CCHLA - TCC - Filosofia (bacharelado)
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TCC O amor em Santo Agostinho: vontade que move a busca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-11-05) Nascimento, Evalto Pereira do; Coelho, José RamosA presente monografia surgiu a partir de uma tentativa de amenizar o problema existencial da infelicidade. Como o amor pode tornar as pessoas mais felizes? Optou-se em examinar a solução apresentada por Santo Agostinho sobre o problema, enfocando a exposição minuciosa realizada por Étienne Gilson, o seu grande comentador. Das análises preliminares acerca do tema, resultou que o amor é a vontade que move a busca da felicidade. Daí surgiram três questionamentos: O que é o amor? Qual a sua fonte verdadeira? Será que amamos o que deve ser amado? Do resultado da pesquisa, conclui-se que o homem deve esforçar-se no sentido de subsidiar a alma a tomar a decisão correta, para poder encontrar o seu lugar na natureza, acima do que deve dominar e abaixo do que deve submeter-se, e assim encontrar a felicidade.TCC A sociabilidade insociável na filosofia política de Kant(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Rocha, Ida Carmen de Lima; Klein, Joel Thiago; Klein, Joel Thiago; Dias, Maria Cristina Longo Cardoso; Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz deO presente trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo compreender o significado do antagonismo social para a filosofia kantiana. Nesse sentido, é importante observar e analisar o conceito empregado por Kant para a tendência humana da sociabilidade insociável, assim como seus aspectos no estado de natureza entre homens e Estados, além do seu reflexo num estado civil – configurado a partir da instituição da lei pública. Segundo o filósofo, a sociabilidade insociável é a propensão do homem para a sociabilidade – o convívio entre os indivíduos da espécie –, enquanto que a insociabilidade corresponde à força da resistência dos indivíduos entre si, ao motor do progresso, uma vez que agindo por forças antissociais, que criam ambição, tirania e ganância, impedem que o germe do progresso dormite. A insociabilidade enquanto força propulsora de um desenvolvimento cultural pode ser entendida como uma paixão ou como uma inclinação, entretanto, só se legitima um progresso moral da espécie quando é compreendida como uma inclinação.TCC A liberdade na crítica da razão pura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Silva, Hortênsia Teresa Tomaz da; Klein, Joel Thiago; Klein, Joel Thiago; Nahra, Cinara Maria Leite; Dias, Maria Cristina Longo CardosoA liberdade na Crítica da Razão Pura divide-se principalmente em duas noções: Liberdade Transcendental e Liberdade Prática. O objetivo deste trabalho será, portanto, o de investigar ambas as noções no contexto da Crítica da Razão Pura. Para este fim, o seguinte caminho será seguido: Liberdade na Dialética; Liberdade no Cânon e, por último, a solução dada por Kant à terceira antinomia.TCC A virtude da amizade na ética aristotélica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Alves, Francisca Gomes; Silva, Markus Figueira da; Silva, Markus Figueira da; Nahra, Cinara Maria Leite; Silva, Sérgio Eduardo Lima daA principal finalidade deste trabalho consiste em fazer-se uma abordagem acerca da amizade, tendo-se como referência o pensamento aristotélico expresso nos livros II e VIII da Ética a Nicômaco, por tratarem das virtudes e destas como forma de felicidade tida como o sumo bem. As opiniões aristotélicas sobre a ética correspondem à predominância do pensamento grego dos homens educados de sua época. Na “Ética a Nicômaco”, Aristóteles estabelece uma sistematização principiológica que deve nortear a regulamentação da conduta humana para o bem. Este bem, embora tendo muitas definições como o próprio Ser, é visto como felicidade, sendo uma atividade prazerosa da alma. Na definição de virtude, Aristóteles a distingue como sendo de duas espécies: a intelectual, resultante do ensino, e a moral, resultante do hábito. A partir de tal definição Aristóteles chega à doutrina do justo meio termo que medeia as virtudes entre dois extremos: o excesso e a deficiência, sendo ambas tidas como vícios. A ética aristotélica corresponde à convencionalmente aceita em sua época, portanto diferenciando-se da atualidade. Em relação à amizade Aristóteles opta por entender não existir uma única forma de amizade, as quais se constituem