Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11966
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por Assunto "Aritmética"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Aritmética dos restos: jogos e aplicações para o ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Santos, Mateus Felipe Mendes dos; Santana, Fagner Lemos de; Santana, Fagner Lemos de; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Lima, Annaxsuel Araújo de; Campos, Viviane Simioli MedeirosEste trabalho tem por objetivo apresentar, de forma introdutória, o conceito de Aritmética dos restos ou Aritmética modular, destacando a importância dessa área em nosso cotidiano. Para isso, vamos mostrar alguns conceitos fundamentais que embasam essa área. Ademais, vamos perpassar pela parte histórica destacando os principais povos e matemáticos que contribuíram para o desenvolvimento dessa área. Mostraremos como a aritmética dos restos aparece na nossa vida em várias aplicações e finalizaremos este trabalho com jogos que se baseiam na aritmética dos restos os quais podem ser utilizados no Ensino Básico.Dissertação Matemática recreativa de Kaprekar na educação básica(2020-03-25) Silva, Arthur Henrique da; Lopes, Gabriela Lucheze de Oliveira; ; ; Pereira, Edgar Silva; ; Lopes, Jaques Silveira; ; Assis, Márcia Maria Alves de;O presente texto tem como tema central a Matemática Recreativa. Logo, procuramos expor o que alguns matemáticos falam sobre sua definição, destacar a sua importância para o âmbito escolar e como ela apareceu ao longo da história. Também abordaremos grandes nomes da Matemática Recreativa, como Martin Gardner, o principal nome da Matemática Recreativa no mundo. E aqui no Brasil, falaremos de Malba Tahan e sua contribuição para a Matemática Recreativa. Em uma das publicações feita por Martin Gadner, ele aponta um matemático indiano chamado Kaprekar. E justamente este matemático indiano que iremos destacar no nosso trabalho. Contaremos um pouco sobre sua história, passando pela infância, adolescência, até a sua fase adulta. Destacaremos o contexto histórico e geográfico em que ele vivia na época e abordaremos suas duas pesquisas mais conhecidas: A Constante de Kaprekar e os Números de Kaprekar. O nosso principal enfoque matemático será os Números de Kaprekar, adotamos a forma como o Iannucci (2000) demonstra a dinâmica do número em seu artigo. Mas para poder fazer toda a abordagem matemática contida nos Números de Kaprekar, juntamente com o artigo do Iannucci (2000), dedicaremos um espaço da dissertação para poder explanar a matemática contida no trabalho, que brasicamente é Aritmética. Na nossa pesquisa ultilizaremos as ideias de Chaquiam e Mendes (2016) para explorar a História de Kaprekar e como resultado propomos um produto educacional que aborda a Matemática Recreativa associada a História da Matemática. Esse produto educacional é um livreto de atividades para ser ultilizado em sala de aula por professores do Ensino Fundamental II.