PPGSCOL/CCS - Mestrado em Saúde Coletiva
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Navegando PPGSCOL/CCS - Mestrado em Saúde Coletiva por Assunto "Ação intersetorial"
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Dissertação A gestão do programa saúde na escola no município de Natal/RN: um estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-02-25) Medeiros, Lívia Maria Rodrigues de Pontes; Morais, Cláudia Helena Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; ; http://lattes.cnpq.br/3211714289015680; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598; Rodrigues, Maisa Paulino; ; http://lattes.cnpq.br/3535935637398553A atual concepção de saúde envolve diversos fatores determinantes, dentre eles a educação. É fundamental a organização intersetorial para o atendimento à saúde de jovens e adultos. Nesse contexto foi instituído o Programa Saúde na Escola (PSE), que prevê uma articulação contínua entre saúde e educação auxiliando na efetivação do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar o Programa Saúde na Escola no município de Natal/RN, considerando a intersetorialidade das ações na perspectiva da gestão. Metodologia: O método escolhido foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. A amostra foi do tipo intencional incluindo todos os componentes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal de Natal-RN, formado por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Para apresentação dos dados foram consideradas as seguintes categorias de análise: Significado da intersetorialidade; Planejamento das ações; Formação continuada e permanente para a autonomia na promoção da saúde; Dificuldades e potencialidades para a operacionalização das ações. Resultados: Os resultados permitem identificar no PSE de Natal práticas intersetoriais ainda incipientes. Os profissionais gestores, da saúde e educação ainda não conseguem reconhecer o potencial da intersetorialidade. O planejamento é realizado de forma setorializada e sem a participação ativa dos educandos e comunidade. O grupo gestor destaca como dificuldades acúmulo de funções, desestímulo por parte de alguns servidores do grupo gestor e a falta de compromisso de alguns profissionais, inadequação estrutural e dificuldade na continuidade das ações do programa. Apesar da fragmentação existente, o grupo gestor do programa tem contribuído com a qualificação profissional e o desenvolvimento das ações de educação em saúde junto aos educandos. Conclusão: Conclui-se portanto, que a saúde, a educação e a sociedade têm muitos desafios a enfrentar para a consolidação da intersetorialidade e do Programa Saúde na Escola, bem como a concretização das diretrizes do Sistema Único de Saúde em Natal/RN.