CCHLA - TCC - Jornalismo
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Navegando CCHLA - TCC - Jornalismo por Assunto "Análise de Conteúdo"
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TCC A ciência como matéria-prima do jornalismo cotidiano: cobertura da Covid-19 pelo jornal "O Globo" em fevereiro e março de 2020(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Gonçalves, Germano Freitas; Barcelos, Janaina DiasO Jornalismo Científico é uma forma de divulgação científica, capaz de educar a população em relação às descobertas e aos avanços científicos. Em meio à pandemia de Covid-19, a imprensa é uma fonte de informação de qualidade para o público. Este trabalho estuda a cobertura do jornal “O Globo” sobre Covid-19, entre 26 de fevereiro e 11 de março de 2020. O objetivo é entender como o conteúdo foi feito de forma a ser compreendido pelo público em geral. Usando a Análise de Conteúdo, conforme abordagem de Bardin (2011) e Herscovitz (2007), foram examinados 16 textos jornalísticos, em tratamento do tema, número e tipos de fontes, nível do discurso e uso de recursos visuais. Assim, entendeu-se que “O Globo” adotou um tratamento moderado ou alarmante, com discurso simplificado, utilizando principalmente fontes governamentais ou de agências especializadas. Concluiu-se também que a cobertura de “O Globo” realizou o trabalho de democratização da informação, conforme apresentado por Bueno (2010).TCC A Copa do Mundo de 2018 pelas capas do jornal "Folha de S. Paulo"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-23) Lima, Dyego Vieira; Barcelos, Janaina Dias; Gamberoni, Leonardo Bruno Reis; Souza, Fernando Luís Amaral Ferreira deO presente trabalho estuda a cobertura jornalística da Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia, por meio da análise de 33 capas do jornal “Folha de S. Paulo”, principal periódico do Brasil, em sua versão impressa. As capas analisadas foram publicadas entre os dias 14 de junho e 16 de julho de 2018, de forma a abranger todo o conteúdo relativo ao torneio. Através da metodologia da Análise de Conteúdo, que permite a realização de um estudo qualitativo e quantitativo, pretende-se, com este trabalho, descobrir se a “Folha”, em sua página principal, deu prioridade à competição futebolística em comparação aos demais assuntos. Além disso, busca-se perceber se o jornal deixou transparecer algum tipo de posicionamento nos textos relativos à seleção brasileira e às equipes rivais: Alemanha, Argentina e Uruguai. São analisadas a quantidade de conteúdo, manchetes, formas de ilustração e espaço ocupado pelo Mundial e pelas demais editorias do periódico, bem como o teor das produções textuais que abordam, especificamente, a equipe do Brasil e seus rivais.TCC Depois do Nexus: uma análise de conteúdo do programa sobre League of Legends.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-15) Lucena, Douglas Vinicius Silva de; Lemos, Daniel Dantas; Pereira, Livia Cirne de Azevedo; Nunes, Guilherme Arnaud LopesO presente trabalho tem por objetivo o estudo do programa desenvolvido e transmitido pela Riot Games, em seus canais oficiais do YouTube e da Twitch, sobre League of Legends, “Depois do Nexus”, que é exibido após as rodadas do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL). As edições analisadas foram transmitidas nos dias 07 de junho e 12 de julho de 2021, representando uma amostragem dentre as 12 edições que foram ao ar durante a segunda etapa da referida competição. Através da metodologia da Análise de Conteúdo, elaborada por Laurence Bardin, que permite abordagens de análises qualitativas e quantitativas, propõe-se, com esta pesquisa, descobrir se o programa “Depois do Nexus” apropria-se, ou não, de aspectos de transmissões telejornalísticas, classificando e analisando, principalmente, as falas de seus apresentadores. Em caso positivo, este trabalho também pretende verificar a frequência com a qual os formatos e gêneros jornalísticos podem ser percebidos nos diálogos destes interlocutores com os seus convidados.TCC A escolha dos caças Gripen no Projeto FX-2: uma análise de conteúdo da cobertura jornalística da Folha de S. Paulo / Yuri Souza Gomes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-05) Gomes, Yuri Souza; Lemos, Daniel Dantas; Costa, Adriano Medeiros da; Silva, Marcelha Pereira daEm 18 de dezembro de 2013, o governo do Brasil anunciou a compra Saab Gripen NG, da Suécia, como