Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11966
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional por Assunto "Aprendizagem. Matemática. Funções Quadráticas. GeoGebra"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação O estudo das funções quadráticas e sua relação com o cotidiano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-03) Brito, Clésio Ricardo de; Bernardino, Adriano Thiago Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/4363509444505545; ; Santana, Fágner Lemos de; ; http://lattes.cnpq.br/9444112594388983; Santos, Joedson Silva dos; ; http://lattes.cnpq.br/0375482813716315Atravessando os séculos, a Matemática - como ciência exata que é - vem assumindo um papel determinante na vida do homem, que dela faz uso para suprir necessidades de sua vida diária. Com essa trajetória, fica caracterizada a importância dessa ciência como instrumento de valorização não só conteudística, mas também de um saber matemático que conduz o ser aprendiz a um processo dinâmico de aprendizagem e - ciente, capaz de buscar soluções para seus problemas reais. No entanto, necessário se faz compreender que o conhecimento matemático hoje requer um novo olhar daqueles que diretamente lidam com o processo ensino-aprendizagem, pois cabe a eles - professores de Matemática - desmistificarem a versão de que a Matemática, trabalhada na sala de aula, traz dificuldades para a compreensão do alunado. Sobre esse prisma, buscou-se com este trabalho encontrar uma metodologia que auxilie os alunos a entenderem melhor as Funções Quadráticas e suas aplicações no cotidiano. Fazendo-se uso dos conhecimentos etnomatemáticos, contextualizando os problemas referentes ao conteúdo e, ao mesmo tempo, manuseando o software GeoGebra, objetivando uma melhor visualização do comportamento dos gráficos das citadas funções.