CCHLA - TCC - Filosofia (bacharelado)
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Navegando CCHLA - TCC - Filosofia (bacharelado) por Assunto "Aristóteles"
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TCC A virtude da amizade na ética aristotélica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Alves, Francisca Gomes; Silva, Markus Figueira da; Silva, Markus Figueira da; Nahra, Cinara Maria Leite; Silva, Sérgio Eduardo Lima daA principal finalidade deste trabalho consiste em fazer-se uma abordagem acerca da amizade, tendo-se como referência o pensamento aristotélico expresso nos livros II e VIII da Ética a Nicômaco, por tratarem das virtudes e destas como forma de felicidade tida como o sumo bem. As opiniões aristotélicas sobre a ética correspondem à predominância do pensamento grego dos homens educados de sua época. Na “Ética a Nicômaco”, Aristóteles estabelece uma sistematização principiológica que deve nortear a regulamentação da conduta humana para o bem. Este bem, embora tendo muitas definições como o próprio Ser, é visto como felicidade, sendo uma atividade prazerosa da alma. Na definição de virtude, Aristóteles a distingue como sendo de duas espécies: a intelectual, resultante do ensino, e a moral, resultante do hábito. A partir de tal definição Aristóteles chega à doutrina do justo meio termo que medeia as virtudes entre dois extremos: o excesso e a deficiência, sendo ambas tidas como vícios. A ética aristotélica corresponde à convencionalmente aceita em sua época, portanto diferenciando-se da atualidade. Em relação à amizade Aristóteles opta por entender não existir uma única forma de amizade, as quais se constituem em diversos gêneros e vários significados os quais são diferentes entre si mesmos, porem relacionados de qualquer modo ao bem; principio este que origina a amizade segundo a virtude. Por fim, tem-se que a philia aristotélica apresenta-se como tendo duas dimensões que tem finalidade própria. Uma delas como parte integrante das virtudes éticas que tem como objetivo a perfeição de uma vida prática, ou seja uma vida que propicie o bem viver; a outra que tem por finalidade a perfeição da vida teorética em que consiste a verdadeira felicidade. Desse modo entende-se ser a philia um bem, tanto para a vida prática como para a vida contemplativa o que se torna possível ou mais facilitador pela existência de amigos.