CE - TCC - Pedagogia (a distância)
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Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Adaptação"
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TCC Adaptação das crianças na creche: dificuldades no meio escolar e relação com o ambiente familiar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-11-20) Silva, Brenda melo Gomes da; Oliveira, Maria Patrícia Costa; Oliveira, Maria Patrícia Costa de; Ferreira, Adir Luiz; Peixoto, Vanessa Alessandra CavalcantiO presente trabalho tem como finalidade compreender na prática como funciona a adaptação das crianças nas creches de 0 a 3 anos de idade, em uma instituição de educação infantil pública e a relação com o ambiente familiar. Partindo desse pressuposto, a elaboração desse trabalho surgiu a partir das experiências compartilhadas durante o Estágio remunerado na Prefeitura Municipal da cidade de Currais Novos, interior do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o referido relato de experiência é de extrema importância para que pudéssemos conhecer como se organiza e funciona adaptação na educação infantil, fazendo uma reflexão sobre a prática pedagógica e o seu papel nos diversos contextos educativos, identificando as dificuldades e possibilidades de atuação do pedagogo. Para isso, se fez necessário aliar os dados coletados no campo de pesquisa aos conceitos teóricos, adotamos como procedimento metodológico a realização de uma pesquisa qualificativa, sem interesse de expor a instituição, alunos e pais entrevistados. Para a construção deste trabalho, identificamos como principais interlocutores os seguintes autores: DAVINI (1999), BORGES (2002), ROSSETI–FERREIRA (2005), GOLDSCHMIED (2006), PEREIRA (2011).TCC Adaptação na Educação Infantil: uma relação entre criança, família e escola(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Costa, Francisca Vânia Soares Praxedes da; Maia, Severino Ramos dos Santos; Maia, Severino Ramos dos Santos; Gomes Jr, José Umbelino; Silva, Maria Suely Paula daO presente artigo tem por objetivo expor os principais desafios que as crianças, os pais e os educadores enfrentam durante o processo de adaptação na educação infantil. Por meio de pesquisa bibliográfica, e leituras em torno do tema: Adaptação e Educação Infantil: Uma relação entre criança, família e escola, verificou-se que o processo de inserção, de adaptação, da criança, no ambiente escolar bastante discutido, mas ainda muito delicado. É um período cauteloso, especial e imprevisível, que provoca uma série de mudanças, uma etapa marcante na vida da criança, pois exige dela uma adaptação a um novo contexto, antes desconhecido. Entendemos que apesar de todos os fatores de surpresa e ansiedade, a adaptação é também um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, confiança e exploração de novos caminhos, buscam estratégias e encontram juntos os melhores caminhos. Para tanto, o texto a seguir discute a adaptação como um grande desafio a ser devidamente enfrentado e debatido pela escola e pela família, encontrando os meios de passar para a família e a criança a confiança necessária e fundamental para que estejam abertas para a possibilidade de criar novos vínculos afetivos com outros adultos e principalmente com outras crianças, possibilitando assim os meios para que a criança enfrente essa fase de adaptação da melhor forma possível.TCC Adaptação/inserção na Educação Infantil: as dificuldades enfrentadas pelas crianças sob o ponto de vista dos pais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Sulamir Jênice de Figueirêdo; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; Oliveira, Jacyene Melo de; Carvalho, Letícia dos SantosA finalidade deste artigo é tratar de uma experiência singular na vida das crianças: a adaptação na Educação Infantil, mais precisamente a que trata da inserção dos pequenos a esse universo educacional e que envolve a família, a instituição escolar e os educadores. Objetivando conhecer os fatores que dificultam a adaptação de crianças que são inseridas no ensino infantil, a partir de uma análise feita com alunos que frequentam as turmas Infantil I e II da Creche Ana de Morais Roma, situada no município Juazeirinho, no estado da Paraíba e apontar sugestões que otimizem o processo de adaptação dos pequenos nesse espaço. Para a construção dessa pesquisa, utilizamos como principais referenciais teóricos Rapoport (2005), Bloom-Feshbach e Gauhram (1980), Rosseti-Ferreira (2003), Cury (1999), DCNEI (BRASIL, 2009). A metodologia utilizada na realização deste trabalho é a qualitativa. Onde foi empregada a Pesquisa de Campo, o Estudo de Caso e complementada pela pesquisa bibliográfica. A partir das falas dos responsáveis pelas crianças foi possível identificar que as dificuldades enfrentadas originaram-se de fatores externos e internos, variando de criança para criançaTCC A dinâmica familiar no cuidado de crianças com autismo: impactos e adaptações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Paulino, Beatriz de Carvalho; Boleiz Júnior, Flávio; Boleiz Júnior, FlávioO presente estudo sobre a dinâmica familiar no cuidado de crianças com autismo: impactos e adaptações teve como objetivo geral investigar a dinâmica familiar, no cuidado de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisando os impactos emocionais, psicológicos e sociais que o contexto exerce sobre os membros da família, bem como as adaptações necessárias para lidar com os desafios diários. Considerando o papel fundamental da família no desenvolvimento da criança autista, este estudo pretende compreender como o diagnóstico afeta as relações entre pais, irmãos e outros membros, além de identificar as estratégias de enfrentamento utilizadas para superar as dificuldades associadas ao TEA. O estudo aborda como as famílias reorganizam suas rotinas, emoções e expectativas frente às necessidades específicas da criança. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo qualitativo, com uma entrevista semiestruturada com uma família que convive com o autismo, buscando entender a complexidade dessas interações e as transformações na dinâmica familiar. Espera-se que os resultados contribuam para um melhor entendimento sobre o impacto do TEA nas relações familiares, fornecendo informações sobre como os sistemas de apoio, como profissionais da saúde e educação, podem auxiliar as famílias em sua adaptação e desenvolvimento de resiliência. Além disso, o estudo visa sensibilizar a sociedade para a importância de um suporte integral às famílias de crianças autistas, promovendo maior inclusão e compreensão.TCC O processo de adaptação e a importância do acolhimento na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Andrade, Maria Ináuria Ferreira de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Macedo, Andressa Lenuska Sousa de; Martins, Deyse Karla de Oliveira; Andrade, Glauciane PinheiroO artigo que se apresenta diz respeito a um trabalho de conclusão do curso de Pedagogia, abordando a temática do acolhimento e adaptação na educação infantil, com o objetivo de entender a importância do acolhimento diante da complexidade do processo de adaptação. Utilizando-se como métodos para alcança-lo, a pesquisa bibliográfica, que traz a compreensão de autores sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de observações realizadas numa creche da cidade de Goianinha/RN, mais especificamente, numa turma de nível II, na qual foi possível conhecer a realidade do processo de adaptação e qual a importância do acolhimento diante deste. Percebendo-se através das pesquisas realizadas, que a adaptação das crianças que iniciam sua vida escolar na educação infantil é um processo muito doloroso, para a criança e complexo para todos os outros envolvidos: pais e professores, de modo que o acolhimento, sendo este bem planejado e organizado para recepcionar e acolher bem as crianças, constitui-se como um fator responsável por amenizar o sofrimento e o estresse vivido durante o processo de adaptação e torna-lo mais tranquilo.