PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica
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Navegando PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica por Assunto "aço AISI 52100"
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Dissertação Resposta termoacústica, vibracional e funcional de um sistema tribológico configurados por contatos secos e lubrificados(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-11) Dourado, Leonardo Augusto Moreira; Medeiros, João Telésforo Nóbrega de; Junior, Clodomiro Alves; http://lattes.cnpq.br/7441669258580942; Matamoros, Efrain Pantaleón; http://lattes.cnpq.br/5336356193599447; http://lattes.cnpq.br/3206952338356447; http://lattes.cnpq.br/3458616366419444; Lima, José de Anchieta; http://lattes.cnpq.br/0742445504420593Desenvolveu-se uma bancada para ensaios de rolamento axial, em laboratório, por variação do par “PV”, pressão de contato e velocidade relativa atuante em um sistema tribológico. Viabilizou-se um método para avaliação de danos por desgaste nos corpos de aço AISI 52100 em contato seco e lubrificado. As energias geradas e dissipadas no sistema foram medidas ao longo da vida do contato, através do monitoramento da potência elétrica fornecida ao motor da bancada, do aquecimento próximo ao contato, Tc-Ta [°C], da energia elástica vibracional, avaliada indiretamente pela velocidade global de vibração, VGV[RMS (mm/s)], da energia acústica dada pelo Nível de Pressão Sonora, NPS [dB]. Foi estabelecida uma hipótese investigativa e baseada nela foi desenvolvido três tipos de ensaios: a seco, lubrificados com óleos minerais contaminados e não contaminados em 10% de limalha de óxido de ferro, e ensaios com graxa de uso geral da NSK, grafitada e aditivada com bissulfeto de molibidênio (MoS2). Após os ensaios, os dados coletados foram tratados e analisados com a utilização das seguintes técnicas de análises: microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV), as quais permitiram avaliar o desgaste das superfícies em contato relativo. A bancada se mostrou eficaz no que diz respeito à sua aplicação e geração de dados significativos do desgaste dos materiais em contato de rolamento axial e respectiva avaliação dos óleos lubrificantes utilizados durante o processo.