CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Administração Pública Gerencial"
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TCC O gerencialismo e suas influências no campo educacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Cavalcante, Graziella Bezerra; Lima, Bruno de Oliveira; Lima, Bruno de Oliveira; Viveiros, Kilza Fernanda Moreira de; Barbosa, Janaína LopesTendo em vista a frequente necessidade de adaptação às mudanças políticas e sociais ocorridas no mundo vêm-se buscado implementar novas práticas de gestão que visam a melhoria dos serviços ofertados pelo Estado no que se refere ao seu controle, eficiência e qualidade. Nas últimas décadas, práticas antes aplicadas somente na administração empresarial adentraram o setor público, de forma que conceitos como empoderamento, descentralização de poder e autonomia passaram a ser empregados a fim de se obter aumento de produtividade e melhoria de resultados na prestação dos serviços públicos. Inserido nessa perspectiva, o presente artigo tem por finalidade apresentar as principais características das ideias gerencialistas e como elas interferem na formulação das políticas educacionais brasileiras e, sobretudo, no funcionamento da escola. Tomando por base as pesquisas bibliográficas realizadas para esta produção, buscou-se apontar as divergências entre teoria e prática no que diz respeito ao assunto estudado. Neste sentido, pode-se considerar que as políticas educacionais, quando formuladas sob a influência do gerencialismo, tendem a priorizar aspectos como a diversificação e ampliação da educação em todos os seus níveis e a descentralização da gestão administrativa, financeira e pedagogica. Entretanto, a partir da literatura relacionada ao tema, o que se constata na realidade, é que esses aspectos citados direcionam o surgimento de um processo de massificação da educação, em detrimento da democratização. Além de desencadear um processo de desconcentração da gestão, comprometendo a autonomia das instituições de ensino. Neste sentido, no contexto escolar, tem-se que o modelo de gestão gerencial compromete a efetivação da gestão democrática, visto que os dois modelos de gestão são orientados por objetivos opostos, enquanto que a gestão gerencial visa a eficiência do ensino e uma formação acadêmica voltada para o mercado, a gestão democrática está preocupada com o desenvolvimento de um cidadão crítico e comprometido com a redução dos problemas sociais, como a desigualdade e a exclusão social.