PPGEM - Doutorado em Estudos da Mídia
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Tese #Lifestyle: a imagem do corpo fitness feminino como produto de consumo no instagram(2018-12-11) Romero, Fernanda Gabriela Gadelha; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Alves, Edvaldo Carvalho; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Pavan, Maria Angela; ; Lucena Filho, Severino Alves de;A presente tese aborda o desejo de visibilidade midiática na cibercultura, a imagem do corpo fitness como produto midiático na sociedade do hiperconsumo, o narcisismo e a estética da existência vivenciada na sociedade contemporânea. A mídia e as tecnologias de comunicação estão progressivamente padronizando, rotulando o ideal de corpo, sugerindo um corpo perfeito, sarado, sem gorduras ou excessos, estimulando o consumo de bens e serviços. O culto à imagem do corpo fitness vem se tornando referência para as relações sociais; indivíduos tendem a se comunicar e a criarem vínculos através do mesmo objetivo: conquistar o corpo perfeito, aquele entendido como tal pela sociedade. Esse processo torna-se híbrido, segue uma tendência, e provoca uma mudança de vida que é compartilhada e recompartilhada, com seguidores adeptos do mesmo estilo. Essa tese teve como objetivo analisar a imagem do corpo fitness como estilo de vida e produto de consumo no perfil da Webcelebridade Priscila Soares no Instagram como forma de ecommerce. A pesquisa de caráter empírico analisou em profundidade as postagens da Webcelebridade durante os períodos de janeiro à setembro de 2018. Assim, conceituamos um modelo teórico-metodológico centrado em três categorias: a transformação, a interação e o compartilhamento da imagem do corpo fitness como produto de consumo no ciberespaço. Nesse sentido, foi possível compreender que as transformações nos corpos são capazes de alterar as práticas sociais nas quais estão inseridas, influenciá-las e modificá-las através das interações sociais e dos comportamentos por meio das instâncias de mediação e midiatizações de bens simbólicos e culturais de consumo. Compreendemos que a Priscila Soares tornou-se empreendedora de si mesma, e consequentemente alterando assim, as práticas sociais e simbólicas.Tese Metodologia da resistência: perspectivas para uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa(2019-02-26) Teixeira, Thays Helena Silva; Lacerda, Juciano de Sousa; ; ; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; ; Pavan, Maria Angela; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; García, Nicolás Lorite; ; Berti, Orlando Maurício de Carvalho;A investigação aborda a proposição de uma metodologia da resistência a partir da cidadania comunicativa como prática social dos sujeitos, tendo como espaço de investigação de campo as vivências do coletivo Lagoas do Norte, pra quem? em Teresina, Piauí (Brasil). Resistência refere-se aos processos de contestação social em que sujeitos em condições de desigualdade e exclusão atuam para a produção de visibilidade, busca por direitos e condições de existência. A sistematização da metodologia é articulada sob a ótica da práxis cidadã e resultante de movimentos transmetodológicos (MALDONADO, 2008). Pesquisa teórico-sistemática, pesquisa bibliométrica, pesquisa da pesquisa, pesquisa empírica com observação direta, entrevistas, diário de campo, participação no movimento foram os caminhos percorridos para o entendimento de uma racionalidade da práxis em cidadania comunicativa que pudesse arquitetar a metodologia da resistência constituída como objetivo geral desta tese. A pesquisa bibliométrica é efetuada em bancos de dados científicos na Ibero-América, na área de Comunicação em interface com a cidadania. As observações derivadas dessa análise desencadeiam uma reflexão fundamentada na ótica qualitativa da pesquisa da pesquisa (BONIN, 2012). Essas decisões metodológicas conciliadas com as vertentes teóricas da cidadania comunicativa trabalhadas em Maldonado (2008, 2011a, 2011b, 2012, 2015), Mata (2005, 2010) e em Camacho Azurduy (2001, 2005) se estruturam para a proposição de uma metodologia que possa ser agente no concreto real. Essas observações sobre metodologia agregam saberes para um entendimento da pesquisa científica que visa sugerir categorias analíticas metodológicas, tais como compreender as práticas comunicacionais e sociais a partir da cidadania comunicativa e perceber as táticas da resistência. A pesquisa empírica sistematiza dez práticas comunicativas de resistência articuladas pelo coletivo Lagoas do Norte, pra quem?, reverberando em processos complexos de visibilidade midiática e de produção de cidadania comunicativa em dispositivos não hegemônicos. A proposta de metodologia articulada a partir dessas decisões se estrutura figurativamente como a metáfora de um corpo. Está constituída em cinco partes, denominadas figuras metodológicas de resistência – cabeça (resistência), face (visibilidade), braços (interfaces e suportes comunicacionais), tronco (coletivo) e pernas (pesquisa comunitária). Elas apresentam sentidos isolados, mas se estruturam em conjunto, reiterando a noção de cidadania comunicativa como práxis, fundada em uma racionalidade dos sujeitos em resistência. A metodologia proposta não visa mimetizar os esquemas metodológicos, mas sim tencioná-los para processos de compreensão da comunicação que sejam mais densos e que não se distanciem da realidade social, dos que tradicionalmente não produzem o conhecimento científico. Assim, a metodologia direciona-se a uma compreensão da cidadania comunicativa enquanto práxis que proporciona processos emancipatórios.Tese Youtuber: o produtor de conteúdo do Youtube e suas práticas de produção audiovisual(2019-03-18) Leite, Rafaela Bernardazzi Torrens; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; ; Alves, Edvaldo Carvalho; ; Freitas, Eliane Tânia Martins de; ; Karhawi, Issaaf Santos; ; Gomes, Marcelo Bolshaw;Por meio desse estudo, exploramos a produção de vídeo no site YouTube e analisamos como as práticas dos produtores e consumidores de conteúdo audiovisual se estabelecem a partir da participação dos usuários na rede. Dessa maneira, o objetivo da pesquisa é compreender como se dá a construção de um YouTuber e de suas práticas no processo de produção do material publicado no site. Por meio da pesquisa observamos o trajeto dos produtores de conteúdo – PC Siqueira (canal MasPoxaVida), Kéfera Buchmann (canal 5incoMinutos), Luba (canal LubaTV), Whindersson Nunes (canal WhinderssonNunes) e Jout Jout (canal JoutJoutPrazer) – apresentando as características visuais dos vídeos selecionados para análise. Para isso, foram selecionados 14 vídeos de cada canal no YouTube, entre os anos de 2014 e 2018, totalizando 70 vídeos analisados. Entre os resultados obtidos está a identificação das relações do YouTuber com a sua audiência e a interferência que ela provoca no processo de criação, além das práticas relacionadas à produção do conteúdo, sejam elas relacionadas ao tipo de conteúdo em si ou à produção técnica do material audiovisual. A tese expõe apontamentos sobre esse material, elencando as principais características visuais e as práticas adotadas pelos YouTubers na criação dos conteúdos publicados na plataforma. A pesquisa