Programa de Pós-Graduação em Administração
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Administração por Assunto "Administração"
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Dissertação Ambidestria organizacional no ambiente das fintechs: análise e proposta de framework conceitual(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-22) Rocha, Ana Clara Firmino de Oliveira; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; https://orcid.org/0000-0003-4884-8599; http://lattes.cnpq.br/5716461725901505; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Melo, Felipe Luiz Neves Bezerra deEsta dissertação objetiva compreender a prática da ambidestria organizacional em FinTechs, sendo um estudo conceitual e empírico por meio da elaboração e validação de um framework conceitual baseado na percepção dos empreendedores. Nesse sentido, as FinTechs, que são empresas de base tecnológica de serviços financeiros, têm crescido e ganhado destaque no mundo nos últimos cinco anos, provocando uma disrupção no sistema bancário e financeiro. Sendo assim, a investigação é construída incialmente a partir de revisão de literatura sobre ambidestria e desempenho organizacional em empresas de base tecnológica, além de documentos e pesquisas que exploram as características inerentes ao ecossistema brasileiro de FinTechs. Em sequência, cria-se um framework inicial com posterior aplicação em múltiplos estudos de caso localizados na região Nordeste brasileira. Em suma, a proposta metodológica é compreendida por uma abordagem qualitativa, com finalidades exploratória e descritiva. Em relação à análise de dados, fez-se uma análise de conteúdo categorial dos discursos dos entrevistados, verificando-se como resultados a existência de comportamento ambidestro e de alguns elementos estratégicos associados nas FinTechs estudadas, assim como diferentes níveis das atividades de exploration e exploitation, que estão relacionados à maturidade e à estrutura do negócio. Por fim, tem-se a versão final do framework conceitual e uma versão adaptada para uso prático dos empreendedores de FinTechs. Posto isto, menciona-se que o presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.Dissertação Análise do impacto do grau de impulsividade do consumidor na decisão de compra sob pressão de tempo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Pamela Cristina Simões; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; https://orcid.org/0000-0003-3708-2583; http://lattes.cnpq.br/5454529566507041; Semprebon, Elder; Silva, Marcela Martins; https://orcid.org/0000-0003-4963-4576; http://lattes.cnpq.br/6689772467490870O ser humano tem vivido em função do relógio. Quanto maior acesso temos a informações e a outras pessoas via internet, mais nossa vida parece estar acelerada e temos a sensação de que nos falta tempo nas vinte e quatro horas que o relógio nos impõe. Quando o tempo disponível para a execução de uma determinada tarefa é percebido como menor do que o tempo que se acredita necessário para tal, observa-se a ocorrência de uma pressão de tempo que, para o consumidor virtual, apresenta-se sob a forma de ofertas por tempo limitado e promoções relâmpago, podendo causar a chamada compra impulsiva. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do grau de impulsividade dos consumidores em suas decisões de compra quando existe pressão de tempo. O estudo foi desenvolvido em três etapas, a saber: (i) teste de impulsividade, através da Escala BIS-11; (ii) simulação de compra online sob condições de presença e ausência de pressão de tempo e; (iii) questionário pós experimento, onde as percepções conscientes dos participantes foram comparadas às suas respostas no experimento. A pesquisa foi realizada com 32 participantes acima de 18 anos, com, no mínimo, ensino superior incompleto. A metodologia consistiu em uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva, regressão linear múltipla, modelo de probabilidade linear e análise de moderação. Como resultado, identificouse um efeito de moderação do grau de impulsividade de não planejamento do consumidor na relação entre pressão de tempo e a decisão de compra, por meio do enfraquecimento da relação negativa entre estas variáveis. Observou-se, ainda, que o efeito da pressão de tempo é significante