CCHLA - TCC - Artes Visuais
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Navegando CCHLA - TCC - Artes Visuais por Assunto "A/R/Tografia"
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TCC Retalhos no ensino de artes: realizando uma aproximação por meio da cultura visual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-06) Lima, Anne Caroline Silva de; Alves, Fabíola Cristina; http://lattes.cnpq.br/6838453885637422; Petry, Arlete dos Santos; http://lattes.cnpq.br/7426037066308934; Nunes, Luciana Borre; http://lattes.cnpq.br/9232357001079673Este trabalho é o relato de um processo de ensino-aprendizagem realizado no contexto do Programa de Residência Pedagógica, na escola estadual Nestor Lima, com uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Visando gerar um ambiente de interesse para os alunos envolvidos, apoiado na educação em Cultura Visual, e considerando a materialidade têxtil um componente desta cultura, esse projeto se propôs a utilizar as artesanias têxteis cotidianos nas experimentações e investigações sobre as possibilidades visuais dessa materialidade, dentro das produções artísticas contemporâneas, culturais, no ensino das Artes Visuais e na educação em Cultura Visual, assim como os processos identitários construídos por meio dessas visualidades. Propondo-se a abordar a problemática sobre a ressignificação do têxtil na arte contemporânea, com a contribuição dos artistas: Sônia Gomes; Lídia Lisboa; Randolfo Lamounier; Louise Gusmão e o movimento das Arpilleras, assim como sua incorporação no ensino de Arte Visuais e seu lugar como ativador de memórias e subjetividades. Com base no pensamento dos arte educadores: Fernando Hernandez, Ivone Mendes Richter e Ana Mae Barbosa, o objetivo deste estudo foi trabalhar criticamente a visualidade em que estamos imersos; despertando a consciência da arte no nosso dia a dia; investigando a utilização da materialidade têxtil no ensino de artes. O seu desenvolvimento foi realizada por meio de duas ações fundamentais: pesquisar e experimentar, sobretudo, como o uso da materialidade têxtil pode colaborar para um ensino de artes intercultural, dando novos significados aos fazeres manuais e maior aprofundamento nas reflexões através de uma aproximação com os diversos conceitos de artes e artefatos artísticos existentes. Para sua aplicação foi utilizada uma proposta metodológica A/R/Tográfica, partindo de um mergulho na trajetória da autora do trabalho, e do compartilhamento de narrativas com seus alunos, a fim de criar laços com a pesquisa e com todos os envolvidos. Para a aplicação das atividades realizadas em sala também se utilizou a Abordagem Triangular, mediando o conhecimento por meio das ações de apreciar/contextualizar/fazer. A realização desse projeto de trabalho possibilitou experiências afetivas no ensino de artes visuais. Possibilitou também a produção de uma colcha de retalhos, física e simbólica, costurada por meio de todas as experiências, vivências e momentos compartilhados nesse período em que estivemos juntos, experimentando e descobrindo a possibilidade da materialidade têxtil e dando vida às nossas memórias, nossas esperanças e aos gritos aguardados que precisavam ser ouvidos.