apresenta a confirmação da hipótese de que há características recorrentes tanto nas práticas de produção quanto no conteúdo dos vídeos publicados no YouTube brasileiro, utilizando como escopo os YouTubers selecionados para a pesquisa. Com isso, elementos relacionados ao conteúdo tais como vídeos com formato de quadros com temáticas específicas, uso de botões de ação no quadro fílmico e chamada para interação do usuário, personagens da narrativa do canal, participações externas nos vídeos do canal, campanhas publicitárias, produtos dos YouTubers, relação com as marcas, são características que marcam a construção desse produtor de conteúdo como um indivíduo que estabelece estratégias de engajamento e conversação com usuários consumidores. Ainda no âmbito de características recorrentes nos canais, a pesquisa aponta para elementos que marcam a linguagem desenvolvida ao longo das produções dos YouTubers. Trata-se de práticas como a realização da produção do conteúdo audiovisual em ambiente residencial, pouco preciosismo na parte técnica da produção audiovisual, fala do YouTuber direcionada para a câmera, edição e montagem do vídeo, aplicação de conteúdo imagético externo em conjunto com o conteúdo principal do vídeo e uso de efeitos visuais. Desse modo a tese, por meio da análise e interpretação do material, aponta questões emergentes sobre o material publicado no YouTube. A pesquisa resulta na confirmação da hipótese de que, na produção de conteúdo audiovisual no YouTube no Brasil, há características recorrentes tanto nas práticas de produção quanto no conteúdo dos vídeos publicados nos canais dos YouTubers selecionados.Tese O conceito de autoria como valor: um intercâmbio entre arte e mercado na história cultural do cinema(2019-06-04) Bittencourt, Gustavo Henrique Ferreira; Silva, Josimey Costa da; ; ; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; Silva, Marcel Vieira Barreto; ; Carreiro, Rodrigo Octávio D'Azevedo;Esta tese pressupõe o conceito de autoria no cinema como um princípio central para a história cultural desse meio de expressão artístico-midiática. Presume-se que o autor é uma noção idealizada do imaginário constituído pelas discussões estéticas e culturais que envolvem várias instituições produtoras de discursos, dentre elas, publicações especializadas da crítica, estudos de cinema no meio acadêmico, circuito de festivais internacionais e mercado de produtos cinematográficos. Isso nos leva a questionar: como valores artísticos-culturais se associam a técnicas para visibilidade de obras por parte do mercado de distribuição de modo a despertar sensibilidades e obter reconhecimento por parte dos analistas e espectadores? Propõe-se, neste estudo, a articulação de um conjunto de pressupostos teóricos e conceituais relacionados ao pensamento cinematográfico que envolvem os termos cinefilia, história e teorias do cinema, cinema de arte como instituição e um modo de prática cinematográfica, marcas de autoria e star system (BAECQUE, 2010; SARRIS, 2010; BORDWELL, 2005; NEALE 2002; DE VALCK, 2007; STAIGER, 2003; CORRIGAN, 2003; ELSAESSER, 2012; GRAY, 2010; MORIN, 1989). O conceito de autoria, nesse cenário, surge como fonte originária de reverberação de valores que incidem nos significados relacionados às noções sobre arte e indústria, produzindo um intercâmbio acrítico entre as ideias de autor como representação artística ou como marca para promoção de produtos culturais no mercado de comunicação comercial.Tese Crise brasileira e conflitos discursivos: sociabilidades e emoções nas conversações das páginas das revistas Veja e Carta Capital no Facebook (2015-2016)(2019-06-06) Oliveira, Geilson Fernandes de; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; ; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Braga, Adriana Andrade; ; Mendes, Marcilia Luzia Gomes da Costa;Esta tese analisa as conversações estabelecidas no espaço dos comentários das páginas das revistas Veja e Carta Capital no site de rede social Facebook durante os anos de 2015 e 2016, considerando o cenário de crise política e econômica brasileira e atentando para as sociabilidades forjadas neste contexto e as emoções que são reverberadas pelas trocas simbólicas efetivadas na rede. Para tanto, são utilizados os pressupostos da Etnometodologia e sua abordagem sobre a Análise da Conversa, a fim de se compreender os métodos culturais utilizados pelos comentadores para dar sustentação à prática da conversa e sentido aos seus posicionamentos. Os resultados indicam a predominância da sociabilidade do conflito nas conversações engendradas, os quais se dão em torno principalmente dos fatores que compõem a crise política e econômica brasileira, sendo premente a presença de emoções controversas na tessitura e produção de seus sentidos, com destaque para a raiva, o ódio e o ressentimento, elementos que apontam incongruências com significados representativos da sociedade brasileira como sendo alegre, cordial e acolhedora. Identifica-se, com efeito, a emergência de uma gramática sociocultural particular para lidar com os acontecimentos em curso e seus reflexos para as relações sociais – acirramento do conflito e irrupção de sensos e horizontes de moralidade e justiça – aspectos que indicam transformações em torno das formas de convívio no Brasil contemporâneo.Tese Caricaturas e mascotização política na Paraíba: estratégias do marketing e linguagem da publicidade infantil nas mídias de campanha eleitoral(2019-09-23) Silva, Marcelo Rodrigo da; Costa, Sebastião Guilherme Albano da; ; ; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; Nobre, Itamar de Morais; ; Justino, Luciano Barbosa; ; Silva, Luiz Custódio da;Este estudo investiga o fenômeno do uso das caricaturas (LIMA (1963), ERBOLATO (1981), MELO (1983), BERGSON (1983), PORTO (2012)) como mídia de propaganda políticoeleitoral (CÂNDIDO (2010), GOMES (2012), MOREIRA (2004)) na Paraíba, tomando como base de observação as campanhas eleitorais de 2012, 2014 e 2016 naquele Estado. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida de forma transmetodológica (MALDONADO, 2012) com base na proposição de dois pilares de investigação: um com foco na criação (a própria mensagem e a produção de sentidos) e outro com foco nos criadores (a estratégia por trás das práticas sociais). O primeiro deles se concentrou sobre o estudo da produção de sentidos nas peças publicitárias. Foram analisadas as caricaturas utilizadas como mídia de campanha eleitoral, tomando-se como base as contribuições da Teoria Semiótica peirceana (SANTAELLA (2002 e 2007), MACHADO (2007), SONESSON (2007), PEIRCE (2010), PEREZ (2011)). O segundo pilar de investigação se ateve ao estudo das práticas sociais que permeiam todo processo criativo das caricaturas. Nessa etapa, foram entrevistados os atores sociais envolvidos no processo de criação dos desenhos e no planejamento das campanhas. As entrevistas foram analisadas sob a luz das contribuições da Análise do Discurso de linha francesa (MAINGUENEAU (1997 e 2008). A partir das discussões desenvolvidas, chegou-se ao conceito de mascote política e, por conseguinte, ao conceito de mascotização política. Também foi identificada a adoção da linguagem da publicidade infantil (MONTIGNEAUX (2003), VELOSO (2012)) como