Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais por Assunto "Álgebra vetorial"
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Dissertação Realidade aumentada como apoio à aprendizagem de vetores na educação superior(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-25) Pires, Glice Rocha; Madeira, Charles Andrye Galvão; Jácome, Samyr Silva Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1915091762056190; https://orcid.org/0000-0002-4460-2877; http://lattes.cnpq.br/2381782879955327; http://lattes.cnpq.br/0346910686419234; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Aranha, Eduardo Henrique da Silva; Ramalho, Geber LisboaAlunos da Educação Superior vêm enfrentando desafios na aprendizagem de Vetores, que são elementos matemáticos adotados pela Geometria Analítica para unir os ramos da Álgebra e da Geometria em prol da resolução de problemas. O estudo da Álgebra Vetorial apresenta forte aplicabilidade em diversos campos do conhecimento, como a Física, Engenharias, Computação, Economia, etc., sendo imprescindível que os alunos da Área Tecnológica e das Ciências Exatas sejam bem formados nesse quesito. Apesar disso, são evidentes as dificuldades de aprendizagem relacionadas a operações e conceitos básicos de Vetores. As disciplinas que abordam esse assunto na Educação Superior exigem um alto nível de abstração do aluno e geralmente adotam um material didático pouco contextualizado, desfavorecendo uma aprendizagem que faça sentido ao aluno e leve em conta as suas necessidades educacionais. Muitas tecnologias atuais auxiliam aprendizes em contextos educacionais problemáticos, como é o caso da realidade aumentada. Nesse contexto, a presente pesquisa teve o objetivo de desenvolver uma solução de realidade aumentada para tornar o processo de ensino e aprendizagem de Vetores mais significativo, com uma abordagem matemática visual e contextualizada. Para isso, passou por procedimentos metodológicos baseados no Design Thinking, por ele ser um modelo de pensamento que busca soluções inovadoras centralizadas nas necessidades dos usuários finais. O público alvo da pesquisa foi composto por estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que estavam cursando a disciplina de Vetores e Geometria Analítica (VGA). A pesquisa teve como produto um protótipo de aplicativo de realidade aumentada para dispositivos móveis que estimula a aprendizagem de conceitos e operações vetoriais. O produto da pesquisa foi avaliado de duas maneiras. Primeiramente, foi verificado se o aplicativo dotava de recursos que contemplavam necessidades identificadas ao longo das etapas iniciais da pesquisa. Em seguida, o aplicativo foi experimentado em aulas de VGA no formato de ensino remoto, devido às restrições impostas pela UFRN por causa da pandemia da covid-19. Com a experimentação, foi possível avaliar o potencial educacional do aplicativo, ao se analisar os impactos que ele gerou na experiência de aprendizagem dos alunos. Com isso, foi possível constatar a adequação da ferramenta educacional desenvolvida ao ensino matemático; a viabilização de uma abordagem visual do ensino de vetores e a promoção da visualização e compreensão de conceitos, operações e aplicações de vetores na vida real. Além disso, contando com elementos de jogos, a ferramenta produzida permite a exploração de conceitos vetoriais de maneira interativa e dinâmica em um contexto que faz sentido ao aluno. Espera-se, assim, que o presente trabalho possa fomentar novas pesquisas na mesma temática e que o protótipo construído seja levado adiante visando a uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora.