Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia por Assunto "Alfred Hitchcock (Diretor)"
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Dissertação Sobre a trajetória afetiva de Psicose(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-09-19) Oliveira, Tiago José Lima de; Pavan, Maria Angela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; http://lattes.cnpq.br/1265539514086351; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; Segundo, Carlos Antonio dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/1816885241443386; Carreiro, Rodrigo Octávio D''azevedo; ; http://lattes.cnpq.br/0263456536361820Baseado no livro homônimo de Robert Bloch, o quadragésimo sétimo longa-metragem do diretor Alfred Hitchcock foi um fenômeno de bilheteria nos Estados Unidos e em países da Europa, América Latina e Ásia. Hoje, Psicose (HITCHCOCK, 1960) continua sendo referência para outras narrativas cinematográficas, televisivas, literárias e documentais. Desde a sua estreia, o filme foi discutido em outras ocasiões por perspectivas psicanalíticas e/ou linguísticas, mesmo quando alguns pesquisadores apontaram brechas nesses tipos de teorias para a explicação de fenômenos da experiência cinematográfica. Dessa maneira, sob a ótica de teorias modernas, o objetivo desse trabalho foi analisar os tipos e intensidades de emoções e afetos estimulados pelo filme Psicose. Começando por uma discussão do processo da compreensão narrativa, destrinchamos o enredo e apontamos alguns elementos culturais do ano de 1960. Em seguida, discorremos sobre a relação do pensamento no estímulo de emoções no cinema e observamos as respostas estimuladas pela narrativa. No que tange os afetos automáticos e pré-conscientes, utilizamos como aporte teórico-metodológico principal a teoria cognitivo-perceptual de Carl Plantinga (2009) para explicar a influência do estilo no processo de fruição deste filme. A partir do método quantitativo desenvolvido por Barry Salt (1974; 2009a), comparamos ainda as estratégias sensíveis entre as cenas deste filme e entre ele e filmes de outros diretores e épocas. Ao final, apresentamos uma revisão dos principais assuntos abordados no texto e consideramos diretrizes possíveis para pesquisas futuras.