estratégia de marketing político (QUEIROZ (2006), RIBEIRO (2006), TORQUATO (2014)) que determinou o uso das mascotes políticas como mídia de campanha eleitoral na Paraíba.Tese Vínculos de ancoragens e enquadramentos temáticos: olhares itinerantes às interações midiatizadas em grupo(2019-09-30) Cavalcante, Fernando Luiz Nobre; Hanke, Michael Manfred; ; ; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; Aires, Janaine Sibelle Freires; ; Reis, Raul; ; Lima, Marcus Antônio Assis;A interdependência de membros de um grupo fecunda-se na experiência interativa da linguagem. Em um grupo hipermidiatizado, no qual a troca de ideias pode se dar por enquadramentos temáticos, restou à forma o aspecto empírico de entendê-lo transpondo o conteúdo. A tese investiga as interações dos atores de um grupo de WhatsApp que, vinculado a uma política diplomática estadunidense, propaga noções de empreendedorismo startup no Brasil. Instrumentalizou-se o método de triangulação da pesquisa de mídia, com estudos quantiqualitativos alicerçados pela observação participante oculta por meio de um diário aberto aos componentes do grupo. A tese considera que funcionalidades técnicas de representação da escrita, da fala e dos gestos, pela interação midiatizada, simbolizam as intenções e emoções, forjam as representações dos atores e roteirizam as narrativas de um grupo em uma rede informal – a qual foi considerada como elo a uma política mídia. Empiricamente comparável com o medium da linguagem na comunicação face a face, as funcionalidades técnicas do dispositivo do enunciado, metaforicamente, figuraram a suposição de mensurar uma comunicação face a face midiatizada. Pela aplicação dos estudos de quadros (frames) de interação de Erving Goffman, o humano e o não humano se abraçam à complexidade das interações hipermidiatizadas e “datatizadas”, conforme a tese explora teoricamente, imbricando-se na rede alemã de pesquisa intitulada Figurações Comunicativas. Por ancoragens de interação, foi categorizado o fato de que as seguintes funcionalidades técnicas são marcadores de aberturas e fechamentos, parênteses internos de uma temática conversacional: notificações; caracteres da escrita; imagens técnicas, áudios e símbolos; bem como as distintas temporalidades da ordem sequencial da interação. O mapeamento de vínculos de efervescência, de modelagem, de reconhecimento e de temporalidade de uma interação contrapõe que enquadramentos temáticos possam propor categorias de adesões e entrelaçamento em grupo acerca de uma suposta opinião pública, urgente a novos mecanismos empíricos.Tese O audiovisual paraibano: uma proposta de cartografia espacial, social e midiática(2019-11-08) Canuto, Kleyton Jorge; Pavan, Maria Ângela; ; ; Lacerda, Juciano de Sousa; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Coradini, Lisabete; ; Costa, Antônio Roberto Faustino da; ; Lira, Bertrand de Souza;Esta pesquisa realiza uma cartografia do cenário audiovisual paraibano em seus aspectos quantitativos e qualitativos. Quando falamos de cartografar é alargar o que se entende por mapeamento da produção audiovisual da Paraíba. Mapear seria uma contagem e mostrar o que é relevante no território estudado. Nesta pesquisa faremos um registro documental descritivo de todas as ações dentro do território mapeado. Vamos mostrar os aspectos sociais, as influências dos grupos e pontos de contato entre os produtores de audiovisual. O que eles abordam em suas produções, o que aparece nas imagens captadas (as possibilidades das mudanças de paisagem nas produções). A pesquisa analisará o contexto macro e dentro de cada território produtivo buscará os gradientes motivacionais da produção audiovisual. Isso gerará um mapa movente e relevante que orientará as políticas públicas e os futuros produtores audiovisuais da Paraíba e nordeste. Para isso, temos como objetivos: 1) refletir sobre o papel do audiovisual na cidadania comunicativa e cultural; 2) analisar o histórico das políticas públicas municipais, estadual e federal voltadas para o audiovisual no Estado da Paraíba. Vamos construir um mapa da cadeia produtiva; bem como enxergar os processos de midiatização de grupos e entidades da sociedade civil a partir da produção audiovisual. O caminho será a partir da transmetodologia, com aproximações entre a cartografia e a etnografia através da técnica de observação-participante. A pesquisa foi desenvolvida predominantemente a partir da leitura de Jesús Martín-Berbero (2001; 2004; 2014), Milton Santos (2006; 2013), Gilberto Gimenez (1999) Alberto Efendy Maldonado (2011; 2012), Graeme Turner (1989), Fernando Trevas Falcone e Lara Amorim (2013) e Wills Leal (2007a; 2007b). Busca-se aqui um distanciamento da perspectiva da produção audiovisual enquanto indústria cultural de modelo hegemônico de entretenimento. Colocamos foco nas trocas e parcerias na construção de políticas públicas e ações dentro dos festivais para ampliação da produção audiovisual na Paraíba.Tese Influenciadoras digitais de moda e beleza no Instagram: estratégias comunicacionais, institucionalidades e consumo midiatizado do público feminino(2019-12-17) Fonsêca, Mayara de Sousa Guimarães; Lacerda, Juciano de Sousa; ; ; Barreto Filho, Eneus Trindade; ; Silva, Fernando Firmino da; ; Gomes, Marcelo Bolshaw; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado;Esta tese se propõe compreender o surgimento e a institucionalização de influenciadoras digitais de moda e beleza a partir das estratégias comunicacionais adotadas no aplicativo Instagram para influenciar o consumo no universo feminino por meio de estudo de caso de cinco perfis selecionados (@camila_morais_, @achadinhosdanega, @ricademarre, @nicolepinheiro e @thuanyazevedo), com o intuito de caracterizar o consumo virtual feminino e suas transformações no século XXI mediatizado pelas mídias sociais digitais, com enfoque no Instagram, analisar como ocorre a interação entre as influenciadoras digitais de moda e beleza – selecionadas para este estudo de caso –, comparando as postagens no feed de notícias e no instastories a fim de verificar quais estratégias utilizam para fomento do consumo, apontar os impactos provocados no mercado publicitário com o surgimento dos influenciadores digitais no Instagram, apresentar as diferenças e confluências entre os conceitos de formador de opinião e influenciador digital e compreender o consumo midiatizado dos seguidores, enfatizando gostos e preferências de acordo com as curtidas e comentários no feed de notícias. Defende-se o pressuposto de que o nível de interação no aplicativo Instagram entre influenciadores digitais e seus seguidores define sua institucionalização. Assim, entende-se que os autores denominados influenciadores digitais estão em fase de consolidação no sistema publicitário ao associarem seu estilo de vida aos produtos e serviços que divulgam, os quais utilizam estratégias comunicacionais, que passamos a denominar como “produto-experiência” e “serviço-experiência”. O quadro teórico-metodológico desta tese apresenta como predominantes os estudos da Influência, sob a perspectiva da teoria “two-step flow” representados sobretudo pelos estudos de Paul Lazarsfeld (1955); Midiatização (HJARVARD, 2014, FAUSTO NETO, 2008, HEPP, 2014, VERÓN, 2014); Influenciadores digitais (KARHAWI, 2018, FINDLAY 2015, ROCAMORA, 2011) e do Consumo Midiatizado (TRINDADE e PEREZ, 2016), Interação (THOMPSON, 2018) e Publicidade Expandida (TRINDADE, 2017). As análises se fundamentam no monitoramento dos perfis do Instagram das cinco influenciadoras, durante um período de 60 dias, por meio da observação sistemática do tipo não participante. