CCSA - TCC - Administração
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33129
Navegar
Navegando CCSA - TCC - Administração por Assunto "ABC football club"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Futebol e inclusão: uma análise da campanha 'Lendas Alvinegras' do ABC Futebol Clube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Petrovich, Marcelo Antonio Iorio; Pignataro, Thelma; http://lattes.cnpq.br/7369453380922964; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; Serafini, Paula Gonçalves; https://orcid.org/0000-0002-0826-353X; http://lattes.cnpq.br/2610553476171705Este trabalho analisa a campanha “Lendas Alvinegras” realizada pelo ABC FC. A campanha, implementada em 2023, teve como principal diferencial a inclusão de letras em braille e tecido tátil nas camisas oficiais. O estudo teve como o objetivo geral de analisar a opinião dos torcedores do ABC FC sobre a campanha de “Lendas Alvinegras”, além de abordar objetivos específicos como segmentar um perfil dos torcedores entrevistados, apontar o aumento de engajamento decorrente da campanha e estabelecer a importância das ações de inclusão para os torcedores. A pesquisa caracterizou-se como descritiva, de abordagem quantitativa e utilizou um questionário aplicado junto a 311 torcedores do ABC FC. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes considerou a campanha “Lendas Alvinegras” como positiva, evidenciando um impacto significativo na melhoria da imagem do clube e no engajamento da torcida. Foi identificado que a base de torcedores do ABC é composta majoritariamente por homens, na faixa etária de 18 a 30 anos, com um forte vínculo histórico com o clube, dado o longo tempo de torcida da maioria dos respondentes. Além disso, a pesquisa destacou que ações de inclusão social, como a campanha em questão, são amplamente valorizadas pelos torcedores, fortalecendo a relação emocional e a fidelidade ao clube. Conclui-se que a campanha “Lendas Alvinegras” foi bem-sucedida ao vincular a marca ABC FC a valores de inclusão e responsabilidade social, evidenciando o potencial do marketing esportivo como ferramenta de engajamento e fortalecimento de marca. Recomenda-se que o clube amplie iniciativas semelhantes a fim de consolidar ainda mais sua base de torcedores.