CCET - TCC - Estatística
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33114
Navegar
Navegando CCET - TCC - Estatística por Assunto "1.02.00.00-2 (Probabilidade e Estatística)"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A Teoria da Resposta ao Item no IFRN: uma aplicação com os dados do Exame de Seleção dos cursos técnicos integrados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-27) Marques, Thiago Valentim; Costa, Eliardo Guimarães da; Silva Júnior, Antonio Hermes Marques da; Nunes, Marcus AlexandreA Teoria da Resposta ao Item (TRI) vem ganhando cada vez mais espaço em testes de larga escala no Brasil, uma vez que já é consagrada em várias partes do mundo. Este método adota uma independência dos itens em relação aos indivíduos nos quais se deseja medir a sua proficiência. O objetivo geral deste trabalho é mostrar como é possível estimar a proficiência dos candidatos que realizam o Exame de Seleção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) por meio da Teoria da Resposta ao Item, e assim ranqueá-los de forma mais adequada. Os dados fornecidos pelo IFRN dizem respeito a atributos dos inscritos no certame, respondidos no ato da inscrição, e à folha de respostas e escores em Matemática, Língua Portuguesa e Redação, calculados a posteriori. Os resultados evidenciaram que é possível aplicar a TRI para esse tipo de seleção, uma vez que se têm informações sobre a população de respondentes e a estimação dos parâmetros pode ser realizada ao selecionar uma amostra representativa de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II. De maneira geral, os itens de Matemática apresentaram maior dificuldade em relação aos itens de Língua Portuguesa e alguns itens não se mostraram muito informativos, podendo ter sido descartados na etapa de calibração dos itens, caso a TRI tivesse sido adotada como metodologia para o cálculo dos escores dos candidatos. Este trabalho se mostra útil para que os tomadores de decisões das instituições que utilizam exames de seleções para a entrada de alunos possam visualizar as vantagens de se utilizar a TRI nestas seleções.