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa, tem como base as métricas definidas pela autora e sistematizadas em planilha do programa Excel para atingir os objetivos específicos desta tese. Para a análise dos dados foi aplicada a Análise de Conteúdo. Em paralelo, aplicouse o instrumento de coleta de dados, entrevista, com as influenciadoras, em dias e horários distintos, de forma individual, via aplicativo de celular. A etapa qualitativa é complementada pela seleção das cinco postagens no feed de notícias do Instagram de cada influenciadora que tiveram maior número de comentários.Tese Práticas da comunicação pública no contexto digital: o Senado Federal no Facebook(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-02) Ferreira, Karla de Lourdes; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; ; Cruz, Adriano Charles da Silva; ; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; ; Sampaio, Rafael Cardoso; ; Lima, Maria Erica de Oliveira;Esta tese investiga as práticas de comunicação pública no Facebook do Senado Federal do Brasil. Os objetivos são analisar os tipos de informação e as características das publicações (linguagem, critérios de seleção dos assuntos, uso de recursos audiovisuais); as situações de interação e a forma de posicionamento do Senado Federal nos comentários; os questionamentos direcionados à página e como essas demandas são solucionadas; as conversas (comportamento dos participantes, assuntos discutidos, expressão de sentimentos) na publicação que obteve a maior quantidade de comentários no período estudado; e quais dos pré-requisitos da comunicação pública (transparência, acesso, interação, ouvidoria) estão presentes no Facebook. A coleta do material foi realizada pelo aplicativo Netvizz entre julho e dezembro de 2017. Os métodos adotados são a Análise de Conteúdo e a Hermenêutica de Profundidade. Uma entrevista com o coordenador do núcleo de mídias sociais se fez necessária para compreender melhor a dinâmica do trabalho de comunicação do Legislativo nas redes sociais virtuais. A discussão teórica se baseia nos conceitos de comunicação pública e dos seus pré-requisitos e aborda ainda a visibilidade de instituições públicas no contexto digital, a ação e impacto do algoritmo do Facebook no acesso a informações políticas e experiências de governos na internet. Os resultados mostram que a divulgação de publicações cumpriu com os requisitos de oferecer acesso e dar transparência às informações de interesse público, mesmo que nem tudo o que ocorre no Senado Federal seja publicado no Facebook. As perguntas dos seguidores que foram respondidas denotaram temas de interesse público, como as novas regras da reforma trabalhista. Porém, em relação à totalidade dos comentários deixados nas publicações no período analisado, constatou-se que os momentos de interação entre o Senado Federal no Facebook com seus seguidores foram ínfimos. No geral, os comentários de uma publicação sobre a reforma trabalhista expressaram a falta de confiança nas instituições políticas e em seus representantes e o descontentamento com a política brasileira, exibidos nas trocas comunicacionais entre os participantes. Pode-se dizer que os pré-requisitos da comunicação pública estão presentes na página, todavia as práticas desse tipo de comunicação no ambiente virtual continuam sendo um desafio no que tange a garantir uma experiência plena de transparência e interação.Tese Midiativismo e participação política em redes sociotécnicas: estratégias discursivas de coletivos brasileiros no processo eleitoral de 2018(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-05-21) Ramalho, Raul; Maia, Kênia Beatriz Ferreira; Alves, Anabela Maria Gradim; ; ; ; Suzina, Ana Cristina; ; Veloso, Maria do Socorro Furtado; ; Paulino, Roseli Aparecida Figaro;O contexto tecnológico atual possibilita que atores diversos, em grupo ou de forma individual, produzam e distribuam conteúdos, com potencial de se tornarem relevantes, devido à popularização das tecnologias da informação e comunicação (TICs), principalmente a internet e os sites de redes sociais digitais (mídias sociais). Esta situação reconfigura as maneiras de empreender ações de contestação social por meio do ativismo, conformado pela permanente atualização dos dispositivos midiáticos, possibilitando a emergência de coletivos midiativistas que produzem discursos contra-hegemônicos, ou não hegemônicos, dando novos contornos às formas de participação política, esta entendida no sentido amplo, além dos processos relativos a tomadas de decisão em âmbitos institucionais. Neste contexto, esta investigação tem o objetivo de delinear a relação entre midiativismo e participação no sentido de entender se a citada prática ativista por meio da mídia representa uma ampliação das possibilidades de participação. A pesquisa toma como exemplo as estratégias discursivas de dois coletivos midiáticos, a Mídia Ninja (MN) e os Jornalistas Livres (JLs), durante o processo eleitoral brasileiro de 2018. Para realizar a análise foram selecionadas 30 postagens com maior engajamento de cada grupo (60 ao todo), nas suas respectivas páginas no Facebook. A Análise de Discurso Textualmente Orientada, baseada na concepção tridimensional do discurso (texto, produção discursiva e prática social), e a Análise Crítica do Discurso (ACD) foram utilizadas como metodologia. A rede teórica que embasa o estudo trata de questões referentes à reticularização sociotécnica da sociedade, midiatização e o que isso significa para os processos de participação política; os aspectos relativos a mídia alternativa, ciberativismo, net-ativismo, midiativismo e midialivrismo (mídia livre) e ao entrelaçamento destes com o jornalismo. Como resultados, a investigação revela que a relação entre midiativismo e participação política é profícua e substantiva, sendo positiva para democracia, quando busca a justiça social e a defesa dos direitos humanos. Assuntos, movimentos e grupos, por vezes marginalizados nos debates públicos (a eleição é um deles), encontram vias de representatividade por meio do midiativismo, algo percebido na materialidade enunciativa da MN e dos JLs, configurando uma ampliação das possibilidades de participação. A partir da interpretação dos enunciados dos coletivos considerando oito categorias (formatos, intertextualidade e interdiscursividade, gêneros textuais, ethos, caracterização dos candidatos, tematização, participação e midiativismo), a pesquisa mostra que os discursos da MN e dos JLs foram organizados de modo a apoiar candidatos de esquerda (principalmente o presidenciável Fernando Haddad, do PT), atrelando a este apoio vários temas ligados a causas progressistas (feminismo – o movimento #EleNão principalmente -, antirracismo, defesa da democracia, LGBT etc.), constituindo, mesmo com as contingências (superficialidade e silenciamentos) importantes esferas de contraponto