Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11966
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por Assunto "Avaliação externa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Uma proposta pedagógica para melhorar a aprendizagem e os resultados do SIMAIS em matemática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-12) Andrade, Francisco de Assis de Oliveira; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2246246461693229; http://lattes.cnpq.br/5600031254490919; Lopes, Jaques Silveira; Bezerra, Maria da Conceição AlvesO presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto de uma proposta pedagógica baseada nas Metodologias Ativas da Aprendizagem nos resultados do SIMAIS/RN na área de Matemática. Assim, a pesquisa está focada em melhorar a aprendizagem e os resultados do Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional do Rio Grande do Norte, SIMAIS/RN em Matemática, especificamente na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, localizada no Município de Guamaré/RN. Para isto, propomos uma intervenção pedagógica baseada em um planejamento integrador de aprendizagem para melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas e resgatar o interesse pela Matemática. A Educação Matemática enfrenta desafios significativos no contexto atual, onde a motivação e o interesse dos alunos são frequentemente afetados por métodos de ensino tradicionais e desatualizados. O trabalho em questão aborda essa realidade com uma proposta pedagógica destinada a revitalizar o ensino de Matemática na Escola Estadual Monsenhor Joaquim Honório, com foco especial nos resultados do SIMAIS/RN. A pesquisa identifica a necessidade de uma intervenção pedagógica que vá além do currículo padrão, incorporando Metodologias Ativas de Aprendizagem para engajar os alunos de maneira mais eficaz. O estudo adota uma abordagem mista, combinado análise quantitativa e qualitativa para avaliar o impacto das estratégias implementadas. Os resultados discutidos revelam um aumento significativo no desempenho dos alunos nas avaliações do SIMAIS/RN após a concretização da intervenção pedagógica. Ademais, observou-se um aumento no interesse dos alunos pela Matemática, indicado por uma maior participação nas atividades propostas e um feedback positivo. A intervenção sugerida demonstrou ser uma estratégia adequada para melhorar, não apenas os resultados acadêmicos, mas também para resgatar o interesse dos alunos pela disciplina.