em diversos gêneros e vários significados os quais são diferentes entre si mesmos, porem relacionados de qualquer modo ao bem; principio este que origina a amizade segundo a virtude. Por fim, tem-se que a philia aristotélica apresenta-se como tendo duas dimensões que tem finalidade própria. Uma delas como parte integrante das virtudes éticas que tem como objetivo a perfeição de uma vida prática, ou seja uma vida que propicie o bem viver; a outra que tem por finalidade a perfeição da vida teorética em que consiste a verdadeira felicidade. Desse modo entende-se ser a philia um bem, tanto para a vida prática como para a vida contemplativa o que se torna possível ou mais facilitador pela existência de amigos.TCC Autonomia e movimento operário em Cornelius Castoriadis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-01-27) Marques, Alfran Marcos Borges; Dela-Sávia, Sérgio Luís RizzoA pesquisa consiste em apresentar as noções conceituais e argumentos mais importantes para Cornelius Castoriadis que permitam elucidar o papel da ação política operária na busca pela autonomia coletiva e individual. A partir da delimitação históricoconceitual da reflexão filosófica sobre o desenvolvimento do movimento operário, demonstram-se as principais críticas de Castoriadis dirigidas ao gerenciamento científico da produção, às tendências burocráticas da sociedade contemporânea e à alienação promovida pela ideologia capitalista. Para tanto, é essencial compreender as categorias usadas em todo o seu percurso filosófico: luta implícita, luta explícita, organização operária e contradição fundamental do capitalismo. A relação entre movimento operário e projeto de autonomia torna-se de máxima importância para Castoriadis, o que exige repensar a participação política a partir de uma perspectiva substancial, ou seja, por meio da radicalização profunda da própria noção de democracia. Em suma, o presente estudo procura analisar a autonomia operária em Castoriadis reconstruindo o percurso histórico que o levou do marxismo às noções de autonomia e imaginário social radical e, em seguida, como essa teoria social defende a conquista do autogoverno coletivo e popular. Este debate propõe elucidar os fenômenos que encarnam a heteronomia e a administração burocrática da sociedade: o marxismo ortodoxo e o capitalismo. Diante das sombras deixadas pelo declínio da teoria socialista e da alienação cada vez mais brutal do capitalismo, pensar a autonomia de forma radical é o único modo de viabilizar a ação consciente, lúcida e criativa. Somente assim a auto-instituição da sociedade apresentar-se-ia explicitamente aos olhos dos indivíduos tornando-os portadores da responsabilidade de edificar a organização coletiva. Esta capacidade de julgar as significações e a instituição social em sua totalidade implica um tipo inédito de ser social e histórico.TCC O significado da moral para Mill(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-20) Monteiro, Liliane de Sousa; Dias, Maria Cristina Longo Cardoso; Dias, Maria Cristina Longo Cardoso; Nahra, Cinara Maria Leite; Silva, Markus Figueira daEste trabalho tem por objetivo explicitar o conceito de moral para Mill. Para que essa noção seja compreendida torna-se necessário que se entenda a natureza humana descrita pelo autor, pois é essa natureza que fundamenta sua definição ética. A natureza humana do indivíduo, para Mill, compreende um elemento central que é a busca dos prazeres e fuga das dores, noção também denominada de tese hedonista. Essa tese é verificada empiricamente, assim como outros componentes dos indivíduos como a capacidade que os mesmos têm de experimentar prazeres de qualidade superior, a capacidade que possuem de agir por hábito e de se desenvolverem qualitativamente ao longo do tempo. Será possível observar que a natureza dos indivíduos para além da tese hedonista, para Mill, possuem mais elementos que propiciam a elaboração de princípios secundários da moral.TCC O que é a retórica no Fedro de Platão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-20) Almeida, Eritia Costa de; Silva, Markus Figueira da; Silva, Markus Figueira da; Bulhões, Fernanda Machado de; Silva, Sérgio Eduardo Lima daO presente trabalho trata de analisar o tema principal do diálogo Fedro, de Platão, que é a retórica. Por sua vez, trata da noção de persuasão, da utilização dos sentimentos como mecanismo de sedução do ouvinte, a busca da verdade através da dialética e da