em face ao avanço de discursos de ódio nas redes digitais. Nota-se ainda que o midiativismo dos grupos não é puro, é apenas umas das formas de se expressar. Valendo-se das possibilidades das ações midialivristas, a MN e os JLs apresentaram uma linguagem híbrida, misturando marcadores das práticas jornalística e propagandística (com predominância da última) e transitando entre os ativismos digital e de mídia social (sem ir às ruas para fazer o registro midiático), para participar politicamente do processo eleitoral brasileiro de 2018.Tese Infância, consumo e mídia: um mapa das múltiplas mediações de crianças visibilizadas nas redes sociais on-line(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-06-23) Othon, Renata Alves de Albuquerque; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; ; ; Ponte, Maria Cristina Mendes da; ; Marôpo, Lidia Soraya Barreto; ; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; ; Gomes, Marcelo Bolshaw;A mídia tem sido apontada, principalmente desde o consumo de televisão, como a protagonista no processo de desaparecimento da infância. Em continuidade, as tecnologias de informação e comunicação e o acesso ubíquo a conteúdos publicizados em rede potencializaram os embates no campo discursivo da infância moderna para a contemporânea. Vistas ora como sujeitos vulneráveis e frágeis, que estão perdendo sua essência em face dessa nova categoria de consumo, ora como indivíduos empoderados, as crianças são constantemente colocadas em narrativas que debatem o que é apropriado para elas, e o que não condiz com sua condição. Em face dessa conjuntura, esta tese relaciona os processos comunicacionais das crianças nas redes sociais on-line à emergência da infância na contemporaneidade. Questiona-se que estruturas, sentidos e práticas relativos ao consumo de sites de redes sociais limitam a forma com que as crianças podem agir, e possibilitam as suas práticas na construção social da infância. Com base nesta problemática, defende-se que infância contemporânea é constituída por um processo de reconfiguração mediado pelas lógicas de consumo material e simbólico, iniciadas na globalização cultural do século XX, e pelas mediações comunicativas da cultura, nas figuras da tecnicidade e da midiatização. Ambas povoam os processos de socialização das crianças e organizam práticas e sentidos que definem identidades, culturas de pares, culturas globalizadas e formas desiguais de vivenciar a infância, amparadas por contextos socioeconômicos e políticos. Além disso, aponta-se outros circuitos de ação e mediação que dão continuidade às definições modernas de infância e/ou também são determinantes para o seu entendimento na contemporaneidade. Dentre eles, a ludicidade; a cultura de pares; a cultura visual; as relações intergeracionais; as dinâmicas de vigilância; e os parâmetros de sociabilidade do ponto de vista do capital social, econômico e cultural (BOURDIEU, 1980, 1986; RECUERO, 2009). O aporte teórico-metodológico é fundamentado na Teoria da Estruturação (GIDDENS, 2003), nos Estudos da Infância (BUCKINGHAM, 2007; CORSARO, 2011; PROUT; JAMES, 1997; SARMENTO, 2008, 2013; SARMENTO; PINTO, 1997; QVORTRUP, 2010) e na Teoria das Mediações (MARTÍN-BARBERO, 2002, 2009a, 2009b, 2014). Os resultados são verificados após a aplicação da Análise de Conteúdo Temática (BARDIN, 2011) à transcrição dos diálogos de seis grupos focais (N=28) realizados em duas escolas da cidade de Natal, entre crianças de 10 a 12 anos, estudantes do sistema público e privado de ensino. A etapa qualitativa é complementada pela interpretação de dados quantitativos produzidos e disponibilizados pelo Cetic.br a respeito do panorama de consumo de tecnologias de informação e comunicação no Brasil. Propõe-se, com base nas experiências das crianças participantes, o conceito de infância nostálgica para demarcar a existência de continuidades e descontinuidades relativas ao ideal moderno de infância. Tal conceito é apresentado como uma noção operatória em vias de exploração e como um processo em andamento, o qual deve ser entendido e problematizado em consonância com as transformações, emergências e tensões de um tempo contínuo.Tese A narrativa imagética e sonora em Amorteamo (2015)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-10-02) Souza, Carla Patrícia Oliveira de; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; ; http://lattes.cnpq.br/6431664423425888; Souza, Daniel Rodrigo Meirinho de; ; http://lattes.cnpq.br/9921846039591174; Barreto Filho, Eneus Trindade; ; http://lattes.cnpq.br/1421349592402127; Santana, Gilmar; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; Marques, Márcia Gomes; ; http://lattes.cnpq.br/8378093585349941Esta pesquisa se propõe a estudar as ficções seriadas televisivas, sobretudo as que contêm elementos fantásticos na sua narrativa. Dessa maneira, selecionamos a minissérie Amorteamo (2015), de direção geral de Flávia Lacerda e veiculada pela Rede Globo de Televisão, como nosso objeto de estudo. Essa minissérie foi inspirada livremente na obra Assombrações do Recife Velho (2008), de Gilberto Freyre, e em outras fontes, como o filme em stop motion A noiva cadáver (2005), de Tim Burton. Refletimos sobre Amorteamo a partir dos principais elementos que compõem essa narrativa sobrenatural ambientada no Nordeste: a lenda tradicional e a sua circulação na contemporaneidade, o melodrama e a literatura fantástica são abordados, bem como a estética e a musicalidade das cenas. O expressionismo alemão é o conceito visual trabalhado na obra, representado nos cenários disformes e desgastados e também no figurino dos personagens. O som é enaltecido na obra audiovisual por meio das cenas musicadas, por isso instauramos uma compreensão sobre o imbricamento presente entre as imagens expressionistas e a sonoridade de Amorteamo. Para realizar tal interpretação, buscamos a semiótica da cultura de origem russa, representada pelo linguista Iúri Lótman (1996) e pela pesquisadora brasileira Irene Machado (2003), uma vez que essa teoria nos fornece categorias de análise que nos permitem discutir toda a simbologia presente nas imagens e nos sons da minissérie. A tese que norteará a pesquisa em Amorteamo busca pensar a construção de sentidos que exalam dos sistemas semióticos da cultura na narrativa imagética e sonora, especialmente os que dialogam com a dicotomia vida e morte. No nosso percurso interpretativo, somadas a dos autores já citados, utilizamos principalmente as contribuições teóricas dos semioticistas Ramos (2007), Américo (2017), além de Todorov (2006), Propp (1984), Greimas (1973), Eisner (1985), Lira (2013), Chion (2016), Rodriguez (2006), Lurie (1997) e Leite e Guerra (2002).Tese A produção de notícias em formato híbrido no telejornalismo de rede da TV Globo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-01-07) Andrade Neto, Luís Boaventura de; Sousa, Jorge Pedro de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; 08981107858; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; http://lattes.cnpq.br/1331033759912878; 04156575470; http://lattes.cnpq.br/2576650794813397; Cruz, Adriano Charles da Silva; 00860006409; http://lattes.cnpq.br/3052471951752715; Gomes, Marcelo Bolshaw; 62779206772; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Maciel, Betania; 