CB - TCC - Ecologia
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Navegando CB - TCC - Ecologia por Assunto "Academic performance"
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TCC Efeitos da Presença de Áreas Verdes para a Melhoria do Desempenho Acadêmico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-30) Soares, Gabriela Mendonça; Lopes, Priscila Fabiana Macedo; Medeiros, Paulo Ivo Silva de; Almeida, Adriana Monteiro de; Laia, Rafael Camilo; Medeiros, Marjorie da Fonseca e SilvaHá evidências, especialmente oriundas de ambientes temperados, que a presença de ambientes naturais contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em diferentes aspectos, incluindo o humor, a ansiedade e o estresse, contribuindo assim diretamente para a saúde mental. No meio acadêmico, especialmente entre jovens, há uma visível deterioração desta saúde. A presença de áreas verdes nas universidades não apenas apoiaria a melhora destes quadros clínicos, como poderia eventualmente melhorar o desempenho acadêmico de estudantes. Diante disso, esse trabalho analisou se a presença e o uso de áreas verdes naturais equatoriais ou simuladas influenciam na melhoria do desempenho acadêmico de alunos universitários de graduação e em sua percepção de estresse e dificuldades associadas à realização de provas. Para isso, foram feitos dois experimentos, um à tarde e outro à noite, ambos realizados com turmas de disciplinas de cursos de graduação de uma universidade pública brasileira. Em ambos os experimentos, para cada turma, em um dia de prova, metade dos discentes foram sorteados para permanecer em sala de aula nos minutos antecedendo à avaliação (grupo controle). No turno vespertino, a outra metade dos alunos foi convidada a caminhar em uma trilha ecológica de um fragmento urbano de Mata Atlântica por 10 minutos em silêncio e sem contato com meios eletroeletrônicos, antes de fazerem a avaliação da disciplina. No período noturno, os discentes participantes do experimento assistiram individualmente a um vídeo que simula uma caminhada em uma trilha natural com som ambiente, em local com meia-luz. Ao todo, 355 graduandos de diversas áreas participaram do experimento, dos quais 258 do período da tarde (96 do grupo Experimento Natural - N e 162 do grupo controle Natural - CN), e 97 do período da noite (45 Experimento Simulado - S e 52 Controle Simulado - CS). Após a realização das provas os estudantes respondiam a perguntas em Escala Likert sobre: 1) o quão difícil acharam a prova; 2) se tiveram concentração durante sua execução; 3) se sentiam necessidade de distração com celular; e, para os alunos que não estavam no grupo Controle, se 4) gostaram do Experimento; e se 5) o repetiriam. As análises demonstraram que os estudantes participantes do Experimento Simulado tiveram médias de respostas estatisticamente maiores, nas provas, que os grupos Controle (teste t de Student; p<0,05), além de respostas maiores de satisfação nas perguntas em Escala Likert. Por outro lado, a análise de PCA indicou uma tendência de melhor desempenho acadêmico geral de estudantes que participaram dos experimentos (natural ou simulado), além de uma percepção mais positiva sobre o grau de dificuldade da prova e facilidade de concentração. Apesar dos efeitos benéficos de ambos os experimentos, estudos futuros deverão entender o melhor desempenho daqueles sujeitos a ambientes simulados e expostos a ambientes naturais em momentos distintos do dia, como forma de isolar o efeito de uma eventual maior concentração durante a experiência simulada ou de desconforto físico (térmico e causado por insetos) em ambiente natural.