técnica da hermenêutica. Assim, demostra que a retórica não possui o fim último de apenas entrelaçar palavras bonitas em público, mas suas peculiaridades que vão desde o bem falar, no seu papel comunicativo, até ser ferramenta fundamental na sociedade seja atual ou na Grécia antiga. Apresenta-se inicialmente uma visão histórica sobre o caminho da retórica, citando filósofos gregos e suas visões sobre este tema; posteriormente, a melhor construção do bom entendimento e convencimento do ouvinte, a passagem pela “erística” até a dialética, e as necessidades da retórica como técnica jurídica para melhor exposição na defesa e construção do Direito.TCC O esclarecimento antigo e moderno(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-07-20) Macedo, Ulyscley de Sousa; Klein, Joel Thiago; Klein, Joel Thiago; Consani, Cristina Foroni; Nahra, Cinara Maria LeitePropõe-se neste trabalho a análise da busca pelo conhecimento em dois momentos específicos da história e pela visão de dois filósofos de relevante importância. Primeiro a filosofia de Platão, com toda sua dialética em torno do “Mito da Caverna” no Livro VII de A República de Platão e depois as reflexões de Immanuel Kant contida no opúsculo Resposta à Pergunta: o que é Esclarecimento? Destaque para a inquietação individual na busca do conhecimento, próprio do ser humano, representado tanto com relação a saída caverna quanto na busca pelo esclarecimento, onde ambas situações remetem a necessidade de se buscar o entendimento da situação atual de cada indivíduo afim de, a partir de reflexões particulares, seja possível empreender melhorias na sociedade. Por fim, uma comparação entre as ideias dos pensadores e uma contemporização aos dias atuais. O método utilizado se baseia em uma pesquisa histórico-bibliográfica, onde por meio de análise das obras relacionadas dos referidos filósofos cuja relevância aponta para o movimento individual de se buscar a emancipação do pensamento por cada um e consequentemente constituir uma sociedade mais justa.TCC O banquete dos marginalizados: Reflexões sobre a dependência intelectual brasileira e o advento da antropofagia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-05) Aldeci, Ana Carolina Matias Costa; Macedo, Monalisa Carrilho de; Macedo, Monalisa Carrilho de; Nahra, Cinara Maria Leite; Silva, Markus Figueira daO presente trabalho empreende uma reflexão acerca da dependência intelectual brasileira e da esterilidade das produções filosóficas realizadas no país, à luz do conceito da “antropofagia”, apresentado por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago de 1926, que propõe a assimilação das alteridades como urgência metodológica e existencial para o pensamento. Só então pensaremos o Brasil, os brasileiros, e a filosofia sem que isso implique em uma sujeição ou em uma negação do Outro, nem que recaia na busca por uma essência da “brasilidade” ou na produção de identidades estanques, que delimitam e imobilizam os nossos horizontes de possibilidade. O que é colocado em jogo é a necessidade da manutenção de uma interação e, ao passo, uma condição de estranhamento diante dos espaços e das imagens consensuais e cotidianas, a fim de que assim, a filosofia seja conduzida ao seu limite, não para se superar, mas para superar o próprio "limite" que baliza as fronteiras do pensamento, do não-pensamento e de Outro pensamento.TCC Leo Strauss, exoterismo e escrita entre linhas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-05-30) Souza, Roberto Solino de; Erickson, Glenn Walter; Erickson, Glenn Walter; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Lima, Jorge dos SantosEste trabalho apresenta a sugestão de Leo Strauss de que os grandes escritores do passado fizeram uso de uma técnica peculiar, que ele denomina metaforicamente de “escrita entre linhas”, visando defender suas ideias heterodoxas da perseguição política, enquanto expressam abertamente ideias conformadas às opiniões amplamente aceitas na sociedade. Objetiva examinar de que se trata essa técnica, o seu método de escrita e leitura e sua validade para o estudo daqueles escritores. Parte da exposição que Strauss faz de sua sugestão e a confronta com algumas das objeções que a mesma recebeu. Considera ao final que a escrita entre linhas é um método válido e interessante para o estudo da história da filosofia enquanto disciplina filosófica.TCC A filosofia do Jardim(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-16) Dias, Josemara