18977340420; Sousa, Jorge Pedro de; 00000000000Esta tese surgiu a partir da hipótese da falta de uma bibliografia específica que aborde de modo integrado, sistemático e significativo as hibridizações feitas nos novos formatos de notícias que não se enquadram nas nomenclaturas clássicas existentes e avança nos conceitos já estruturados pelos teóricos que desenvolveram importantes estudos sobre o newsmaking. Apresenta também uma análise teórica comparativa entre a linguagem do telejornalismo e a tecnologia disponível naquele momento. Quanto à abordagem do assunto, caracteriza-se como uma pesquisa de métodos mistos. Assim, em um momento inicial a abordagem é quantitativa e depois passa a ter um caráter qualitativo. Para definição do corpus de pesquisa, optou-se pela construção de três semanas com a análise das edições de cada um dos cinco telejornais (Hora 1, Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo) exibidos nacionalmente pela TV Globo. No total, foram: 15 edições do H1, o que representa 28 horas, 12 minutos e 3 segundos; outras 15 do BDBR, com mais 15 horas, 54 minutos e 8 segundos; 18 do JH, cuja soma resulta em 11 horas, 50 minutos e 54 segundos; outras 18 do JN representando em tempo por 13 horas, 22 minutos e 4 segundos; e por fim mais 15 do JG, com outras 9 horas, 5 minutos e 36 segundos. Assim pode-se construir o perfil de cada telejornal e chegar a um retrato do programa noticioso em si somando todos os dados e, estatisticamente, apresentou-se uma representação dos jornais de rede da TV Globo. Analisou-se também qualitativamente, para isso foi criado o que denominou-se, neste trabalho, de Planilha de Parâmetros, nela foram identificados 18 formatos híbridos, que também ganharam conceituação, descrição e exemplificados: Ao vivo coberto; Ao vivo direto; Ao vivo ilustrado; Cabeça ao vivo; Cabeça ilustrada; Nota coberta do repórter; Nota direta; Nota ilustrada; Nota pé ao vivo ; Nota pé coberta; Reportagem ao vivo; Retomada; Stand-up coberto; Stand-up completo; VT do apresentador; VT em conjunto; VT repartido; e, VT sonora. Os objetivos gerais e específicos da Tese foram atendidos a partir do trabalho com o fenômeno de hibridização dos formatos de notícia e ao mostrar o quanto a tecnologia influencia na linguagem do telejornalismo.Tese Comunicação e poder no Facebook: da autonomia à automação na era do capitalismo informacional(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-22) Silva, Mayara Karla Dantas da; Veloso, Maria do Socorro Furtado; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; 59670886449; http://lattes.cnpq.br/2568499843473943; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215; http://lattes.cnpq.br/0204902753152866; Dutra, Manuel José Sena; http://lattes.cnpq.br/2597192749872675; Marques, Francisco Paulo Jamil Almeida; http://lattes.cnpq.br/5523350812734008; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; http://lattes.cnpq.br/8600703674458800; Gomes, Marcelo Bolshaw; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619Esta pesquisa tem como tema a convergência entre dois eixos: a comunicação e o poder. Inserida no campo dos estudos da mídia, a tese aborda como as relações de poder, que são construídas por processos de comunicação, estão emergindo em meio ao “capitalismo informacional” (CASTELLS, 1999) e à “economia da atenção” (GOLDHABER, 1997; BENTES, 2018). Mais exatamente, a tese questiona como o Facebook, uns dos produtos dessa nova lógica comercial, vem reestruturando a interface entre comunicação e poder. Diante disso, a pesquisa busca reiterar o argumento de que as relações de poder são construídas na mente, a partir de processos de comunicação, e que, portanto, estratégias psíquicas são mais efetivas e potentes do que o uso da força, da disciplina e do controle. Argumentamos que para além do poder duro (FOUCAULT, 1979; 1987) e do poder suave (FOUCAULT, 1979; 1987; DELEUZE, 1992), que atuam mediante aparelhos repressivos e ideológicos e que usam da violência, de normas e da vigilância para dominar, respectivamente, estamos diante de novos agenciamentos de dominação, marcado pelo “poder inteligente” (HAN, 2018a), uma instância do poder que opera mediante estratégias psíquicas, a partir do uso das tecnologias digitais da comunicação e da informação, para seduzir, atrair, persuadir e influenciar o pensamento e o comportamento dos sujeitos. Nesse sentido, buscamos compreender, a partir do Facebook, como a plataforma atua não só como agente midiático e mercadológico, mas também como agente político e de que modo sua ação, sustentada pelo capitalismo informacional e pela economia da atenção, está reestruturando a relação entre a comunicação e o poder, na contemporaneidade. Para tanto, tomamos a cartografia como metodologia, por reconhecer o aspecto rizomático do objeto (DELEUZE & GUATTARI, 1997; SANTOS, 1988; ROLNIK, 2007; KASTRUP, 2007; KIRST et al., 2003). Concluímos que o hiperfluxo informacional, promovido pela topologia distribuída de rede, ainda que reflita no aumento da emissão, vem contribuindo com a redução do processo de comunicação, portanto, favorecendo as novas relações de poder e que o Facebook, mediante o uso de estratégias mercadológicas opacas, com sérias implicações sociais e políticas, representa um agente importante dessa mudança, pois, seu modo de agir promove tanto o aumento da emissão e decisões automáticas, quanto a redução da ocorrência efetiva da comunicação e da autonomia dos agentes sociais.Tese Câmera na mão! Protagonismo de mulheres no cinema brasileiro contemporâneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-06-02) Oliveira, Lady Dayana Silva de; Costa, Maria Helena Braga e Vaz da; ; http://lattes.cnpq.br/5114110813711387; ; http://lattes.cnpq.br/2849520701741705; Dantas, Daiany Ferreira; ; http://lattes.cnpq.br/4474613692813941; Beleli, Iara; ; http://lattes.cnpq.br/1117543612370230; Pavan, Maria Ângela; ; http://lattes.cnpq.br/2258546985285753; Lima, Maria Érica de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6732708640687417Esta tese apresenta uma análise de seis filmes brasileiros e contemporâneos, dirigidos por cineastas mulheres, com o objetivo de investigar e compreender como se dá a produção de sentido no contexto da construção do protagonismo de mulheres no trabalho de produção cinematográfica e nas formas de representação da mulher em suas narrativas. As cineastas e os filmes investigados e analisados nesta tese são: Adriana Vasconcelos (DF) e o filme Mãe (2018); Cristiane Oliveira (RS) e o filme Mulher do Pai (2016); Glenda Nicácio (BA) e o filme Até o fim (2020); Laís Bodanzky (SP) e o filme Como Nossos Pais (2017); Jorane Castro (PA) e o filme Para Ter Onde Ir (2018); e Roberta Marques (CE) e o filme Rânia (2012). A investigação foi norteada pelas seguintes indagações: Como são trabalhadas as noções do protagonismo de mulheres nessas obras cinematográficas dirigidas por mulheres no contexto do cinema brasileiro contemporâneo? Como tem se desenvolvido a trajetória das cineastas pesquisadas no que toca a realização de seus filmes? Como estas cineastas encaram as barreiras impostas ao seu trabalho e o desejo por produzir uma obra que sobreviva ao tempo? À luz de diferentes conceitos no