Monografias de Graduação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33051
Navegar
Navegando Monografias de Graduação por Assunto ". Deaf culture, Interactions, Beliefs, Challenges"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Inclusão: conhecendo as crenças dos professores da rede municipal de ensino do município de Caicó/RN sobre a inclusão de pessoas surdas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-09) Santos, Maria Lúcia; Menezes, Ronny Diógenes de; Freire, Kátia Regina Lopes Costa; Melo, Jacicleide Ferreira Targino da CruzA inclusão é um processo complexo que configura diferentes dimensões: ideológica, sociocultural, política e econômica, para isso utilizaram as observações em torno das capacidades visuais-gestuais, conhecidas por cultura surda, cujas respostas foram obtidas através de questionários aplicados aos colaboradores, que participaram das interações de modo virtual. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa, com base nas ideias de teóricos da área: Batista (2006), Mazzota (2005), Mantoan (2011), Menezes (2004), Araújo (2003), entre tantos outros. A pesquisa foi feita em uma escola “X” do município de Caicó-RN. Por meio da análise de dados foi possível perceber os desafios enfrentados pelas pessoas surdas no decorrer da história que foram privados de seus direitos por crenças limitantes, que o surdo (deficiente auditivo) é uma pessoa capaz de aprender, desenvolver-se e trazer contribuições significativas para nossa sociedade.