CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Acesso à educação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Educação especial e inclusiva: desafios no contexto escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-07) Costa, Dyuana Maria Soares da; Boleiz Júnior, Flávio; http://lattes.cnpq.br/2774876131422927; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Rego, Diego doA Educação no Brasil e no mundo vem passando por transformações, principalmente no que se refere aos desafios enfrentados pelas escolas no processo de implementação da educação especial e inclusiva, com foco nas questões pedagógicas, estruturais e sociais que dificultam a efetivação dessa política educacional. Considerando essa realidade e os caminhos que a escola deve percorrer para alcançar de fato a inclusão, o presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas pelas escolas no que se refere a uma concreta efetivação da educação especial e inclusiva. Para isso, adotou o direito de acesso à educação, tomando como fundamentação teórica os estudos de Mello Filho (1986), Tavares (2020), Saviani (2008), dentre outros; sobre a Educação Especial e Inclusiva, as visões de Mantoan (2003), a Lei Brasileira de Inclusão — LBI (2015) e quanto aos desafios da Educação Especial e Inclusiva nas escolas públicas, embasa-se no Ministério da Educação — MEC (2001), Santos (2015) e Ferreira (2018). Assim, a pesquisa visa destacar a importância da educação como ferramenta social, como também trazer reflexões sobre a relevância de uma escola inclusiva, destacando avanços e limitações que o sistema educacional enfrenta.