âmbito da Teoria do Cinema e dos Estudos de Gênero buscamos compreender quais aspectos e impasses contribuem para a desigualdade de gênero na indústria do cinema brasileiro. As implicações do poder nas relações sociais na sociedade capitalista e os conceitos evidenciados nos estudos de Saffioti (1987), J. Butler (2003), Foucault (1988) e Bourdieu (1998) são relacionados na análise, com enfoque para as questões que transitam pela produção cinematográfica e as formas de enfrentamento ao machismo e à discriminação de gênero relacionadas ao trabalho das cineastas objeto desta tese. Por meio da análise e interpretação dos filmes, especificamente de longa-metragem de ficção protagonizados por mulheres na última década (2010-2020), e das entrevistas com as cineastas, a tese expõe questões emergentes sobre a realização de filmes por mulheres no contexto contemporâneo. A pesquisa resultou na confirmação da hipótese sobre as vertentes que contribuem para a desigualdade de gênero no cinema e dificultam uma maior produção de filmes dirigidos por cineastas mulheres. Por conseguinte, os resultados validaram a tese de que as cineastas brasileiras produzem um cinema contemporâneo marcado pela valorização do protagonismo de mulheres, com a prevalência de temas e abordagens políticas diretas e indiretas, destacando-se dessa atuação, escolhas afirmativas (temáticas, linguagem e narrativa) que evidenciam o combate ao sexismo e também ao racismo presentes no cinema brasileiro.Tese Das raízes de Poço Limpo a Ielmo Marinho: representações identitárias do ielmomarinhense a partir dos discursos midiáticos presentes no YouTube(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-07-02) Fernandes, Gustavo dos Santos; Sousa, Jorge Pedro de; Kneipp, Valquiria Aparecida Passos; https://orcid.org/0000-0001-5522-6961; http://lattes.cnpq.br/6752069973644466; https://orcid.org/0000-0002-5727-7065; http://lattes.cnpq.br/2948058968555839; Nobre, Itamar de Morais; Gomes, Marcelo Bolshaw; https://orcid.org/0000-0002-8227-3672; http://lattes.cnpq.br/4277715352803619; Lima, Maria Erica de OliveiraAo refletir sobre as mídias contemporâneas e sua facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, observa-se que existe a possibilidade desse fluxo estar influenciando a representação identitária local, em especial a identidade do município de Ielmo Marinho no Rio Grande do Norte. Assim, existe nesse intercurso uma importante lacuna para investigação, no que diz respeito a identificação e construção da identidade do ielmomarinhense. Nesse sentido, ao constatar a acessibilidade e a expansão do YouTube, como uma mídia alternativa, bem como as escassas informações e pesquisas pertinentes ao município de Ielmo Marinho, verificou-se a relevância de investigar a possível relação entre os discursos midiáticos no YouTube e as representações identitárias desse município. Dessa forma, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo geral perceber e descrever as representações identitárias do ielmomarinhense, conforme estão plasmadas nos discursos midiáticos por meio do YouTube (envolvidos no ciberespaço), que estamparam o espaço social do município entre os anos de 2009 a 2018. Com o intuito de auxiliar no alcance desse objetivo central, autores como Hall (2011); Silva (2014); Woodward (2014); Chartier (1990; 1991); Canclini (1998; 2008); Castells (1999a) e Pollak (1992) foram os balizadores teóricos desse estudo, para as discussões em termos de identidade, diferença e representação, enquanto que para os apontamentos acerca das investigações midiáticas no YouTube e as noções conceituais do ciberespaço, tomou-se como base Gibson (1984), Lévy (1996; 2000), Lemos (2002; 2009; 2015), Castells (1999b; 2003), Burgess e Green (2009). Como estratégia para desenhar o percurso metodológico, este estudo, diante dos seus objetivos propostos se classifica como uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo, pautada na abordagem qualitativa, sob o suporte do viés quantitativo. Para organização e posterior análise dos materiais, o estudo norteou-se a partir de dois procedimentos técnicos distintos, inicialmente utilizouse o método histórico e etnográfico, para a reconstrução da história de Ielmo Marinho, em que foram realizados estudos a partir dos documentos que retratam a história do município a luz de Santos (2015) e Fernandes (2013; 2018). Em um segundo momento, como auxílio a identificação do objeto de estudo, que foram os discursos midiáticos presentes no YouTube, utilizou-se a etnografia virtual (on-line) em congruência com estudos estatísticos. Com isso, a pesquisa obteve como corpus de análise uma amostra de 163 vídeos publicados no YouTube entre 2009 e 2018. Os materiais apreendidos foram analisados e interpretados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Nesse sentido, com relação aos resultados encontrados, observou-se que no município de Ielmo Marinho habitam tantas representações identitárias no que se convencionou de identidade ielmomarinhense que por vários motivos ela não é construída a partir de um discurso homogêneo, caracterizando-a como uma identidade híbrida. A mesma é caracterizada por elementos que se associam as características rurais do município, suas festividades religiosas, a economia local voltada ao abacaxi e o envolvimento de agentes públicos em casos de corrupção. Sendo assim, este estudo identificou que os discursos midiáticos presentes no YouTube podem sim participar da configuração do espaço social, atribuindo valores e criando sentido para a representação identitária do ielmomarinhense.Tese Reconstruções de si na cultura do algoritmo do Facebook(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-09) Moraes, Cândida Maria Nobre de Almeida; Coelho, Maria das Graças Galvão Pinto; https://orcid.org/0000-0001-5160-5921; http://lattes.cnpq.br/8504051441617576; Oliveira, Bernardina Maria Juvenal Freire de; Paiva, Cláudio Cardoso de; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-7569-6127; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Veloso, Maria do Socorro Furtado; http://lattes.cnpq.br/8254589050604215As memórias, as lembranças, os esquecimentos, apagamentos e silenciamentos têm sido dos elementos centrais das vivências, impasses do campo digital, e, por conseguinte, da investigação e dos debates científicos. No âmbito do indivíduo e de sua autonomia para a produção de escritas e reescritas de si, discute-se o entrelaçamento das memórias pessoais e sociais (VAN DIJCK, 2007) em um contexto de ampla presença e participação dos artefatos midiáticos que consolidam a emergência de uma subjetividade cada vez mais híbrida. Isto significa que as memórias, que antes resultavam da articulação da própria reconstrução que se faz de si somada a dos nós de contato da rede social e dos arquivos de registros como fotos, cartas, bilhetes, vídeos ou áudios, no digital, contam agora com a presença de diversos elementos e objetos, físicos e/ou simbólicos, que compõem os sistemas da denominada cultura algorítmica (STRIPHAS, 2015). Partiu-se da análise de que estes são o resultado de um modelo econômico, político e social que especializou uma parte de suas tecnologias para o desenvolvimento de uma leitura, ordenamento, análise e, por conseguinte