IMD - Capítulos de Livros
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Capítulo de livro Uma revisão da literatura sobre sistemas computacionais de apoio ao tratamento de feridas(e-Publicar, 2021) Rocha, Carlos Diego Franco da; Silva, Bruno Santana da; Carvalho, Bruno Motta deA Informática tem contribuído para promoção da saúde. Entretanto, o que já foi feito para o tratamento de feridas? Este trabalho apresenta uma revisão da literatura para identificar um panorama de sistemas computacionais que apoiam o tratamento de feridas, na perspectiva do uso. Analisou-se a origem dos artigos, as partes abordadas no processo de tratamento de feridas, o apoio informacional oferecido e as características das soluções apresentadas. Os 30 artigos selecionados têm autores dos 5 continentes, incluindo o Brasil. Quase todas atividades do processo de tratamento de feridas foram abordadas, menos cobertura. Os artigos propuseram diversos apoios informacionais para o processo de tratamento de feridas, contemplando ensino, histórico, monitoramento e avaliação. Processam dados sobre paciente, ferida, tratamentos, casos clínicos, orientações sobre tratamento e prevenção. Suas funcionalidades envolvem cadastro, consulta, avaliação, histórico e orientações sobre tratamento de feridas e cadastro, consulta e histórico de saúde de pacientes.Capítulo de livro Estratégias didático-pedagógicas para a promoção do engajamento de universitários com dislexia(ABPEE - Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2021) Medeiros, Elaine Cristina de Moura Rodrigues; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Azoni, Cíntia Alves Salgado; Silva, Bruno Santana daA Educação em geral e de pessoas com dislexia em particular, ao longo do tempo, percorreu caminhos nem sempre fáceis, nem sempre justos e nem dignos. Durante séculos se considerava que estudar era um privilégio só de alguns. Felizmente, hoje, estudar é um direito alcançado para todos. O objetivo do presente trabalho é apresentar a dislexia, explicar como ela se apresenta num estudante universitário, evidenciar a importância da atuação docente pautada na eficácia do ensino, elencar estratégias didático-pedagógicas que venham contribuir com o desenvolvimento acadêmico do estudante com dislexia e destacar a importância do docente para o engajamento do universitário com dislexiaCapítulo de livro Uma matriz de análise de livros digitais(e-Publicar, 2022) Desidério, Camila Augusta; Andrade, Adja Ferreira de; Silva, Bruno Santana daEste trabalho apresenta diretrizes para avaliação de livros digitais incluindo aspectos de interatividade e de colaboração, com o intuito de auxiliar professores a incorporá-los em suas práticas pedagógicas. As diretrizes foram definidas a partir de uma revisão bibliográfica. Por meio de um estudo de caso que avaliou cinco livros digitais, foi possível analisar e validar o uso dessas diretrizes. Os livros digitais avaliados contemplam poucos recursos de interatividade e colaboração, apontando oportunidades ainda pouco explorada nestes materiais inovadores. Os resultados da avaliação com a matriz de análise proposta podem ser úteis a professores quando escolherem os materiais didáticos que vão utilizar.Capítulo de livro Análise da oferta de disciplinas de graduação na UFRN que versam sobre pessoas com deficiência(e-Publicar, 2022) Silva, Bruno Santana da; Andrade, Adja Ferreira deCursos de graduação devem contribuir para a formação de uma sociedade inclusiva. Para tanto, currículos devem conter disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência de modo a capacitar profissionais de todas as áreas para lidarem adequadamente com esse público. Em trabalho anterior, foram analisados todos os cursos de graduação presenciais da UFRN para identificar quais deles possuíam disciplinas que versam sobre pessoas com deficiência entre 2008 e 2017. Este trabalho relata uma continuidade dessa pesquisa com (1) análise da oferta dessas disciplinas no mesmo período e (2) comparação entre oferta e planejamento curricular. Os resultados apontaram muitos casos de consistência entre oferta e currículo, mas também casos de inconsistências, alguns deles críticos. Identificaram-se oportunidades de aumentar a frequência de oferta de disciplinas em alguns cursos, de modo adequar a diversidade de tipos de deficiência e de temas estudados na formação oferecidaCapítulo de livro Experiência de implantação da política de inclusão e acessibilidade da UFRN no Instituto Metrópole Digital(Editora Real Conhecer, 2025) Silva, Bruno Santana da; Araújo, Allana de Carvalho; Reis, Juliana Teixeira da Camara; Fechine, Ana Karine Ferreira da Silva; https://orcid.org/0000-0002-7689-8000