CERES - DHC - Livros eletrônicos
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Navegando CERES - DHC - Livros eletrônicos por Assunto "Ensino de História"
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Livro Propostas didáticas para o ensino de História Indígena do Seridó(Lapops - PPGHC-UFRN, 2024) Medeiros, Maria Alda Jana Dantas de (org.); https://orcid.org/0009-0003-5358-9402A obra apresenta os resultados obtidos durante a Oficina de Ensino e Pesquisa em Ensino de História, uma Atividade Integradora de Formação ofertada no semestre letivo de 2023.1 no curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no Centro de Ensino Superior do Seridó, Campus de Caicó. Na ocasião, a Oficina teve como foco o Ensino de História Indígena do Seridó, cuja culminância se deu na construção, pelos discentes, de propostas didáticas sobre a temática, com a apresentação de produtos didáticos que possam auxiliar professoras e professores da Educação Básica do Seridó na abordagem da questão indígena em suas salas de aula. A Atividade Integradora de Formação fazia parte do conjunto de atividades propostas em nível de curricularização da extensão no Projeto Pedagógico da Licenciatura em História do CERES- UFRN, prevista pela Resolução nº 006/2022-CONSEPE-UFRN, de 26 de abril de 2022, que aprova o Regulamento de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É essencial enfatizar que as propostas didáticas que essa obra apresenta são produtos de discentes do curso de História da UFRN-CERES-Caicó que, na ocasião da Oficina, estavam no terceiro período da Licenciatura, iniciando o segundo ano de suas formações acadêmicas. Os historiadores e as historiadoras em formação manifestam possibilidades que os docentes da Educação Básica podem explorar em suas salas de aula para fomentar o estudo da História Indígena do Seridó. Cada proposta indica o público-alvo, isto é, para que nível escolar o material didático foi elaborado; o tempo estimado para a intervenção pedagógica; os objetivos que a proposta visa alcançar; qual conteúdo historiográfico é trabalhado; a metodologia que deve ser seguida na aplicação do material; como os professores e professoras podem avaliar os estudantes diante da intervenção; referências bibliográficas e sugestões complementares para os docentes; e, por fim, os materiais didáticos elaborados, nos anexos