predição cada vez mais precisos e individualizados por meio dos mecanismos matemáticos cujas plataformas de redes sociais são apenas uma de suas faces (ZUBOFF, 2020; SILVEIRA, 2017; BRUNO, 2013). Questionou-se como o indivíduo propõe a escrever-se em uma estrutura de mediação alicerçada na cultura do algoritmo e nas lógicas produtivas do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2020) e de que maneira a própria estrutura da plataforma, no caso o Facebook, participa da construção das memórias autobiográficas. Sob o âmbito metodológico, o recorte analisou os produtos disponibilizados pelo Facebook para a organização e gerenciamento das publicações, sejam elas de natureza textual, visual ou audiovisual, bem como a relação que os indivíduos estabelecem com tais possibilidades. Tomando por base a perspectiva das materialidades da comunicação e da mídia, o corpus é constituído das análises [1] da interface, reconhecendo-a como manifestação material do sistema algorítmico (JOHNSON, 2007; VAN DIJCK, 2016), [2] da voz institucional, coletada nos documentos de Termos de uso, somada a publicações do Meta Research acerca dos serviços concernentes às memórias, lembranças e gerenciamento de si e [3] das práticas que os desenvolvem acerca da utilização da plataforma quanto aos modos de reescrita de si, o reconhecimento das publicações como estratégias de interação e a presença do algoritmo na evocação de lembranças. A análise sugeriu que, ainda que não seja exatamente sua função inicial, o Facebook aponta caminhos para o indivíduo escrever-se, organizar e armazenar tanto narrativas quanto acervos próprios de memórias. No entanto, quanto à recuperação, representação, atribuições de sentido, estas parecem aprimorar-se na oferta de sistemas automatizados, não permitindo ao usuário a mesma liberdade que a empresa detém sobre os dados por eles gerados.Tese Narrativas político-poéticas: reflexos sociais e subjetivos da arte urbana na dinâmica da vida cotidiana físico-digital(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-01) Araújo, Dahiana Dos Santos; Hanke, Michael Manfred; 01301750646; http://lattes.cnpq.br/2211623026386163; 66070139372; http://lattes.cnpq.br/7252212741444535; Araújo, Alessandra Oliveira; 96752432368; Rodrigues, Denise Carvalho Dos Santos; 00794300405; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Diógenes, Glória Maria Dos Santos; 11871300363; http://lattes.cnpq.br/0033420815363929; Silva, Josimey Costa Da; 29703107400; http://lattes.cnpq.br/7619869688485452A primeira ideia de cidade presente, feito imagem, em minha memória é a de um traçado concreto que se descobre entre ruas, becos, vielas, esquinas, de muros que protegem e expõem os sujeitos e suas travessias (DE CERTEAU, 1998; FERRARA, 2015). Mas a verdadeira dinâmica hodierna da vida cotidiana nos apresenta, todos os dias, a uma ideia de cidade que, ao invés de avesso daquela outra, é extensão (DI FELICE, 2009; LEMOS, 2009). Ela nutre-se numa dimensão infinita, que vai da urbe às redes sociais digitais, num trajeto chamado, aqui neste trabalho, de "travessia imaginária rua-redes" e que é possibilitada pelo protagonismo que a imagem da arte urbana exerce em nossas mentes, e em tantos dos contextos simbólicos — sociais, culturais, afetivos — que nos rodeiam, ao nos colocar diante de imagens-mensagens aqui definidas como "narrativas político-poéticas" (ARENDT, 2002; BACHELARD, 1978). Diante disso, dialogamos com autores sobre a inserção de painéis de graffiti expostos na rua, considerando a sua extensão físico-digital, a partir de uma discussão envolvendo os sujeitos e as imagens que os afetam dentro de cenários que se fazem espaços de legibilidade urbana e lugares de memória (FLUSSER; 1985; HALBWACHS, 1990; NORA, 1984). Para tanto, por meio de uma perspectiva metodológica etnográfica, guiada por uma descrição densa (GEERTZ, 1978), criamos um caderno de campo para descrever rotas caminhantes por entre expressões artísticas de rua. Desta forma, experimentamos e analisamos 5 paisagens urbanas, na cidade de Fortaleza, onde há muro grafitado, discutindo a relação entre as formas simbólicas presentes nas expressões artísticas e os espaços que se fazem cenários da exposição a céu aberto, mundo afora (DIÓGENES, 2015; CAMPOS, 2007).Tese Comunicadoras indígenas e a de(s)colonização das imagens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-09) Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes; Lacerda, Juciano de Sousa; https://orcid.org/0000-0002-0876-377X; http://lattes.cnpq.br/9310055597414010; https://orcid.org/0000-0002-8977-4357; http://lattes.cnpq.br/2921723507862237; Torre, Alberto Efendy Maldonado Gomez de La; Rodrigues, Denise Carvalho dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-7569-6127; http://lattes.cnpq.br/6812008813378230; Sant'anna, Fernanda Vieira de; Veloso, Maria do Socorro FurtadoA partir de uma mirada descolonial, investigo quais estratégias midiáticocomunicacionais três comunicadoras indígenas brasileiras utilizam para propagar as suas ideias, que imagens elas ativam, e como essas narrativas ajudam a tensionar o imaginário social dominante. Busco, por meio da Catografia (abordagem metodológica elaborada durante a pesquisa de doutoramento inspirada na prática de catadores e coletores negros e indígenas, ribeirinhos e quilombolas), responder como povos que foram destituídos de humanidade e transformados em mercadoria de olhares durante a escravização politizam o olhar para enfrentar as imagens de controle utilizadas para determinar o lugar dos sujeitos racializados na sociedade. A partir de conceitos como concentricidade, círculos comunicacionais, arco comunicacional, reflorestarmentes, de(s)colonização das imagens e imagens de liberdade - elaborados em confluência com os sentidos construídos pelas comunicadoras indígenas Graça Graúna (2012, 2013, 2020), Aline Rochedo Pachamama (2015, 2018, 2021) e Márcia Kambeba (2013, 2020), entre outros autores -, analiso como indivíduos oriundos de grupos sociais colonizados se apropriam das mídias para responder às violações decorrentes do racismo estrutural através da propagação de imagens que visam liberar o nosso olhar da dependência de modelos, enquadramentos e categorias do pensamento moderno colonial (que se supõe universal, por não se racializar). Aponto que, ao reivindicar a liberdade de escolher como querem ser vistos, os sujeitos racializados buscam se autodefinir a partir de um ponto de vista que difere da perspectiva adotada pela hegemonia racial para determinar, simbolicamente, os lugares sociais subalternizados destinados a negros e indígenas. Por meio de suas palavras-flecha, comunicadores indígenas têm buscado atingir diferentes público-alvo na tentativa de descontruir as imagens racistas e imperialistas propagadas a respeito dos povos originários, retratados pela mídia de massa como indivíduos que devem ser mantidos sob tutela e vigilância do Estado Nacional. Neste exercício, tensionam a visada da racionalidade moderna ocidental, apontando os seus limites e buscando ir além de suas fronteiras a partir da proposição de outras imagens além das disseminadas pelos meios de informação social a serviço dos oligopólios midiáticos.
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