Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/26667
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Administração"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aprendizagem baseada em problemas como estratégia para desenvolver as habilidades de comunicação e colaboração na educação a distância(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-17) Oliveira, Bianca Josefa Ribeiro de; Gomes, Apuena Vieira; https://orcid.org/0000-0002-3497-655X; http://lattes.cnpq.br/0601161335088804; http://lattes.cnpq.br/0794352880785211; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Bezerra, Edneide da ConceiçãoA Educação a Distância (EaD) ainda é marcada pela utilização de métodos tradicionais de ensino, ambiente virtual de aprendizagem com instrução programada que não atendem às competências essenciais do século XXI, representada pelos 4Cs (critical thinking; collaboration; communication and creativity). A exposição tradicional de conteúdos, com ênfase em atividades individuais e questionários avaliativos, tendem a gerar atividades repetitivas e de pouca aplicação prática e que se distanciam das habilidades essenciais dos 4Cs. A manutenção dessas práticas faz refletir acerca do desenvolvimento de habilidades necessárias para os futuros administradores, como a comunicação e a colaboração. Nessa perspectiva, a metodologia ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) pode possibilitar uma imersão no contexto de atuação de um administrador, por meio da resolução de problemas inerentes ao ambiente organizacional. Partindo disso, esta pesquisa contribui com a problemática, apontando para o uso da ABP como uma alternativa eficiente para o desenvolvimento das habilidades de comunicação e colaboração. Assim, buscou-se por meio desta pesquisa responder a seguinte questão orientadora: A Aprendizagem Baseada em Problemas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à comunicação e colaboração dos estudantes do curso de Administração Pública, na modalidade EaD? Partindo desta questão, a pesquisa apresentou como objetivo geral: Analisar as habilidades relacionadas à comunicação e colaboração, a partir da ABP no curso de Administração Pública EaD da UFRN. Para perseguir esse objetivo, buscou-se: a) Conhecer a situação atual dos estudantes com relação às habilidades de comunicação e colaboração. b) Planejar a execução de uma disciplina no curso de Administração Pública EaD da UFRN, em conjunto com o professor-formador, a partir das etapas da ABP; c) Mediar e aplicar, em conjunto com os tutores da disciplina, as etapas e as atividades baseadas na ABP; d) Analisar as participações dos estudantes na disciplina. A fundamentação teórica da dissertação abrange os fundamentos da Educação a Distância, da Comunicação e Colaboração e da Aprendizagem Baseada em Problema, além da apresentação de uma Revisão Sistemática de Literatura. A metodologia é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos de pesquisa exploratória e descritiva, com nuances de pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados foram: a observação, questionários e entrevista. Como produto educacional, a pesquisa apresentou um guia didático com as sequências dos momentos do ciclo de aprendizagem da ABP aplicadas em uma disciplina EaD. A partir da aplicação do ciclo de aprendizagem da ABP, juntamente às atividades propostas, realizou-se a análise dos dados por categorias temáticas, revelando que a ABP proporcionou o desenvolvimento de processos cognitivos para resolução de problemas reais, a autonomia e a interação entre os estudantes e o trabalho em grupo, requerendo para isso habilidades de comunicação e colaboração. Dessa forma, a pesquisa colaborou ao refletir sobre a inserção de novas práticas pedagógicas na EaD, permitindo aos estudantes dessa modalidade experiências significativas.