CE - TCC - Pedagogia (a distância)
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33127
Navegar
Navegando CE - TCC - Pedagogia (a distância) por Assunto "Ações inclusivas"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Pedagogia inclusiva?: a percepção do(a) discente surdo(a) no contexto do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-05) Bessa, Zoélia Camila Moura; Griner, Ana Priscila; Griner, Ana Priscila; Costa, Cristiane Simões Netto; Ramineli, Jorge Luiz FerreiraApesar das legislações existentes definirem orientações com relação ao atendimento educacional especializado às pessoas com necessidades educacionais específicas na rede regular de ensino, respeitando a diversidade encontrada em sala de aula e atendendo às particularidades de cada um, pesquisas observaram que implementação de práticas inclusivas nas escolas regulares ainda é um grande desafio. Nos Campi do IFRN existe o Núcleo de Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) que tem por finalidade desenvolver ações a fim de garantir o acesso e a permanência dos alunos com necessidades educacionais especiais no ensino profissionalizante, no entanto essas ações inclusivas têm sido desenvolvidas de maneira esporádicas e isoladas. Com o objetivo de realizar um diagnóstico da percepção do aluno surdo no IFRN em relação à sua inclusão social, foi realizada uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa com os alunos surdos do IFRN. Para a realização dessa pesquisa foi utilizado um questionário, composto por nove questões abertas a fim de analisar o perfil estudantil do entrevistado, a expectativa acerca da inclusão do aluno surdo no IFRN, a percepção do estudante surdo sobre as práticas de inclusão, e sugestões para melhorias da inclusão do aluno surdo na instituição em que ocorre a pesquisa. Os entrevistados relataram durante a pesquisa que tentaram várias vezes até conseguirem passar para o IFRN/Macau e que vários colegas surdos ainda não conseguiram ingressar no IFRN devido às dificuldades enfrentadas no processo seletivo. Os resultados dessa pesquisa possibilitaram observar várias das dificuldades que os alunos surdos vêm enfrentando em todo o âmbito do IFRN, tais como, exclusão e discriminação por parte de alguns professores e colegas, falta de metodologias adaptáveis à comunidade surda, falta de comunicação com os alunos, professores e servidores em geral, falta de intérpretes para auxiliar o seu aprendizado e na sua comunicação com os demais setores do instituto, além do pouco conhecimento da comunidade escolar com relação à libras e a própria inclusão. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas pelos alunos com relação à sua inclusão efetiva no ambiente educativo, ações pontuais sem continuidade têm sido realizadas pelo Campus a fim de ofertar uma educação mais inclusiva. Portanto, que o fato do aluno surdo frequentar a instituição (IFRN) e ser assistido pelo intérprete de Libras não garantem o acesso pleno às demandas de ensino e aprendizagem na perspectiva da Inclusão Social. Assim, diante dos problemas apresentados anteriormente, estudos adicionais avaliando a percepção dos professores com relação à inclusão de alunos surdos na sala de aula são necessários e poderão trazer grandes contribuições para a melhoraria da atuação dos NANPNEs no IFRN.