apenas para consumidores com escores de impulsividade de não planejamento menores ou iguais a 23 pontos e que seu efeito é percebido conscientemente pelos consumidores, mesmo quando deixa de ser significante.Tese Antroposofia e trimembração social: uma análise fenomenológica da gestão na Escola Waldorf Rural Turmalina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-28) Leão, Fabiana de Souza; Sousa, Washington José de; https://orcid.org/0000-0001-6295-2806; http://lattes.cnpq.br/2387611219688981; http://lattes.cnpq.br/8415695977289837; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Paiva Júnior, Fernando Gomes de; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Saraiva, Rosana Lucille BassinelloA Antroposofia de Rudolf Steiner é um tema pouco explorado na área de Gestão Organizacional, mas há diversos registros na literatura em outras áreas, como Saúde, Educação, Artes e Agricultura. Da mesma forma, a Trimembração Social, fundamentada nos princípios da Revolução Francesa e associada à salutogênese e à livre associação de indivíduos em comunidades, também carece de estudos específicos na área de gestão organizacional. No entanto, ambos os princípios antroposóficos apresentam valor teórico e potencial para aplicação na gestão de organizações, devido aos seus fundamentos de autogestão, sociocracia, associativismo, autodesenvolvimento, autorresponsabilização e decisão em grupo. Com o objetivo de preencher essa lacuna na literatura, este estudo buscou compreender como a Trimembração Social pode ser aplicada na gestão de uma organização, inicialmente explorando as dimensões cultural-filosófico, políticojurídico e econômico-fraterno, e posteriormente, incorporando a Quadrimembração, com suas dimensões Identidade, Relações, Processos e Recursos. Para conduzir a pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa junto a uma comunidade específica, a Escola Waldorf Rural Turmalina (EWRTurmalina), uma iniciativa social sem fins lucrativos. Os métodos utilizados para coletar os dados foram a observação fenomenológica de Goethe, observação participante e aplicação de questionários com perguntas abertas para 13 membros participantes da EWRTurmalina. Os resultados da pesquisa revelaram questões relevantes em relação à identidade da organização, com conhecimento insuficiente sobre a filosofia antroposófica, missão e valores. A escola enfrentou uma crise de Identidade desde sua fundação, com um rápido crescimento nos primeiros anos, mas acompanhado de problemas como evasão, inadimplência e baixa adesão a eventos e atividades. Nas Relações, predominaram conflitos e desafios para a construção coletiva de regras e leis, com falta de transparência nas ações por parte das instâncias de gestão. A pesquisa destacou também a necessidade de aprimoramento dos Processos internos, com a superação de burocracias e centralização da comunicação, favorecendo um processo mais participativo e fluido. Quanto aos Recursos, a organização enfrentou dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia, oscilações de receita e mudanças constantes no quadro docente. Com base nos resultados, o estudo sugeriu a intensificação da construção coletiva de acordos e o incentivo à expressão de pontos de vista e consentimentos de forma explícita, visando transformar conflitos em soluções igualitárias. Além disso, propôs uma aplicação pioneira do modelo de gestão antroposófica, pautado na Trimembração Social e Quadrimembração, para compreender a gestão de uma organização como um "organismo vivo" individual e social. Como contribuição teórica, o estudo ofereceu insights sobre a aplicação desses princípios antroposóficos na gestão organizacional, embora se restringindo a uma escola Waldorf específica. Para estudos futuros, sugeriu-se ampliar o escopo da pesquisa para outras organizações, explorando a viabilidade e os benefícios da aplicação desses princípios em diferentes contextos e setores. Isso permitiria aprofundar o conhecimento sobre a gestão com base na Antroposofia e suas potenciais implicações em diversos ambientes organizacionais.Dissertação Avaliando o sucesso de sistemas de informação: uma investigação do módulo Mesa Virtual da UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-22) Dias, Murielle