CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Abordagem pedagógica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A importância do diagnóstico precoce do (TDAH) nos anos iniciais: intervenções e abordagens pedagógicas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Araújo, Palloma Liane Rodrigues de; Menezes, Ronny Diogenes; Soares Júnior, Azemar dos Santos; Bezerra, Josenildo SoaresO artigo tem o objetivo de abordar a importância do diagnóstico precoce do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças nos anos iniciais. Diante disso, foram levantados alguns questionamentos. Qual o papel do docente e da escola diante de alunos com diagnóstico de TDAH? O objetivo geral consiste em apresentar uma análise a partir de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância do diagnóstico precoce do TDAH em crianças dos anos iniciais: intervenções, abordagens e estratégias. O artigo delineia inicialmente a prevalência e percentagem do TDAH na população brasileira, apresenta as características e formas de identificar o TDAH, traz um resumo do percurso histórico, o material e métodos usados na pesquisa, apresenta nos resultados o diagnóstico; as abordagens, intervenções e estratégias; adaptações em sala de aula; a formação do professor; o papel da escola e por fim as considerações finais. A pesquisa permite discutir a importância do diagnóstico precoce do TDAH, a urgência de uma formação inicial e continuada que habilite os docentes para atender as especificidades dos seus alunos, como também as metodologias e estratégias adequadas para alunos com TDAH.