Aurélio Félix Ferreira; Silva, Markus Figueira da; Silva, Markus Figueira da; Bulhões, Fernanda Machado de; Dela-Sávia, Sérgio Luís RizzoO objeto de estudo desse trabalho é o pensamento do mestre do jardim, filósofo do período antigo, Epicuro de Samos, acerca do exercício ético para a prática da vida feliz. Ética voltada para o estudo acerca do prazer como bem final. Seu modo de reflexão se mantém atual a medida que investigamos sobre o foco principal que tem como objetivo central o estudo acerca dos fenomenos da natureza e a physiología por ele apresentada como o exercício prático para fundamentar sua ética em favor da investigação da natureza e consequentemnte da vida feliz. O objetivo é mostrar qual a finalidade do prazer epicureio e os meios necessários para alcançá-lo, para atingirr o equilíbrio e manter a mente livre de medos e pertubações infelizes. Para tal, precisaremos esclarecer os principais conceitos abordados por Epicuro afim de elucidá-los, disso se faz necessário a explicação dos conceitos de logismós, phrónesis, ataraxia e aponia como base para a compreensão de seu pensamento. Para o levantamento de dados sobre o que pretende aqui ser esclarecido, utilizaremos os principais textos dispóniveis e referências bibliográficas que possa clarear nossa mente sobre o assunto já citado em questão.TCC Um estudo sobre as figuras silogisticas de Aristóteles e os diagramas de Venn(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-24) Sousa, Márcia Solanya da Silva Freire de; Vaz, Bruno Rafaelo Lopes; Vaz , Bruno Rafaelo Lopes; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Gorsky, Samir BezerraO presente trabalho é uma breve exposição sobre a silogística de Aristóteles e sua interseção com os diagramas de Venn. Pretende-se mostrar como o método diagramático pode ser visto como uma ferramenta para que o assunto se torne mais facilmente compreendido. Esse trabalho pretende apresentar as semelhanças e diferenças entre o modo tradicional de se estudar a silogística, e o método diagramático, enfatizando este último no que diz respeito à facilidade para o teste de validade de silogismos, bem como para a compreensão de alguns dos princípios da teoria silogísticaTCC A ética da responsabilidade e a questão da finitude humana(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-12-04) Cruz, Everton Lima da; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Nahra, Cinara Maria Leite; Pellejero, Eduardo AnibalO presente trabalho discute a questão da finitude humana sob a ótica da filosofia ética de Hans Jonas. Discorre sobre a questão da técnica, tomada como marco da insuficiência da ética tradicional e como ponto de partida para a elaboração de um novo acervo teórico capaz de lidar com as dificuldades trazidas pelo desenvolvimento tecnológico. Compara a moral fundada na responsabilidade para com as gerações posteriores com as concepções tradicionais, sobretudo a kantiana, objetivando distinguir até que ponto a ética jonasiana as substitui ou complementa. Investiga os fundamentos metafísicos da ética da responsabilidade e as soluções apresentadas para a questão da compulsoriedade da preservação do homem. Desenvolve a concepção de vida humana legítima, sistematizando alguns dos seus aspectos. Discute o problema da finitude humana e da moralidade da busca pelo prolongamento indefinido da vida, contrastando os argumentos propostos por Jonas favoráveis a que a existência orgânica tenha um termo com as principais objeções formuladas pelos seus críticos. Pondera a questão sob o ponto de vista cultural e evolutivo, visando a determinar até que ponto a relação do homem com a técnica não seria uma marca do processo evolutivo humano.TCC A pertinência da crítica de Bertrand Russell ao conceito de tempo desenvolvido por Santo Agostinho em Confissões(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Ferreira, Gustavo Henrique Araújo; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Vaz, Bruno Rafaelo Lopes; Alves, Daniel Durante PereiraO presente estudo tem por escopo avaliar a pertinência da crítica formulada por Bertrand Russell à ideia de tempo desenvolvida por Agostinho no Livro XI de Confissões. Essa crítica está contida nas obras Conhecimento Humano: seu escopo e seus limites, História da Filosofia Ocidental e História do Pensamento Ocidental. Na primeira delas, além da discórdia, Russell traz suas próprias teorias sobre o tempo, afirmando que