Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11955
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia por Assunto "A Terra é redonda - podcast"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Narrando a ciência: um estudo das estratégias discursivas nos podcasts de jornalismo científico "37 Graus" e "A Terra é Redonda"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-05) Bezerra, Anathalia Maia da Silva; Costa, Luciana Miranda; https://orcid.org/0000-0003-3843-4499; http://lattes.cnpq.br/1310961057480638; https://orcid.org/0000-0001-9002-9437; http://lattes.cnpq.br/3704977475939251; Pavan, Maria Angela; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Lopes, Suzana CunhaO presente estudo faz uma análise discursiva de um total de 17 episódios dos podcasts A Terra é Redonda e 37 Graus. Busca-se identificar e compreender as estratégias discursivas adotadas por novos formatos narrativos de mídia sonora, analisando assim como operam na divulgação científica através de recursos como storytelling e jornalismo literário. Para tanto, utiliza-se como alicerce teórico principal, a Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough (2001, 2003), além do Estudo de Caso (GIL, 2007) e das contribuições de autores que trabalham com a comunicação da ciência e jornalismo científico. A metodologia adotada tem os episódios do podcast 37 Graus e A Terra é Redonda como objeto empírico, no período de fevereiro a julho de 2020, durante a pandemia. Assim, a análise buscou contribuir com as reflexões sobre a comunicação da ciência para o desenvolvimento de novas possibilidades de divulgação científica. O estudo concluiu que a partir do uso das estratégias de storytelling e recursos do jornalismo literário, os podcasts proporcionam uma comunicação da ciência de forma interativa, através de uma linguagem informal e emotiva, dando ao ouvinte uma dimensão mais ampla do processo científico, sendo informativa e provocando sua reflexão sobre a temática.