CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Abordagem"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC O lúdico na Educação Infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06) Queiroz, Rita Irene de; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Jaécia Bezerra de Brito e Luiz Antônio da Silva dos Santos; Montenegro, Rúbia Kátia Azevedo; Brito, Jáecia Bezerra de; Santos, Luiz Antônio da Silva dosO presente trabalho tem como objetivo abordar a história da educação infantil, o que proporcionou para que ocorresse esse fato histórico, como surgiu, sua trajetória e os acontecimentos perante a sociedade, suas mudanças e os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais. A creche e a pré-escola estavam com o mesmo propósito de ensino? Quais as concepções abordadas? De acordo com essas indagações, podem-se destacar os diferentes olhares sobre a Educação Infantil ao longo do tempo. A LDB nº 9394/96 teve como objetivo a inclusão da Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica, exercendo duas funções, o educar e o cuidar deixando a margem e o caráter de uma educação assistencialista. Neste sentido, a Educação Infantil foi obrigada a reelaborar as concepções de criança, de educação e de serviços prestados. Com vista neste novo paradigma, a pesquisa elaborada, aborda um breve histórico da Educação Infantil no nosso país, com uma nova abordagem sobre a criança. Apresentando uma investigação bibliográfica à luz de autores como Piaget (1998), Vygotsky (1984), os Parâmetros Curriculares Nacionais (2006), entre outros, onde apontam que as mudanças são necessárias, para uma educação infantil de qualidade, contempla a formação integral das crianças na faixa etária de 0 a 6 anos.