CT - TCC - Engenharia de Materiais
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Navegando CT - TCC - Engenharia de Materiais por Assunto "AHSS"
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TCC Avaliação do impacto da preparação metalográfica na quantificação de austenita retida via EBSD em aço AHSS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-06-25) Julião, Rodrigo Bessa; Castro, Nicolau Apoena; Jetson Lemos Ferreira; Melo, Gudson Nicolau de; Mashhadikarimi, MeysamOs aços avançados de alta resistência (AHSS) têm sido implementados em maior quantidade pela indústria automotiva, chegando a ultrapassar os 80% de uso em automóveis segundo a WorldAutoSteel, visando à redução de peso do corpo automotivo e ao aumento da segurança veicular. Apresenta maior resistência mecânica em comparação ao alumínio, bem como menor custo. Todas essas características contribuem para que a indústria automotiva cumpra com suas metas globais de redução de poluentes. Devido à grande importância que cerca o desenvolvimento e a otimização dos atuais e de novos aços, esse trabalho se propôs a otimizar o método de preparação metalográfica para a quantificação de austenita retida via difração de elétrons retroespalhados (EBSD) em aço AHSS. O método de Rietveld aplicado à difração de raios-X foi utilizado como referência no presente estudo. Foram aplicadas duas técnicas distintas de polimento final por imersão em sílica coloidal: O polimento vibracional em politriz Vibromet e o polimento em politriz Minimet. Para cada um dos métodos variou-se o tempo de polimento. Os resultados indicam que o polimento via Minimet é mais eficiente para esta aplicação. Ademais, o método EBSD apresentou resultados confiáveis, próximos ao valor de referência, quando o método de polimento foi eficiente para a remoção da camada encruada pelas etapas anteriores de preparação metalográfica.TCC Avaliação microestrutural em ponta e cauda de bobinas de aços Dual Phase 780 e TRIP 780 laminadas a frio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-16) Araújo, Kívia Fabiana Galvão de; Castro, Nicolau Apoena; Flávio José Saraiva Rodrigues; Ferreira, Jetson Lemos; Lima, Lindolpho Sales Dantas da CostaAs empresas automobilísticas, uma das principais áreas de aplicação de aços, perceberam a necessidade de buscar por novos materiais e recursos de engenharia para, além de modernizar seus produtos, atender as regulamentações de emissões de gases. Então, procuram por materiais que apresentem uma boa relação entre resistência, peso e tenacidade a fim de beneficiar a economia de combustível e as emissões. Um dos materiais com tais requisitos são os AHSS, estes se caracterizam por possuir microestrutura multifásica exclusiva que atribui essa combinação de propriedades a eles. Além disso, o processo de fabricação também influencia na microestrutura e consequentemente nas propriedades finais. Os processos que geralmente se aplicam às bobinas de AHSS são laminação a quente, laminação a frio e recozimento via processo de galvanização a quente , nos quais, devido à aplicação de deformações sobre o material e a variação de temperatura, ocorrerem alterações microestruturais durante o processamento, faz-se, portanto, necessário a analise microestrutural do produto em áreas variadas. Dessa forma, as técnicas de caracterização são cada vez mais indispensáveis no estudo e desenvolvimento de materiais modernos. Nesse contexto, a microscopia eletrônica e os métodos de difração são ferramentas essenciais, neste trabalho foi utilizado a técnica de difração de elétrons retroespalhados (EBSD). Os resultados indicaram maior teor de austenita retida na posição da cauda e uma maior recristalização microestrutural na posição da ponta. E comparando as amostras de TRIP, o TRIP 780 CQ apresentou menor teor de austenita retida que o TRIP 780 em ambas as regiões. E por fim, a posição da ponta da bobina apresentou uma maior média dos tamanhos de grãos que a posição da cauda.