacionados ao acesso, acolhimento e satisfação com o serviço, as ações desenvolvidas nestes centros, integração entre os CEOs e as Unidades Básicas de Saúde (UBS), considerando a relação de referência e contra-referência. Os dados foram coletados através de entrevista semi-estruturada, realizadas em quatro CEOs, entre 253 usuários, 31 dentistas e 4 diretores, e submetidos à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo informatizada através do software ALCESTE 4.5. Os resultados mostraram que as especialidades de prótese, endodontia e cirurgia foram as mais procuradas, por 38,2%, 23,7% e 21,7% dos entrevistados, respectivamente. Percebeu-se que entre os usuários na faixa etária de 18 a 30 anos a maior procura é para a especialidade de endodontia (44,4%) e os acima de 50 anos, para prótese (76,4%). Observa-se uma fragilidade no sistema de referência e contra-referência entre a UBS e o CEO, na medida em que parte dos usuários vão diretamente aos centros sem passar antes pela Atenção Básica e a maioria não deseja retornar ao dentista da Unidade de Saúde. A satisfação com o atendimento foi relatada por 90,9% dos usuários, pois conseguiram resolver os problemas que precisavam e foram bem acolhidos pela equipe. Porém, a demora no atendimento foi o principal fator para a não satisfação. Para a maioria dos dentistas, alguns usuários poderiam resolver seus problemas completamente na Atenção Básica, o que revela a existência de encaminhamentos desnecessários aos CEOs, entretanto consideram a existência de fatores limitantes nas UBS que comprometem o atendimento. Grande parte dos dentistas revelou que a maioria dos usuários não chega aos CEOs com o tratamento odontológico básico realizado, e alguns não contra-referenciam os usuários. Pode-se concluir que os CEOs estudados estão sendo resolutivos para aqueles que os acessaram, oferecendo atendimentos necessários à população que, se não contasse com esse serviço, encontraria entraves à resolução dos problemas, indo buscar atendimento no serviço particular, em outro setor público, ou até desistindo do tratamento. Contudo, percebe-se a necessidade de capacitação dos profissionais para que compreendam a importância da referência e da contra-referência e que possam melhor atender e orientar os usuários. Também é preciso que os municípios ofereçam melhores condições às UBS e aos CEOs, para que possam atuar conjuntamente, com ações complementares de saúde bucal, atendendo a população de maneira integral e resolutiva