Agostinho teria falhado por negligenciar essas outras concepções e ter, com efeito, reduzido o conceito de tempo a um subjetivismo excessivo. Tendo como móbil essa censura, delineou-se sucintamente o itinerário filosófico traçado por Bertrand Russell, no que diz respeito à problemática suscitada, no fito de entender um pouco o que sua filosofia desenvolveu sobre o tema. Outrossim, tentamos buscar os elementos que o motivaram a desaprovar o conteúdo construído pelo bispo de Hipona e discutir quais ideias ele quis fazer prevalecer em resposta àquilo que considerou como insuficiente. Essa contextualização permite melhor entendimento sobre a dissonância destacada posteriormente. A pesquisa monográfica, com efeito, centra-se no alvo da crítica, aponta as dificuldades observadas por Santo Agostinho quando perscrutou a difícil questão, e traz evidências de existir, no Livro XI das Confissões, mais de uma concepção de tempo. Logo, havendo uma análise não diagnostica ou considerada, o erro apontado por Bertrand Russell não se mostrará pertinente.TCC A liberdade religiosa: considerações acerca da tolerância em John Locke e Voltaire(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-12-17) Pantaleão Filho, Cleanto Alves; Silva, Sérgio Eduardo Lima da; Nahra, Cinara Maria Leite; Caux, Luiz Philipe Rolla deAcreditou-se, durante muito tempo, que a paz social dependia da existência de uma doutrina religiosa exclusiva e abrangente (RAWLS, 2011, p. XXVII). Do século XVII em diante, porém, essa ideia foi sendo abandonada e autores como John Locke e Voltaire passaram a criticar a confusão entre política e religião, defendendo uma postura bem mais tolerante em relação às várias atitudes e crenças religiosas, ainda que de grupos considerados minoritários na sociedade. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar as ideais defendidas nas obras Carta sobre a tolerância e Tratado sobre a tolerância, escritas, respectivamente, por Locke e por Voltaire, discorrendo, além disso, acerca da separação entre o Estado e a Igreja e a questão da moralidade, temas relevantes para uma exata compreensão do problema na atualidade. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e documental, através de livros, monografias e dissertações, procurando investigar o pensamento desses autores e o contexto histórico da época em que eles viveram, identificando os avanços e retrocessos na afirmação da tolerância e da liberdade religiosa.TCC Ecos coloniais: decolonização e Necropolítica no pensamento de Achille Mbembe(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Romão Junior, Antonio José; Biela, JaimePartindo de uma curiosidade para melhor compreender a cultura da qual pertenço, me pus a investigar a história da América Latina, com um foco no processo colonizatório que segue até os dias atuais. Compreendendo que esse é um projeto visceral, é possível até hoje perceber seus efeitos em diversos âmbitos do dia a dia, como na política ou na religião. Para este estudo, percorri as obras de autores de outros lugares, mas que também foram alvos desse processo, como o africano Achille Mbembe que cunhou o termo necropolítica para dar cabo de explicar as formas atuais de se fazer política; indígenas brasileiros e outros intelectuais latinos, em busca de uma narrativa dos povos que tiveram suas falas sufocadas e suas histórias contadas por terceiros. Diante desse terrível panorama, a ideia é a superação dessa necropolítica para uma nova forma de política, sem etnocentrismo, mas sim, uma elevação coletiva em humanidade, ajudando a pensar novos caminhos, novas formas de estar no mundo e se relacionar com o Outro.TCC “Amante da utopia, partidário do possível”: introdução ao pensamento de Henri Lefebvre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-28) Matias, Keidy Narelly Costa; Biella, Jaime; Dias, Maria Cristina Longo Cardoso; Borges, Amadja HenriqueEste texto monográfico tem como objetivo apresentar ao público brasileiro um estudo introdutório ao pensamento espacial do filósofo francês Henri Lefebvre. Este filósofo possui uma extensa obra, que engloba variados temas contemplados pela Filosofia e, aqui, iremos nos pautar, notadamente, em sua tríade dialética sobre o conceito de espaço, esquematizando suas categorias conceituais e discutindo-as quando oportuno. Assim, os conceitos de espaço absoluto, espaço abstrato e espaço diferencial serão sumariamente apresentados, acompanhados de seus