Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11955
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia por Assunto "96 FM"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Muito além das ondas hertz: a produção e a atuação da rádio 96 FM na internet(2017-06-06) Santos, Emanoel Leonardo dos; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; http://lattes.cnpq.br/8529803599502506; http://lattes.cnpq.br/3717883586331317; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; Oliveira, Catarina Tereza Farias de; http://lattes.cnpq.br/1135381329909949Esta dissertação tem como objetivo analisar o trabalho efetuado pela rádio Reis Magos – 96 FM na internet. Por meio de observação empírica preliminar, constata a presença contínua da rádio na plataforma digital, no entanto, encontrada algumas lacunas na forma como a emissora atua e utiliza a web para o desenvolvimento do seu trabalho. A pesquisa toma por base as ações de convergência realizadas pela empresa no site e nas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) no período que compreende o mês de novembro de 2016. Durante a observação, a hipótese era de que não havia investimentos na área digital da emissora. Essa questão se dá pela não presença de publicidades nesses canais de comunicação. Para a elaboração desta pesquisa, serviram como base para a temática abordada autores como Lopes (2016), Meditsch (2001), Ferrareto (2007) e Kischinhevsky (2016), que foram de extrema importância para o desenvolvimento deste estudo de caso (YIN, 2005). Alguns procedimentos metodológicos também foram importantes, como a análise das páginas da rádio, tanto no site quanto nas redes sociais, a permanência in loco (LAGO, 2007), o que resultou em entrevistas e na observação do trabalho da emissora (WINKIN, 1998), sendo este fora da rede digital. Verifica, ainda, que entre as emissoras de rádio de Natal, a 96 FM é a que mais atua e desenvolve trabalhos na internet. Apesar disso, a pesquisa verifica que falta muito para a empresa estar com uma totalidade de produções na web, talvez pela ausência de investimentos ou ainda pela acomodação dos profissionais que atuam nela. Por fim, esta dissertação aponta a necessidade de se investir mais nas produções das emissoras de Natal na internet, não só pelo desenvolvimento e pelo crescimento das rádios mas também para ouvintes terem a opção de acompanhar as suas programações favoritas a partir de qualquer dispositivo de transmissão, sejam eles fixos sejam móveis.