Medeiros; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; http://lattes.cnpq.br/2090144565933216; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Lhamas, Fernando Antônio de Melo PereiraOs sistemas de informação (SI) assumem um papel central nas organizações, especialmente no setor público. Em 2015, o Governo Federal tornou obrigatório o uso de sistemas informatizados para processos administrativos eletrônicos por meio do Decreto nº 8539. Impulsionada pela exigência legal, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveu e implementou a Mesa Virtual, um módulo componente do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), adotado por mais de 70 organizações públicas. A literatura destaca a importância da avaliação de um SI para garantir eficiência, satisfação e uso efetivo, especialmente para os usuários nas instituições que o implementam. Nesta pesquisa, utilizando o modelo de sucesso de DeLone e McLean amplamente reconhecido na literatura, busca-se compreender a percepção dos usuários sobre o sucesso da Mesa Virtual na gestão de processos eletrônicos na UFRN. Além das dimensões tradicionais do modelo (qualidade da informação, qualidade do sistema, qualidade do serviço, uso, satisfação do usuário e benefícios líquidos), a pesquisa incorpora a variável de gênero para identificar diferenças nas percepções entre homens e mulheres. A pesquisa quantitativa foi conduzida por meio de um questionário online com 185 servidores da UFRN. Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas, correlações e análise temática. Os resultados apontam para uma percepção geral positiva, com nuances específicas em diferentes aspectos. As correlações apresentaram relações predominantemente significantes, exceto entre a Qualidade da Informação com o Uso e, a Qualidade do Serviço com o Uso. Possivelmente, outros aspectos estejam influenciando essas relações. A variável gênero não apresentou significância estatística no modelo, isso demonstra que, na amostra em questão, homens e mulheres não divergem quanto às percepções dos construtos. No tocante às respostas abertas, a análise temática permitiu identificar uma predominância de opiniões negativas dos usuários em relação à usabilidade e funcionalidades do SI. No entanto, destacam-se aspectos majoritariamente positivos relacionados ao desempenho, refletindo uma satisfação geral com o sistema. Entre as sugestões de aprimoramento apresentadas pelos usuários, observam-se apontamentos sobre a interface, estabilidade, velocidade, treinamento e suporte do sistema. A contribuição teórica do trabalho é a avaliação de sucesso de SI no serviço público através do modelo proposto por DeLone e McLean (2003), uma abordagem que se diferencia da predominância de estudos realizados no setor privado. Os resultados têm valor prático ao permitir que gestores aloquem recursos e tomem decisões de maneira eficiente com base na experiência dos usuários finais do sistema. Além disso, contribui para o desenvolvimento de soluções e melhorias nos processos, impactando positivamente o sucesso e o crescimento organizacional.Dissertação As concepções de discentes de Administração sobre o ensino-aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-14) Silva, Ylanderson Jordão Abreu da; Brito, Max Leandro de Araújo; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/2836984740332274; Cavalcante, Erica Dayane Chaves; http://lattes.cnpq.br/2902600033356292; Medeiros, Viviane Costa Fonseca de AlmeidaO presente estudo teve o objetivo geral de compreender as concepções de estudantes de Administração sobre a aprendizagem por meio de casos para ensino em serviços de consulta a objetos educacionais. Quanto à sua relevância como pesquisa, torna-se importante destacar sobre as reflexões na melhoria da educação formal, autodidata e em contextos que haja o interesse em uso de ferramentas que dinamizam o ensino-aprendizagem. Ainda, há contribuição em relação à ideia de Ivan Illich sobre a aprendizagem “controlada” por instituições e o acesso limitado aos serviços de consulta e objetos educacionais, quando ocorridas de forma extraescolar, pelas corporações e demais instituições. Sobre os caminhos metodológicos, foi projetado com dados primários e secundários, em etapas, a saber: 1) levantamento de pesquisas bibliográfica/teóricas em conjuntura