CCSA - TCC - Ciências Contábeis
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33132
Navegar
Navegando CCSA - TCC - Ciências Contábeis por Assunto "ABNT"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC sob a ótica dos estudantes de Ciências Contábeis da UFRN Campus Central(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Araújo, Rodolfo Santiago de; Medeiros, Jamilson Pinto de; Araújo, Aneide Oliveira; Moreira, Felipe da SilvaAo elaborar um trabalho científico, o formando se depara com situações-problema que o instigarão a desenvolver mecanismos pelos quais irá apontar possíveis soluções, neste sentido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) extrapola os limites acadêmicos, uma vez que os conhecimentos adquiridos na sua elaboração, poderá proporcionar a capacidade de obter a visão sistêmica ao raciocinar logicamente diante dos problemas encontrados nas organizações ao longo da sua trajetória profissional. Percebe-se que o TCC, não é um trabalho que apresenta motivação aos graduandos, estes o faz pela exigência para obtenção do grau. Neste sentido, o presente estudo trata dos fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC sob a ótica dos estudantes de Ciências Contábeis da UFRN Campus Central. Observa-se na trajetória acadêmica, algumas lacunas no processo de ensino- aprendizagem voltadas a elaboração de trabalhos acadêmicos, fator preponderante para que o discente não encontre motivação para sua produção e não veja neste, sua real contribuição na sua formação, para tanto o trabalho pretende responder a seguinte questão: Como os fatores críticos de sucesso determinam a elaboração do TCC? Para responder à questão de pesquisa delimitou-se o seguinte objetivo: identificar os fatores críticos de sucesso na elaboração do TCC. A metodologia utilizada no estudo quanto aos objetivos foi descritiva, em relação aos procedimentos pesquisa de campo e natureza quanti-qualitativa com abordagem na análise de conteúdo. Os resultados do estudo demonstram dificuldades por parte dos alunos na assimilação da disciplina de Metodologia do Trabalho Científico (MTC) e pouco conhecimento das normas da ABNT. Nesse contexto, a disciplina de MTC deve ser abordada com mais ênfase e sua utilização em outros componentes curriculares incentivada a fim de ser ter melhores resultados ao se elaborar o TCC.