o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB), em detrimento dos modelos Boeing F/A-18 Super Hornet, dos Estados Unidos e o Dassault Rafale, da França, em uma disputa que envolveu diversos atores, como chefes de Estado, diplomatas, empresários, lobistas. Tudo isso aconteceu em um lugar comum: a mídia. Por essa razão, esta pesquisa busca analisar o conteúdo jornalístico produzido em dez anos da cobertura sobre o Gripen brasileiro na Folha de São Paulo, o maior jornal do país. Matérias publicadas entre 18 de dezembro de 2013 e 30 de setembro de 2023, foram amostradas e armazenadas em um arquivo tipo csv, que constitui o corpus deste trabalho. A metodologia utilizada foi a Análise de Conteúdo, como propõe Krippendorff (2018). Além disso, devido ao longo período e o grande número de textos, resolveu-se realizar uma Análise de Conteúdo automatizada em software R, utilizando-se da técnica de Modelagem Estruturada de Tópicos, proposta por Roberts, Stewart e Airoldi (2016). O modelo gerou oito tópicos, que foram identificados, nomeados e contextualizados. Os resultados demonstram que a cobertura do Gripen brasileiro na Folha de São Paulo abordou temas como corrupção, a política doméstica e o modo que o Brasil se relaciona com o mundo. Os achados podem servir de base para trabalhos futuros acerca da cobertura midiática de novos projetos de defesa do Brasil.TCC O jornalismo que se faz no aplicativo Tiktok: uma análise dos perfis do Estadão e do G1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-08) Oliveira, Camila Emily Silva de; Araújo, Emily Gonzaga de; Araújo, Emily Gonzaga de; Andrade, Alice Oliveira de; Vieira, Andressa CarvalhoAs mídias digitais tomaram conta da sociedade. São elas quem pautam os meios tradicionais de comunicação e a rotina da sociedade moderna, e no aplicativo TikTok não é diferente. O Jornalismo Digital é uma ferramenta para os profissionais de empresas jornalísticas e criadores de conteúdo independentes. Assim, este trabalho tem o intuito de analisar os perfis de dois veículos de comunicação de alcance nacionais, de modo a investigar como esses veículos atuam, jornalisticamente, nessa plataforma; os perfis analisados foram o do G1 (Globo) e o do Estadão (O Estado de S. Paulo). Durante um período de doze dias (de 1º a 12 de outubro para o Estadão e de 25 a 04 de novembro para o G1), foram selecionados, diariamente, um conteúdo de cada perfil, a fim de analisar e compreender a prática jornalística dos portais. Foi percebido que ambas as empresas têm uma rotina de postagens constantes, mas uma dinâmica de abordagem diferente. Uma considerável parcela de conteúdos veiculados no TikTok parece seguir um padrão que se assemelha ao produzido para o telejornalismo, sem necessariamente adotar o formato próprio da referida rede social.TCC Reconfiguração do telejornalista potiguar: uma análise de conteúdo da linguagem coloquial do RN1(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-14) Fontes, Joan Raimyson de Souza; Kneipp, Valquíria Aparecida Passos; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466O presente documento investiga o uso de gírias e expressões regionais no telejornal local RN1 e o seu impacto na linguagem jornalística. A fundamentação teórica abordou os conceitos de telejornalismo regional e os seus tipos de proximidades, o uso da linguagem no jornalismo de TV e o fenômeno da notícia light, além do que é o infotenimento. Os principais autores utilizados no capítulo do referencial teórico foram Aguiar (2016), Correia e Camponez (2012), Paternostro (1999), Yorke (1998), Bagno (2009), Roldão (2003), Júnior (2014), Dejavite (2006) e Arbex Júnior (2001). Para a execução da pesquisa foi feita a metodologia da análise de conteúdo através da semana construída, que consistiu na observação de seis programas do telejornal RN1 (segunda a sábado), intercalando as semanas em cada dia. Durante as análises foram identificadas e classificadas de acordo com a metodologia, as palavras ditas pelos apresentadores e repórteres interpretadas como gírias e expressões regionais, sempre baseando-se nos conceitos dos autores utilizados na fundamentação teórica da monografia. Foram identificados 73 termos ditos nos seis programas analisados, em sua maior parte, expressões regionais. Ao fim, percebeu- se que esse tipo de situação está cada vez mais presente no telejornalismo regional, e veio principalmente para conquistar a audiência do público, segurando a sua atenção.