nacional e internacional como forma de fundamentação mais aprofundada do tema; 2) questionário/entrevista semiestruturada individual com alunos/as pesquisadores do grupo de pesquisa da UFRN; 3) mapeamento das concepções sobre a busca e importância qualitativa dos casos pra ensino no curso e em contexto extraclasse; 4) análise da variação dessas concepções numa divisão categórica; e 5) construção de reflexão teórica em função dos dados coletos em campo. A fim de produzir inferências de conteúdo comunicativo do texto desta discussão, utiliza-se o tipo de análise de dados de conteúdo para melhor desmembrar partes/conteúdos com forma de melhor de discussão. Quanto aos resultados, foi possíveis a captação de dados do/as discentes havendo a análise das concepções quanto ao tema no qual é eficaz não somente no uso de casos para ensino em contexto educacional, de modo que facilitar a apresentação do método pode gerar melhor satisfação por parte dos alunos/as e pelo/a docente ou orientador educacional, que terá a imprescindível tarefa antecipada de promover a mediação inicial de caso para ensino ou promover que o/a discente, autodirigido/autodidata, propunha soluções independentemente da profundidade da situação analisada. Ademais, é afirmativo e não esperado pelo estudo a complexidade de respostas que estiveram descritas principalmente nas questões para respostas do caso, demonstrando a capacidade dos/as respondentes tanto em refletir sobre o problema como fator metodológico-crítico para uma melhor elaboração de um caso para ensino quanto nos âmbitos sociais que norteariam as questões para o processo conclusivo etiológico e resolutivo do caso para ensino de maneira mais autônoma.Dissertação O engagement de profissionais do setor financeiro junto a uma política de environmental, social e governance (ESG)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-14) Teixeira Júnior, Vagner Gomes; Medeiros, Carlos Alberto Freire; https://orcid.org/0000-0002-3830-1162; http://lattes.cnpq.br/9398091583694583; http://lattes.cnpq.br/3377168965456550; Vieira, Diana Aguiar; Marques Júnior, Sérgio; http://lattes.cnpq.br/3095760811566254Este estudo, de caráter exploratório e descritivo e com uma abordagem quantitativa, foi conduzido em uma instituição financeira brasileira de renome. O contexto do ambiente de trabalho moderno, conhecido por sua influência substancial sobre o bemestar e a produtividade dos indivíduos, serviu como o foco principal desta investigação. A pesquisa atual tem se inclinado para a análise dos elementos adversos presentes no ambiente corporativo, uma necessidade ampliada pela crescente complexidade e volatilidade no cenário empresarial contemporâneo. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo primordial examinar o impacto das práticas de Environmental, Social e Governance (ESG) no engajamento dos colaboradores de uma instituição financeira brasileira. Para o levantamento de dados, foram utilizados dois instrumentos: a Utrecht Work Engagement Scale (UWES) de Schaufeli e Bakker (2004), e um questionário elaborado especificamente para este estudo, denominado EPPESG - Escala de Percepção de Práticas ESG. A amostra foi composta por funcionários da referida instituição financeira. A análise dos dados empregou metodologias de análise fatorial e regressão linear. Os resultados apurados demonstram uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre a implementação de práticas ESG e o incremento no engajamento dos colaboradores no ambiente laboral. A pesquisa revelou que a adoção das práticas ESG contribui de maneira significativa para o engajamento dos funcionários, explicando 44% da variação observada neste parâmetro. Este achado ressalta a importância de integrar políticas ESG robustas e claramente definidas nas estratégias organizacionais. A efetiva implementação dessas práticas não apenas atende a responsabilidades ambientais, éticas e sociais, mas também serve como um elemento propulsor na criação de um ambiente de trabalho mais estimulante e produtivo, impactando diretamente no engajamento e satisfação dos colaboradores.Tese Ensaios sobre a presença de público e escolhas dos torcedores no futebol brasileiro: novas arenas, liberação de bebidas alcoólicas e sócios-torcedores no futebol brasileiro pós Copa do