respectivos pares dialéticos. Todos os espaços carregam subjacentes possibilidades de transformação do mundo, de uma utopia do possível. E todos os espaços se desvelam como palcos de lutas na medida em que a busca pela apropriação de direitos se apresenta como um desafio diário na teoria lefebvriana. Esperamos, assim, fomentar à reflexão do leitor sobre a nossa atuação no mundo, os vaivéns da vida, as contradições, as lutas por direitos, as revoluções, as tomadas de poder, as urgências, os gritos e os silêncios tão necessários em nosso mundo.TCC Fundamentos Histórico-Conceituais da Necessidade Analítica e a Sétima Tese de Mário Ferreira dos Santos na Filosofia Concreta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-05-06) Espínola, Eli Queiroz; Gorsky, Samir Bezerra; Vaz, Bruno Rafaelo Lopes; Silva, Sérgio Eduardo Lima daO presente trabalho se propõe a investigar, a princípio, os fundamentos da necessidade analítica, tanto numa perspectiva histórica, quanto conceitual. A pesquisa levará em consideração o debate associado ao problema do significado e da definição na história da lógica e da tradição analítica, particularmente, no que se refere aos enunciados analíticos. Um levantamento dos grandes proponentes e críticos dos enunciados analíticos será parte desta pesquisa. O caráter de necessidade, ou o modo de verdade de tais enunciados consiste apenas se o significado é o caso, de maneira que negá-los implica autocontradição. Secundariamente, como estudo de caso, visa inquirir, à luz da necessidade analítica, a sétima tese da recente edição crítica, publicada em volume único, da Filosofia Concreta, qual seja, “O Nada absoluto é a contradição de ‘alguma coisa há’”, de autoria do filósofo brasileiro Mário Ferreira dos Santos (1907-1968). Aqui, a definição kantiana de analiticidade será o critério para avaliar a sétima tese como proposição analítica. Também a preferência de Tugendhat pelo uso da necessidade analítica porque está fundamentada no princípio da não contradição.TCC A dialética autor-leitor a partir da noção de liberdade em Sartre(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-09) Gomes, Jefferson Silva; Pellejero, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/1224372202417906; http://lattes.cnpq.br/6740299457605811; Durante, Daniel; http://lattes.cnpq.br/0105245515649663; Barbosa, JeffersonJean-Paul Sartre é considerado um dos maiores filósofos do século XX. Sua concepção da liberdade e do engajamento tiveram grande influência sobre o pensamento contemporâneo. Uma vez que, para Sartre, a literatura possui um papel fundamental na construção da sociedade e que a relação entre o escritor e o leitor se mostra fundamental para o filósofo, o objetivo deste trabalho é compreender como o conceito de liberdade contribui para a dialética autor-leitor. Para isso, a pesquisa investiga os conceitos de liberdade e de literatura, para depois analisar a relação entre o autor e o leitor, identificando o papel da liberdade na construção de uma obra literária.TCC De fenômeno para conceito: a "Virada Mental" em Wittgenstein(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-10-04) Oliveira, Davi José Paiva de; Alves, Daniel Durante Pereira; http://lattes.cnpq.br/0105245515649663; http://lattes.cnpq.br/2848486413709956; Biella, Jaime; http://lattes.cnpq.br/7877908085538124; Ciccarelli, Vincenzo; http://lattes.cnpq.br/7888576302590949Em 1953 - dois anos após a morte de Ludwig Wittgenstein - é publicada a obra Investigações Filosóficas, um texto que se tornaria o marco não só de um momento tardio do pensamento do escritor vienense, como também de todo um evento que na história da filosofia ficou conhecido como "virada pragmatista". Nesta obra, Wittgenstein aborda diversas temáticas filosóficas sob um novo prisma de análise - o da linguagem e seus múltiplos contextos de uso -, o que permitiu uma reinterpretação de várias questões, dentre elas as que se referiam a "mente" e todas as consequências discursivas da maneira que concebemos tal entidade filosófica. Por meio da análise das Investigações, algumas passagens de outros textos tardios e materiais complementares, tentaremos nesta monografia traçar uma linha de desenvolvimento de como foram abordadas as reflexões referentes ao conceito de "mente" na filosofia tardia de Wittgenstein, bem como teorizar sobre os possíveis novos horizontes que essa nova forma de tratar o discurso sobre um "mundo interno" pode nos legar.