Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Acessibilidade"
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Dissertação Acessibilidade em documentos digitais: criação de vídeos tutoriais para auxiliar profissionais que trabalham com adaptação de conteúdo digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-30) Trindade, Sidney Soares; Araújo, Celia Maria de; ; ; http://lattes.cnpq.br/0403178821712167; Andrade, Adja Ferreira de; ; Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya;Este trabalho tem como objetivo promover a capacitação de recursos humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN através de vídeos tutoriais com foco na produção de documentos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual. Foi produzida uma série de oito vídeos tutoriais com abordagem direta aos pontos principais que dificultam a produção desse tipo de documento. Trata-se de uma pesquisa documental e aplicada, dividida em três etapas distintas: A primeira etapa, consiste na definição dos padrões que mais se adéquam as necessidades das pessoas com deficiência visual. Essas definições levaram em consideração principalmente a autonomia dessas pessoas, visando o melhor entendimento dos conteúdos apresentados nos materiais digitais. A segunda etapa, engloba a produção de uma série de oito vídeos tutoriais. A terceira etapa, compreende a fase de validação. Os documentos foram validados por quatro setores da UFRN que trabalham com produção de documentos digitais acessíveis. O produto final, série de vídeos tutoriais, servirá de material de consulta para aqueles que desejem criar documentos digitais acessíveis.Dissertação Material didático digital acessível a pessoas com deficiência visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-10-30) Garcia, Rafael Marques; Araújo, Célia Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/4186592914396319; ; http://lattes.cnpq.br/8569986337614346; Maia, Dennys Leite; ; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Viana, Flávia Roldan; ; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Schlunzen, Elisa Tomoe Moriya; ; http://lattes.cnpq.br/7346754405819238Realizada pelo Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais, a presente pesquisa tem como objetivo geral sistematizar diretrizes para produção de materiais didáticos digitais acessíveis a pessoas com deficiência visual, a ser apresentado em formato de e-book. O estudo tem como locus de desenvolvimento o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de estudantes com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição, nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de Filatro e Cairo (2016), Rogers, Sharp e Preece (2013) e Portugal (2013). Metodologicamente, a pesquisa está dividida em quatro etapas: a primeira consiste em uma pesquisa documental de normatizações e diretrizes de acessibilidade no contexto digital, bem como de documentos relacionados, com o intuito de identificar práticas a serem adotadas na produção de materiais didáticos digitais. A segunda etapa envolve a construção de um protótipo digital destinado a efetuar a terceira etapa: validação de participantes com experiência em produção de materiais didáticos acessíveis. O resultado da validação culmina em uma publicação digital (e-book) com práticas sistematizadas de acessibilidade voltadas para produção de materiais didáticos digitais, de modo a servir como material de consulta a outros profissionais. Entre outras conclusões, a pesquisa revelou a importância de apresentar texto confortável para tela, acessibilizar materiais didáticos em mídias como imagens, áudio e vídeo, além de oferecer ao estudante com deficiência visual alternativas dentro do material didático, como suporte para impressão e transcrição de áudio.Dissertação Podcasts acessíveis sobre os aspectos educacionais e sociais da síndrome de berardinelli e síndrome de down(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-28) Queiroz, Artur de Medeiros; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; http://lattes.cnpq.br/2468639908949391; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Viana, Flávia Roldan; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Alves, Thelma Panerai; http://lattes.cnpq.br/6586913716031145Essa pesquisa foi realizada no Programa de Pós-graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais – PPgITE, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, e teve como objetivo desenvolver podcasts acessíveis sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down para a utilização em escolas públicas. Diante da problemática em que se insere a Educação Especial e sua dimensão inclusiva, o estudo circunstanciado para o contexto de escolas públicas do RN, procura identificar as possibilidades de uso acessível do podcast. O podcast é um recurso audiovisual que traz principalmente o elemento da oralidade e se destaca pela expansão da internet tornando-o de fácil acesso, de produção e distribuição. Os podcasts podem ser baixados da internet para acessar em sites e aplicativos que veiculam conteúdos de qualquer interesse. Por meio desse recurso midiático, o estudo procura alternativas para o seu uso didático e pedagógico aplicado para alunos acometidos pelas síndromes de Berardinelli e a de Down. O estudo considera o podcast um recurso formativo a ser incorporado nas práticas pedagógicas dos professores e equipes pedagógicas das escolas, podendo ser diversificado e, ao mesmo tempo, particularizado para a socialização de conhecimentos sobre as especificidades da Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down no contexto social e educacional. Quanto ao aspecto metodológico adotou-se a pesquisa participativa, constituída em duas etapas - a primeira etapa diz respeito à construção dos podcasts, organizados em 8 episódios, que abordaram os aspectos: educacional, social e clínico relacionados à Síndrome de Down e Síndrome de Berardinelli, no formato de entrevistas. A segunda etapa trata da disponibilização dos podcasts e, posteriormente, do envio de questionários aos professores para avaliação do podcast como recurso pedagógico sobre Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. Os dados foram organizados e analisados através dos princípios da Análise de Conteúdo. Para obter os resultados da primeira etapa, decorrente da produção dos podcasts, foi utilizado o aplicativo de mensagens WhatsApp para realização e gravação das entrevistas. A edição foi feita por meio dos aplicativos de vídeos: o Filmora 9 e o Canva. Os resultados da segunda etapa mostram que 52,4% dos professores não conhecem o recurso podcast e 81% deles não adotam o podcast como recurso pedagógico. Os dados apontam para as fragilidades no acesso ao conhecimento sobre a Síndrome de Berardinelli e Síndrome de Down. As concepções advindas dos questionários revelam o podcast como recurso pedagógico viável em sala de aula, pois 52,4% dos professores identificaram aspectos que os motivaram a assistir os podcasts e consideraram que esse dispositivo pode contribuir na formação docente e na socialização de questões relativas à educação especial. A pesquisa conclui que o podcast é um recurso com potencialidade pedagógica e formativa para os professores, numa perspectiva da educação inclusiva.