Mundo de 2014(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-08) Dantas, Marke Geisy da Silva; Sampaio, Luciano Menezes Bezerra; http://lattes.cnpq.br/3807603064705018; http://lattes.cnpq.br/8300706811494344; Barbosa, Alexandro; http://lattes.cnpq.br/5747730761816822; Gasparetto, Thadeu Miranda; http://lattes.cnpq.br/3723600638014216; Borba, José Alonso; http://lattes.cnpq.br/3742827352808357; Macedo, Marcelo Alvaro da Silva; http://lattes.cnpq.br/4195343422847965Esta tese tem como tema central a influência de alguns fatores sobre a presença de público nos estádios de futebol no Brasil, assim como algumas escolhas dos torcedores deste esporte: são três ensaios para entender as mudanças recentes ocorridas no futebol brasileiro, após a Copa do Mundo de 2014 realizada no país. O primeiro deles visou analisar o impacto das novas arenas, em sua maioria construídas para o evento da Copa do Mundo, na média de público dos clubes brasileiros que disputam suas partidas nestes estádios. Via modelos de controle sintético, diferenças em diferenças e diferenças em diferenças two way fixed effects, não houve impacto significante de novas arenas na média de público dos clubes. O segundo ensaio visa mensurar o impacto da liberação de bebidas alcoólicas sobre comportamentos antissociais dos torcedores durante as partidas de futebol das duas principais divisões do campeonato brasileiro (séries A e B), de 2013 a 2018. Aproveita-se do fato de alguns estados e municípios terem mantido a liberação de bebidas em estádios, seguindo o acordo específico para a Copa do Mundo de 2014, formalizado pela Lei da Copa, mesmo que contrariando Lei federal. Os comportamentos antissociais são identificados por jogo, a partir do que é definido como tal pela lei nº 11.671/03. Os resultados, a partir de modelos de regressões logit e logit multinomiais, indicam evidência de efeito significativo da liberação de bebidas sobre comportamentos antissociais, sobretudo quando se consideram apenas os dados da Série B. Contudo, quando se divide os comportamentos antissociais por grupos, a liberação de bebidas alcoólicas apenas explica o grupo “arremesso de objetos”. O terceiro ensaio analisou a eficiência e a produtividade dos principais clubes brasileiros de futebol no período pós copa do mundo, através da Análise Envoltória de Dados, modelo Dinâmico em Rede, e Índice de Malmquist, considerando um modelo com três divisões: esportiva, social e financeira. Como segundo estágio, foram usados os modelos de regressão por equações de estimativas generalizadas (GEE) para identificar os determinantes da produtividade. Houve uma queda da eficiência e da produtividade dos clubes durante o período analisado. Existe também uma relação positiva da variação de número de sócios-torcedores com os índices de Malmquist Social e Financeiro. Os resultados dos artigos desta tese procuram contribuir com o entendimento do comportamento dos torcedores brasileiros e dos clubes no período pós Copa do Mundo de 2014, sobretudo de questões ligadas à presença de público nos estádios.Dissertação Ensino da gestão e o efeito do "mão na massa": reflexos da aprendizagem experencial utilizando o Design Thinking(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-30) Dantas, Tereza Raquel da Silva; Araújo, Maria Valéria Pereira de; Medeiros Júnior, Josué Vitor de; https://orcid.org/0000-0002-0361-9744; http://lattes.cnpq.br/5623264732330013; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0002-1619-7501; http://lattes.cnpq.br/0795012578932882; Brito, Max Leandro de Araújo; Gonçalves, Anderson Tiago PeixotoAs mudanças no cenário de gestão podem exigir a formação de profissionais que estejam preparados para lidar com o ambiente de constantes mudanças e incertezas, e que demanda o processo de ensino, ofertado pelas instituições, cada vez mais conectado entre os aspectos teóricos e práticos. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar a vivência da adoção da estratégia de ensino do Design Thinking, como forma de aprendizagem experiencial, junto a alunos da disciplina de Gestão da Inovação em um programa de mestrado profissional. