Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica por Assunto "Ação antidesgaste"
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Tese Otimização do processo de síntese de nanolubrificantes aditivados com CuO para ação antidesgaste(2017-02-21) Mello, Valdicleide Silva e; Alves, Salete Martins; http://lattes.cnpq.br/8550161853747323; http://lattes.cnpq.br/4147387781308845; Oliveira, Adilson José de; http://lattes.cnpq.br/3158071963293362; Franceschini Filho, Dante Ferreira; http://lattes.cnpq.br/4956035681407259; Fonseca, José Luis Cardozo; http://lattes.cnpq.br/8143800826985556; Silva Júnior, Washington Martins da; http://lattes.cnpq.br/2993173987424895O desafio da nanotecnologia aplicada na lubrificação automotiva está no controle e na manipulação de parâmetros de processamento para tornar possível a aplicação de nanopartículas como aditivos para lubrificantes. Tais parâmetros extrapolam apenas uma área do conhecimento, e para obter o êxito, se faz necessário trazer à esta temática conhecimentos multidisciplinares, utilizando de conceitos da química, física, mecânica e tribologia. Nessa tese, foram estudados os efeitos de diferentes parâmetros de processamento citados pela literatura que podem causar melhorias na atuação antidesgaste de nanopartículas em óleos lubrificantes, desde o tamanho, a concentração, a dispersão, o agente de modificação de superfície da partícula, o agente dispersante e a rugosidade dos corpos em contato através de um conjunto de técnicas discutidas ao decorrer do trabalho. Os resultados mostraram que a maior potência (495 W) utilizada durante a síntese de nanopartículas em micro-ondas resultou em menor tamanho de partícula e melhor dispersão no óleo, mas a forma da nanopartícula não foi influenciada. A utilização de ácido oleico, como agente de recobrimento, e tolueno, como dispersante, melhorou a dispersão das nanopartículas no óleo. Foi identificada uma faixa de rugosidade na qual as nanopartículas se depositaram nos sulcos da superfície e atuam positivamente na redução do coeficiente de atrito. Por outro lado, nas condições de baixa e alta rugosidade, o atrito e o desgaste são potencializados. A ação antidesgaste foi melhorada nos níveis mais baixos de concentração de NNP no óleo lubrificante (0,1%) não apenas em estado estacionário, mas também nas etapas de running-in. Nessa tese, após a manipulação de diversos parâmetros de processamento, foram preenchidas lacunas deixadas na literatura em relação aos mecanismos de atuação das nanopartículas quando aditivadas em óleos lubrificantes e foi possível alcançar uma condição na qual as nanopartículas se equiparam aos resultados exibidos com um aditivo comumente usado (ZDDP) .