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de natureza qualitativa básica, com adoção de roteiro de entrevista semiestruturado e posterior análise de conteúdo (Bardin, 2016), com auxílio do software Atlas.ti. A condução da disciplina seguiu as etapas e ferramentas propostas por Vianna et al. (2012) e observou-se como resultados que a aprendizagem da disciplina, seguindo as fases de imersão, ideação e prototipação, apresentou uma perspectiva positiva, em especial quando os entrevistados citam a aproximação com o cenário real de estudo, a dinâmica de trabalho em equipe e a possível aplicabilidade da solução desenvolvida na disciplina. Na aprendizagem da disciplina se observou o alto nível de detalhamento de alguns alunos, embora dado o lapso temporal da disciplina, mas que refletiu na “memória do conteúdo” e posterior aplicação dos conceitos aprendidos na atuação profissional.Tese Metodologias ativas no ensino superior de Administração: framework para avaliação do alinhamento metodológico às Diretrizes Curriculares Nacionais(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-10-19) Souza Neto, Pio Marinheiro de; Brito, Max Leandro de Araújo; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; https://orcid.org/0000-0003-2827-9886; http://lattes.cnpq.br/8629663810773172; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Felipe, Israel José dos Santos; Barreto, Lais Karla da Silva; Silva, Lucas Borges Leal da; Carvalho, Maria Luiza Azevedo deUm dos desafios centrais do Ensino Superior reside em atender às exigências por cursos de qualidade, em conformidade com os marcos regulatórios oficiais. Nesse contexto, alinhar os cursos às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) emerge como uma estratégia fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um Framework para avaliar o alinhamento metodológico de cursos de graduação em Administração com as mencionadas DCN’s. A metodologia adotada se baseia em três pilares essenciais: epistemológico, lógico e técnico. No pilar epistemológico é empregado um enfoque fenomenológico-hermenêutico. O pilar lógico utiliza uma base estrutural de pensamento pragmático-indutivo. Já no pilar técnico, a pesquisa assume uma abordagem exploratória e descritiva, com uma estratégia transformativa sequencial, envolvendo métodos qualitativos e quantitativos. A coleta de dados é realizada por meio de procedimentos observacionais de caráter não participante, utilizando levantamento documental com análise e interpretação por análise de conteúdo. A amostragem é não probabilística e intencional conduzida em etapas. Os resultados demonstram a aplicabilidade do Framework proposto, permitindo mensurar o alinhamento das metodologias com as DCN’s. Além disso, contribui para a discussão acadêmica sobre o tema. Entre as descobertas, o estudo revela percepções significativas sobre as metodologias ativas, destacando seu papel transformador ao criar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades interpessoais, trabalho em equipe e pensamento crítico. A adoção dessas metodologias estimula o engajamento dos estudantes, promovendo um ciclo positivo de proatividade, motivação e ambientação prática. O estudo evidencia que o Framework proposto possibilita uma avaliação/autoavaliação mais rigorosa e estruturada, que melhora a qualidade do ensino. Ele oferece insights sobre metodologias, impulsionando mudanças nas abordagens e favorecendo a adoção de métodos alinhados com as necessidades dos alunos. Além disso, coleta informações críticas para a conformidade regulatória, essenciais para a tomada de decisão nas instituições de ensino. Embora não pretenda substituir os modelos avaliativos existentes, o Framework proposto se revela capaz de determinar em que medida as metodologias estão em conformidade com as orientações das DCN’s, sendo inclusive adaptável para outros cursos. Sua implementação induz discussões pertinentes sobre práticas metodológicas, oferecendo uma perspectiva valiosa para gestores de curso, professores, alunos e a instituição como um todo.Dissertação O papel sócio empreendedor da ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios na Amazônia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-07-30) Silva, Giselle Alves; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706850H6; ; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Souza, Tereza de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793245A5Este trabalho consiste em um estudo de caso na Sociedade de Defesa dos Direitos Sexuais e Migratórios da Amazônia Sodireitos, cuja problemática central está em compreender como se dá a atuação empreendedora social da ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios na Amazônia. O objetivo central está em analisar a prática de Empreendedorismo Social na ONG Sodireitos em defesa dos direitos sexuais e migratórios. O método adotado analisou o processo de criação da ONG até os dias de hoje. Dados primários e secundários foram utilizados possibilitando a visualização da dinâmica de intervenção social praticada pela Sodireitos no campo dos direitos humanos e migratórios. Categorias de análises foram estabelecidas, sendo possível perceber na atuação da Sodireitos fortes sinalizadores que convergem para o empreendedorismo social como eixo norteador na busca por um modelo de desenvolvimento humano, social e sustentável.Tese Redes de empreendedorismo feminino: explorando a formação e interação por meio da lógica effectuation(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-06) Cortez, Ana Eliza Galvão; Araújo, Afrânio Galdino de; https://orcid.org/0000-0002-7294-2609; http://lattes.cnpq.br/9062687501625890; http://lattes.cnpq.br/5881657665523669; Andrade, Adrianne Paula Vieira de; https://orcid.org/0000-0003-3304-8812; http://lattes.cnpq.br/3586441259396470; Calazans, Dinara Leslye Macedo e Silva; Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira; Pereira, Fernando Antônio de Melo; Meneghatti, Marcelo RogerO objetivo desta pesquisa é compreender o processo de formação e interação de redes de empreendedorismo feminino na lógica effectuation. A partir da revisão de literatura realizada foram estabelecidas 14 proposições que foram verificadas em uma pesquisa de campo. O delineamento metodológico adotado é de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Fez-se uma imersão em uma rede de empreendedorismo feminino que tem suas atividades realizadas no estado do Rio Grande do Norte, onde foram coletados dados por meio de entrevistas semiestruturadas e observação direta. A análise se deu por meio de técnicas de análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas ti.V.23 para a organização, codificação e categorização dos dados. Foi possível constatar que a participação em uma rede de empreendedorismo feminino pode gerar gatilhos para o desenvolvimento da mulher enquanto empreendedora (ao ouvir as histórias de outras mulheres e se sentir parte de um grupo social); proporcionar benefícios para os empreendimentos, por meio da divulgação de negócios, acesso a novos contatos e aprendizado sobre gestão; e oferecer vantagens não financeiras, especialmente no âmbito do desenvolvimento pessoal das empreendedoras. Aspectos peculiares ao empreendedorismo feminino como as interações iniciais com laços próximos de amizade e família; a relação de confiança como principal elo entre as participantes e o conteúdo focado não somente em relações de trocas e benefícios para os negócios das empreendedoras, mas também no desenvolvimento pessoal, apoio mútuo e exploração de aspectos ligados ao universo feminino foram ressaltados. Os resultados nas análises corroboram as proposições préestabelecidas e subsidiam a configuração de um framework conceitual. O trabalho contribui com uma análise sobre as atividades de rede dinâmicas e complexas de mulheres empreendedoras, indo além de uma perspectiva de agência única para uma perspectiva mais colaborativa sobre o empreendedorismo por mulheres. O framework conceitual configurado pode auxiliar na gestão e delineamentos futuros tanto da rede analisada quando de outras redes de empreendedorismo voltadas para o público feminino e também auxilia formuladores de políticas públicas que necessitam de melhor compreensão acerca das relações e das redes de mulheres empreendedoras. Esta pesquisa demonstra como alguns resultados experimentados por participantes de uma rede de empreendedorismo feminino podem atenuar lacunas do gênero no empreendedorismo, tais como a dificuldade para participar de redes, baixa capacidade inovadora, falta de autoconfiança, falta de qualificação profissional, dificuldades em estabelecer estratégias de crescimento, pouco dinheiro para divulgação e problemas no âmbito financeiro.